Pular para o conteúdo principal

PROCAFÉ REÚNE MAIS DE 2 MIL PESSOAS EM DIAS DE CAMPO DE VARGINHA

Fundação apresentou resultados de pesquisas, teve a presença de lideranças femininas e debateu temas importantes da cafeicultura

O evento “Dias de Campo”, realizado pela Fundação Procafé em Varginha, no Sul de Minas, reuniu mais de 2 mil pessoas, entre cafeicultores, técnicos, agrônomos, pesquisadores, consultores e estudantes da área. Foram dois dias de aprendizado com a apresentação dos resultados das pesquisas realizadas pela Fundação.

Na quarta-feira, 31 de maio, a chuva não impediu que centenas de produtores rurais e convidados comparecessem para o primeiro “Dias de Campo”. A cerimônia de abertura foi conduzida pelo diretor presidente da Fundação Procafé, José Edgard Pinto Paiva. Ele ressaltou a importância do conhecimento e amparo da pesquisa para que os cafeicultores brasileiros tenham condições de tocar seus negócios com sucesso.

“Só o conhecimento nos torna capazes de produzir com mais qualidade e competir com o nosso produto no mercado internacional que vai se tornando cada vez mais exigente e acirrado. Precisamos estar cada vez mais preparados”, salientou.

Também durante a abertura do evento, o presidente do Sistema Fiemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, prometeu que em breve vai acontecer a inauguração, em Varginha, do Centro de Excelência em Cafeicultura e aproveitou para adiantar o convite às autoridades presentes. “O Sistema Fiemg estará sempre alinhado ao café por entendê-lo como produto essencial para Minas e de modo ainda mais particular, para o sul de Minas”.

Já no segundo dia de evento, a abertura foi realizada por lideranças femininas e dois grupos, formados apenas por mulheres, saíram para percorrer as Estações de Demonstração. “Precisamos de mais dias bonitos assim, precisamos desta equidade sadia, desta cadeia de valores que começa a se formar com as mulheres aqui, representando tantas instituições. Mulheres parceiras do negócio café, com sua força, seu trabalho diário, seus cálculos e docilidade. É desta inclusão que estamos falando quando falamos de cafeicultura mais sustentável, abraçada e carregada por todas nós”, enfatizou Miriam Monteiro de Aguiar, presidente do IWCA Brasil, Aliança Internacional das Mulheres do Café.

Várias empresas parceiras estiveram presentes no evento com seus estandes. No primeiro dia, devido à chuva, as Estações de Demonstrações em Campo foram realizadas próximas à ala de expositores, facilitando a participação dos inscritos nas palestras e oficinas. Já no segundo dia, com tempo bom, os inscritos puderam percorrer todas as estações espalhadas pelas lavouras de café e observar os resultados das pesquisas in loco.

Novas variedades de cafeeiros (produtividade, vigor e resistência); impactos da desfolha na produtividade; distribuição dos nutrientes em profundidade, uso de drones em pulverização no controle da ferrugem do cafeeiro, “mãozinhas biônicas” usadas na colheita, técnicas de secagem e armazenamento dos grãos foram os temas apresentados nas oito estações do evento.

O “Dias de Campo” em Varginha foi o terceiro e último de uma série de encontros promovidos pela Fundação Procafé. O primeiro ocorreu no dia 22 de março em Boa Esperança e o segundo no dia 19 de abril em Franca, no interior de São Paulo.

Sobre a Fundação Procafé
Reconhecida por seus trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e difusão de tecnologias cafeeiras, a Fundação Procafé existe há 22 anos e é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse público, instituída por cooperativas agrícolas, cooperativas de crédito, sindicatos e associações. Sua principal finalidade é promover o desenvolvimento da cafeicultura nacional, mantendo-a na liderança mundial do setor cafeeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...