Pular para o conteúdo principal

COPIADORA FECHA ÀS PORTAS E CAUSA "APAGÃO" DE SERVIÇOS DE IMPRESSÃO E XEROX NA UFLA

O contrato acabou e o serviço parou; PROPLAG disse que trabalhava em licitações complexas, mas que não há transtornos

Quem já estudou ou estuda na Universidade Federal de Lavras (UFLA) conhece bem o serviço da copiadora que há anos existe no campus e presta serviço de impressão, xerox, entre outros, no Centro de Convivência da Universidade Federal de Lavras (UFLA), antiga cantina central. São centenas de cópias de livros, artigos, teses, trabalhos e demais serviços gerados ali diariamente para a comunidade acadêmica da instituição.

Porém, após anos de serviços ininterruptos, devido a mais descompasso da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (PROPLAG) no trato com as licitações, contratos e convênios, a comunidade acadêmica da UFLA foi surpreendida com um "apagão" no serviço de copiadora. A empresa que atuava no campus encerrou as atividades, uma vez que a Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão, comandada pelo professor Márcio Machado Ladeira, não realizou previamente uma nova licitação do serviço, gerando um verdadeiro "apagão" de xerox, impressões, entre outros no campus. 

O preço desse descaso e descompasso, foi evidente já no primeiro dia: o serviço foi encerrado e sem nenhum aviso prévio, com a comunidade da UFLA sendo pega de surpresa. De forma paliativa, a PROPLAG remanejou um posto de autoatendimento disponível na Biblioteca Universitária e na gráfica localizada no prédio administrativo, porém o serviço não está dando conta da alta demanda, além da precarização da mão de obra dos servidores da instituição, tendo que se desdobrar em diversas atividades para dar conta desta demanda.

Para piorar a situação, de acordo com estudantes consultados - que é o principal público que utiliza estes serviços - a PROPLAG estabeleceu horários inacessíveis para o acesso desses serviços para os estudantes do período noturno, dificultando a vida deste público, sendo que muitos vêm de cidades vizinhas ou vão do serviço direto para a universidade.

Outro lado
A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com a assessoria de comunicação social da Universidade Federal de Lavras para obter um posicionamento e a versão da instituição sobre o assunto. 

A Coordenadoria de Comunicação da UFLA disse que não houve interesse por parte da copiadora na renovação do contrato. Questionada se houve uma falta de controle por parte da PROPLAG entre o fim do contrato e uma nova licitação, de acordo com a instituição, "a PROPLAG trabalhava, no momento da não renovação do contrato pela empresa, com vários processos licitatórios complexos e necessários ao bom andamento das rotinas na universidade." 

Ainda segundo a UFLA, "a demanda da nova licitação para o serviço em questão foi então imediatamente incluída no planejamento de trabalho da equipe técnica responsável por esses procedimentos, e considerada na escala de prioridades de serviços." 

Sobre os relatos de caos provocado pela falta da copiadora no Centro de Convivência, segundo a assessoria, "o fluxo das atividades está normal, transcorrendo sem registros de transtornos", porém ainda não há a conclusão da nova contratação para retomada dos serviços via terceirização.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...