Pular para o conteúdo principal

O LED ESTÁ TRANSFORMANDO RIBEIRÃO DAS NEVES

Sustentabilidade ambiental e econômica também devem ser foco do gerenciamento desses resíduos

Desde 2019 a iluminação pública de Ribeirão das Neves está passando por um processo de modernização e ampliação do seu parque. Sob o comando da IP Minas, consórcio formado pelas empresas Quantum e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, as obras têm gerado um impacto positivo na economia local.

E uma das ações para que isso aconteça é através da doação do alumínio presente nas luminárias que são retiradas de circulação. O Brasil produz, a cada ano, cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos, conforme dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). No entanto, apenas cerca de 4% desse total é reutilizado.

É justamente aí que se destaca o trabalho da ‘Logística Reversa’, uma forma de pensar o gerenciamento de resíduos e a reciclagem, com foco em sustentabilidade ambiental e econômica. De acordo com relatório do consórcio, desde o início das operações até agora, já foram destinadas de forma apropriada 35.182 lâmpadas, 29.122 relés, 27.176 reatores, 25.752 luminárias (59.030,85 kg) e 4053 braços (13.235,40 kg).

Além disso, entre outras contribuições estão, por exemplo, a economia gerada pelo uso de lâmpadas LED na iluminação pública e, até mesmo, o incentivo ao comércio local através de um planejamento luminotécnico adequado, que torne regiões da cidade mais atrativas e seguras, independentemente do horário.

O LED é até 80% mais eficiente, possui maior durabilidade, oferece iluminação mais clara e contribui para a redução de emissões de carbono. “Com isso, os cofres públicos economizam cerca de 60% com energia, melhoram a qualidade de iluminação, promovem a sustentabilidade ambiental e valorizam o espaço urbano” destaca Júlio Neves, gerente da IP Minas.

*Soluções oferecidas pela IP Minas em Ribeirão das Neves*

*Modernização das luminárias convencionais por LED;

*Implantação de sistema inteligente de telegestão;

*Criação de um Centro de Controle Operacional (CCO);

*Iluminação de destaque em monumentos históricos e municipais;

*Expansão do sistema de iluminação atual;

*Operação e manutenção durante 30 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.