Pular para o conteúdo principal

JUNHO VERMELHO E AMARELO MOBILIZA PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE LAVRAS



Na tarde desta terça-feira, dia 13 de junho, o Auditório do Centro Universitário de Lavras (Unilavras) sediou uma palestra sobre a Campanha Junho Vermelho e Amarelo. A ação busca a conscientização da importância da doação de sangue e médula óssea, que é o tema desta campanha.  

Estiveram presentes professores universitários, coordenação e alunos do curso de Enfermagem do Unilavras, além de servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Lavras. Por meio deste evento, os profissionais da rede municipal de Saúde puderem se capacitar e receber instruções para orientação e incentivo a doação.

Durante palestra, o professor Marcelo Augusto Araújo Assunção, hematologista e professor do Departamento de Ciências da Saúde (DSA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), explicou sobre os procedimentos para doação e coleta. O professor também respondeu perguntas e tirou dúvidas dos presentes.

Campanha Junho Vermelho e Amarelo
Em Lavras, o Junho Vermelho e Amarelo se tornou realidade por meio do projeto de lei (PL) criado pelo vereador Antônio Claret dos Santos (Coronel Claret) em parceria à época da proposição com a então vereadora Cristiane Costa. 

Com a aprovação pela Câmara Municipal, se tornou o PL se transformou n Lei Municipal 4473/18, apelidada de "Lei Miguel". A Lei Miguel tem sido responsável por ajudar dezenas de pessoas que precisam de doação de sangue ou medula óssea. 

Nos últimos 5 anos, em parceria com importantes instituições da cidade, como a Secretaria Municipal de Saúde, Unilavras, UFLA, Tiro de Guerra, Polícia Militar e, principalmente com os profissionais do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), localizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), diversas ações foram realizadas na cidade, como audiências públicas, palestras, eventos na Praça Augusto Silva e na Câmara Municipal.

De acordo com o vereador Coronel Claret, a Lei Miguel veio fortalecer o trabalho de incentivo a doação de sangue e também de medula óssea no âmbito do município de Lavras, proporcionando oportunidade de melhoria na saúde de muitas pessoas. O parlamentar destacou também a importância da solidariedade para o fortalecimento desta ação.

Lei Miguel 
Miguel era um menino maravilhoso, vítima de leucemia, que recebe o nome desta lei. Miguel foi amigo e inspiração dos escoteiros João e Maria para criação do projeto “Sou Doador de Vidas”, que foram as iniciativas para Claret e Cristiane Costa, para criação da Lei Miguel. 

Doações
Os interessados em doar medula óssea, é necessário realizar um cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

Para ser doador é necessário:

✅ Apresentar documento oficial com foto e ter entre 18 e 35 anos
✅ Estar em bom estado geral de saúde
✅ Não ter doenças infecciosas ou de sistema imunológico;
✅ Não ter doença neoplásica (câncer) ou hematológica (do sangue);
✅ Apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS);
✅ Fornecer telefones para contatos;
✅ Preencher um formulário com dados pessoais;
✅ Coletar uma amostra de sangue para testes.

Os interessados em doar sangue em Lavras devem seguir as seguintes recomendações:

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto, entre outras recomendações e orientações.

Em Lavras, as coletas de sangue acontecem as terças e quintas-feiras, das 08h às 11h30, no posto localizado na avenida Ernesto Matioli, 8.851 - Santa Efigênia, no prédio da UPA, mediante agendamento. Ele pode ser feito pelo telefone (35) 3694-4145 ou WhatsApp: (35) 9 9709-2056, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

AXIA ENERGIA FAZ TESTES DE ROTINA NAS SIRENES DA USINA DE FURNAS

Objetivo é assegurar a plena operação do sistema implantado nos municípios de São José da Barra , São João Batista do Glória e Capitólio O sistema de comunicação e alerta da Usina de Furnas, operada pela AXIA Energia, passará por testes acústicos entre os dias 24 e 26 de fevereiro. A ação ocorre nos municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Capitólio, e conta com o apoio das defesas civis locais. A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento do sistema, garantindo o alcance da comunicação nas comunidades onde os equipamentos estão instalados.    De acordo com o coordenador do PAE pela AXIA Energia, Cristiano Simão , os moradores não devem se preocupar e nem modificar seu cotidiano quando ouvirem as sirenes. “Trata-se somente de um teste. A usina segue em pleno funcionamento, sem qualquer anormalidade em sua operação”, afirma.    O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscal...