Pular para o conteúdo principal

COOPERCAM REALIZA 2ª FEIRA DO CAFÉ DE CAMPOS GERAIS

Evento será entre os dias 22 e 24 de agosto

De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, o município de Campos Gerais é o maior produtor de café do Sul de Minas. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-2021) mostram que o município possui 17.750 ha de lavouras de café, que produzem 28.206 t do grão. Esses números apresentam a força da produção cafeeira em Campos Gerais e sua importância econômica para a comunidade.

A importância da produção de café no município, tanto para a economia quanto para a geração de empregos, levou a Coopercam a realizar, em 2022, a Feira do Café de Campos Gerais. “O café é parte integrante da nossa história e do nosso desenvolvimento e, como a Coopercam está intrinsecamente ligada a esse fato, temos a obrigação de valorizar a cultura cafeeira”, explica José Márcio Rocha, presidente da Cooperativa.

A edição 2023 da Feira do Café de Campos Gerais, portanto, já tem data marcada: dias 22, 23 e 24 de agosto. Assim como a primeira edição, irá apresentar ações e atividades tanto para os cafeicultores quanto para a comunidade em geral.

Já está confirmada a participação de várias organizações do setor agro, assim como a parceria de empresas privadas e órgãos públicos municipais e estaduais. Junto à Feira, será realizada a Rodada de Negócios 2023, oportunidade para os cooperados adquirirem máquinas, equipamentos, insumos agrícolas, fertilizantes e outros produtos por meio de atendimento exclusivo e com condições especiais de pagamento, tanto financeira como em barter (troca de café).

Em um estande próprio, o Departamento de Cafés da Coopercam irá fazer a demonstração da qualidade e dos defeitos dos grãos. A Loja da Coopercam também estará presente com alguns dos produtos oferecidos nas lojas, entre eles a linha de vestuário, calçados, utilidades e cosméticos. Palestras com a temática café também estão confirmadas. Entre elas, “Benefícios do Café Para Saúde”, com a nutricionista Adalise Daiany Vieira (22 de agosto, às 15h); “Técnica de Manejo de Solo'', com o engenheiro agrônomo Kleso Franco Junior (22 de agosto, às 15h 30); ''Quem Certifica, Certo Fica'', com o engenheiro agrônomo Marcelo Dias Tardioli (23 de agosto, às 9h) e ‘’Sucessão Familiar Meu Negócio Rural - Desafios na Profissionalização na Empresa Rural”, em parceria com o Sebrae (24 de agosto, às 9h).

As crianças e as mulheres que visitarem a Feira terão dois espaços para entretenimento e beleza. O primeiro é o Espaço Kids, com brinquedos, pintura facial, teatro de fantoches e contação de histórias. O segundo é o Espaço Mulher, um salão para cuidar do cabelo e da autoestima.

Parcerias
Como já comentado, a segunda edição da Feira do Café de Campos Gerais irá contar com parcerias essenciais para a sua realização. Entre elas, a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Educação, Cultura e Turismo; a Sala Mineira do Empreendedor, projeto do Sebrae Minas; a Emater Minas; e o Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Gerais.

Estudantes de todos os cursos da Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais - Facica também irão participar com aferição de pressão, teste de glicemia, orientação de intoxicação, orientação de primeiros socorros, além de diversas orientações aos visitantes e apoio no evento. A Unimed-Três Pontas também estará presente com a disponibilização de uma ambulância de apoio. A alimentação será garantida pela Donna Marmita, que irá oferecer lanches e almoços nos três dias do evento.

A Feira do Café de Campos Gerais 2023 será realizada entre os dias 22 e 24 de agosto, das 8h às 17h, no Parque de Exposições José Júlio Coelho, Campos Gerais/MG. A entrada é gratuita e aberta a cooperados, produtores rurais e comunidade regional.

Serviço
Evento:
Feira do Café de Campos Gerais 2023
Data: 22, 23 e 24 de agosto
Horário: 8h às 17h
Local: Parque de Exposições José Júlio Coelho, Campos Gerais/MG
Mais informações: marketing@coopercam.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...