Pular para o conteúdo principal

JUNHO VERMELHO E AMARELO MOBILIZA PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE LAVRAS



Na tarde desta terça-feira, dia 13 de junho, o Auditório do Centro Universitário de Lavras (Unilavras) sediou uma palestra sobre a Campanha Junho Vermelho e Amarelo. A ação busca a conscientização da importância da doação de sangue e médula óssea, que é o tema desta campanha.  

Estiveram presentes professores universitários, coordenação e alunos do curso de Enfermagem do Unilavras, além de servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Lavras. Por meio deste evento, os profissionais da rede municipal de Saúde puderem se capacitar e receber instruções para orientação e incentivo a doação.

Durante palestra, o professor Marcelo Augusto Araújo Assunção, hematologista e professor do Departamento de Ciências da Saúde (DSA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), explicou sobre os procedimentos para doação e coleta. O professor também respondeu perguntas e tirou dúvidas dos presentes.

Campanha Junho Vermelho e Amarelo
Em Lavras, o Junho Vermelho e Amarelo se tornou realidade por meio do projeto de lei (PL) criado pelo vereador Antônio Claret dos Santos (Coronel Claret) em parceria à época da proposição com a então vereadora Cristiane Costa. 

Com a aprovação pela Câmara Municipal, se tornou o PL se transformou n Lei Municipal 4473/18, apelidada de "Lei Miguel". A Lei Miguel tem sido responsável por ajudar dezenas de pessoas que precisam de doação de sangue ou medula óssea. 

Nos últimos 5 anos, em parceria com importantes instituições da cidade, como a Secretaria Municipal de Saúde, Unilavras, UFLA, Tiro de Guerra, Polícia Militar e, principalmente com os profissionais do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), localizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), diversas ações foram realizadas na cidade, como audiências públicas, palestras, eventos na Praça Augusto Silva e na Câmara Municipal.

De acordo com o vereador Coronel Claret, a Lei Miguel veio fortalecer o trabalho de incentivo a doação de sangue e também de medula óssea no âmbito do município de Lavras, proporcionando oportunidade de melhoria na saúde de muitas pessoas. O parlamentar destacou também a importância da solidariedade para o fortalecimento desta ação.

Lei Miguel 
Miguel era um menino maravilhoso, vítima de leucemia, que recebe o nome desta lei. Miguel foi amigo e inspiração dos escoteiros João e Maria para criação do projeto “Sou Doador de Vidas”, que foram as iniciativas para Claret e Cristiane Costa, para criação da Lei Miguel. 

Doações
Os interessados em doar medula óssea, é necessário realizar um cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

Para ser doador é necessário:

✅ Apresentar documento oficial com foto e ter entre 18 e 35 anos
✅ Estar em bom estado geral de saúde
✅ Não ter doenças infecciosas ou de sistema imunológico;
✅ Não ter doença neoplásica (câncer) ou hematológica (do sangue);
✅ Apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS);
✅ Fornecer telefones para contatos;
✅ Preencher um formulário com dados pessoais;
✅ Coletar uma amostra de sangue para testes.

Os interessados em doar sangue em Lavras devem seguir as seguintes recomendações:

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto, entre outras recomendações e orientações.

Em Lavras, as coletas de sangue acontecem as terças e quintas-feiras, das 08h às 11h30, no posto localizado na avenida Ernesto Matioli, 8.851 - Santa Efigênia, no prédio da UPA, mediante agendamento. Ele pode ser feito pelo telefone (35) 3694-4145 ou WhatsApp: (35) 9 9709-2056, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/