Pular para o conteúdo principal

I CONGRESSO NACIONAL DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Evento realizado pela Associação Paulista das Defensoras e Defensores acontece nos dias 5 e 6 de setembro

Acontece nos dias 5 e 6 de setembro, no auditório da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, que fica no Memorial da América Latina, o I Congresso Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A data foi escolhida em razão do mês dedicado à luta pela inclusão da pessoa com deficiência, conhecido como setembro verde.

O evento marca, ainda, o lançamento em São Paulo da Campanha Nacional da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep): “Defensoria Pública: em ação pela inclusão”.

Temas atuais importantes serão discutidos em seis mesas de debates, além da abertura: “Protagonismo e Capacidade Jurídica: Apoios e o Desafio da Desproteção”; “Avaliação Biopsicossocial: a criação de um modelo único de avaliação da deficiência no Brasil”; “Apoios para efetivação do direito à educação da pessoa com deficiência”; “Estruturação da rede SUS de atenção aos cuidados das pessoas com deficiência e doenças raras”; “SUAS: A Política Nacional de Cuidados e o cuidar de quem cuida”; “Autonomia, Desinstitucionalização e Moradia para Vida Independente”.

A secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Anna Paula Feminella fará a mediação de uma das mesas de debates que contarão com pessoas relevantes para a construção de políticas públicas relacionadas à temática. Entre as/os participantes das mesas estarão a Secretária Nacional de Cuidados e Família do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Laís Wendel Abramo; a médica Izabel Maior, primeira pessoa com deficiência a comandar a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência; o coordenador geral de doenças raras do Ministério da Saúde, Natan Mossores de Sá; o diretor da SECADI/MEC, professor Décio Guimarães; Luciana Viegas, do movimento Vidas Negras com Deficiência Importam; o pesquisador da Humans Right Watch, Carlos Rios Espinosa; a professora da Universidade de Fortaleza, Joyceane Bezerra; a advogada e representante da Rede-In, Ana Claudia Figueiredo; entre outros.

Defensoras e Defensores Públicos de diversos estados do País participarão das mesas de debates e também da plateia, destacando-se Renata Tibyriçá e Rodrigo Gruppi (São Paulo); Marina Magalhães Lopes e Pedro González (Rio de Janeiro); Luiz Renato Braga Areas Pinheiro (Minas Gerais); Flavia Albaine (Rondônia); a Presidenta da Anadep, Rivana Ricarte; o Presidente da Apadep, Rafael Galati; e a ouvidora-geral da Defensoria Pública de São Paulo, Camila Marques.

As inscrições para participar do Congresso são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://bit.ly/43NPFep

A programação completa pode ser encontrada AQUI


I Congresso Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência
Data:
05 e 06 de setembro de 2023
Local: auditório da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (Memorial da América Latina)
Endereço: Av. Mário de Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda, São Paulo – SP
Horário: das 8h30 às 18 horas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.