Pular para o conteúdo principal

CEMIG BENEFICIA HOSPITAIS NO SUL DE MINAS


Centenas de instituições de saúde mineiras estão recebendo, via Projeto Cemig nos Hospitais, a substituição da iluminação antiga pelas atuais lâmpadas de LED e a troca de equipamentos hospitalares de alto consumo energético, como autoclaves, secadoras, calandras e focos cirúrgicos, por outros mais modernos e eficientes.

Além disso, outra iniciativa importante é a instalação de usinas solares fotovoltaicas nas unidades. Essas são algumas das ações realizadas pelo Programa de Eficiência Energética da Cemig (PEE), que está beneficiando mais de 350 instituições de saúde públicas e filantrópicas, em diferentes regiões de Minas Gerais, desde o ano passado.

No Sul de Minas, 68 hospitais, em 62 municípios da região, já foram beneficiados pelo projeto com a troca de equipamentos. Os investimentos realizados pela Cemig nestes hospitais ultrapassaram R$ 6 milhões.

O Hospital Bom Pastor, em Varginha, foi beneficiado com novos focos cirúrgicos em tecnologia LED, que oferece condições mais favoráveis para a acuidade visual e nitidez dentro dos centros cirúrgicos.

Em Pouso Alegre, o Hemocentro Regional, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio e o Hospital Renascentista, foram beneficiados com a troca e padronização da iluminação. No lugar das lâmpadas antigas, foram instaladas outras em tecnologia LED, que atendem melhor às necessidades de pacientes e profissionais de saúde. A Santa Casa de Misericórdia de Lavras também está entre as instituições beneficiadas com a modernização da iluminação.

Além da modernização da iluminação, a Santa Casa de Misericórdia de Alterosa foi beneficiada com secadora, autoclave e focos cirúrgicos mais eficientes.

A iniciativa do PEE, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, está em execução desde julho de 2022 e, até 2024, destinará cerca de R$ 70 milhões em melhorias nessas unidades de saúde. O objetivo, além de promover a modernização desses espaços, é proporcionar a mudança de itens de alto consumo de energia por outros mais econômicos, reduzindo o desperdício.

O gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, explica a atuação do projeto e a importância da ação para as unidades de saúde. “A Cemig busca investir em substituições de equipamentos essenciais na rotina hospitalar e que são relevantes do ponto de vista do consumo energético, como os de esterilização de materiais e os de secagem das roupas, por exemplo. Esses equipamentos desempenham uma função primordial para a adoção de padrões de desinfecção de materiais hospitalares e roupas, procedimentos que poucas pessoas veem, mas que são protagonistas no funcionamento seguro de uma unidade hospitalar”, destacou.

Além disso, o gerente enfatizou os benefícios alcançados com o desenvolvimento do projeto, tanto para as entidades quanto para a população. “Essas mudanças podem parecer algo simples, mas fazem muita diferença para quem trabalha e para quem busca atendimento. Em muitos hospitais, os ambientes tiveram uma verdadeira transformação. Com esse trabalho de substituição de equipamentos e da iluminação por modelos mais sustentáveis e modernos, os ganhos em eficiência energética são somados à possibilidade de os hospitais reduzirem parte significativa de suas faturas de energia, além da gerarem parte da sua energia com fontes renováveis, revertendo os recursos financeiros economizados em melhorias ou executando demandas antigas”, reforçou.

Programa de Eficiência Energética
O PEE da Cemig é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ele promove o uso sustentável da energia elétrica e busca desenvolver uma cultura baseada em hábitos de consumo mais conscientes. Desde o início do programa, em 1998, as iniciativas beneficiam, principalmente, clientes de baixa renda e instituições públicas e filantrópicas que exercem amplo atendimento à sociedade, como os hospitais e escolas, por exemplo.

Além das milhares de lâmpadas que são substituídas e das centenas de secadoras, autoclaves, calandras e focos cirúrgicos trocados nas unidades de saúde públicas e filantrópicas em todo o estado, a Cemig vai instalar 30 usinas solares fotovoltaicas nas instituições hospitalares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/