Pular para o conteúdo principal

CEMIG BENEFICIA HOSPITAIS NO SUL DE MINAS


Centenas de instituições de saúde mineiras estão recebendo, via Projeto Cemig nos Hospitais, a substituição da iluminação antiga pelas atuais lâmpadas de LED e a troca de equipamentos hospitalares de alto consumo energético, como autoclaves, secadoras, calandras e focos cirúrgicos, por outros mais modernos e eficientes.

Além disso, outra iniciativa importante é a instalação de usinas solares fotovoltaicas nas unidades. Essas são algumas das ações realizadas pelo Programa de Eficiência Energética da Cemig (PEE), que está beneficiando mais de 350 instituições de saúde públicas e filantrópicas, em diferentes regiões de Minas Gerais, desde o ano passado.

No Sul de Minas, 68 hospitais, em 62 municípios da região, já foram beneficiados pelo projeto com a troca de equipamentos. Os investimentos realizados pela Cemig nestes hospitais ultrapassaram R$ 6 milhões.

O Hospital Bom Pastor, em Varginha, foi beneficiado com novos focos cirúrgicos em tecnologia LED, que oferece condições mais favoráveis para a acuidade visual e nitidez dentro dos centros cirúrgicos.

Em Pouso Alegre, o Hemocentro Regional, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio e o Hospital Renascentista, foram beneficiados com a troca e padronização da iluminação. No lugar das lâmpadas antigas, foram instaladas outras em tecnologia LED, que atendem melhor às necessidades de pacientes e profissionais de saúde. A Santa Casa de Misericórdia de Lavras também está entre as instituições beneficiadas com a modernização da iluminação.

Além da modernização da iluminação, a Santa Casa de Misericórdia de Alterosa foi beneficiada com secadora, autoclave e focos cirúrgicos mais eficientes.

A iniciativa do PEE, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, está em execução desde julho de 2022 e, até 2024, destinará cerca de R$ 70 milhões em melhorias nessas unidades de saúde. O objetivo, além de promover a modernização desses espaços, é proporcionar a mudança de itens de alto consumo de energia por outros mais econômicos, reduzindo o desperdício.

O gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, explica a atuação do projeto e a importância da ação para as unidades de saúde. “A Cemig busca investir em substituições de equipamentos essenciais na rotina hospitalar e que são relevantes do ponto de vista do consumo energético, como os de esterilização de materiais e os de secagem das roupas, por exemplo. Esses equipamentos desempenham uma função primordial para a adoção de padrões de desinfecção de materiais hospitalares e roupas, procedimentos que poucas pessoas veem, mas que são protagonistas no funcionamento seguro de uma unidade hospitalar”, destacou.

Além disso, o gerente enfatizou os benefícios alcançados com o desenvolvimento do projeto, tanto para as entidades quanto para a população. “Essas mudanças podem parecer algo simples, mas fazem muita diferença para quem trabalha e para quem busca atendimento. Em muitos hospitais, os ambientes tiveram uma verdadeira transformação. Com esse trabalho de substituição de equipamentos e da iluminação por modelos mais sustentáveis e modernos, os ganhos em eficiência energética são somados à possibilidade de os hospitais reduzirem parte significativa de suas faturas de energia, além da gerarem parte da sua energia com fontes renováveis, revertendo os recursos financeiros economizados em melhorias ou executando demandas antigas”, reforçou.

Programa de Eficiência Energética
O PEE da Cemig é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ele promove o uso sustentável da energia elétrica e busca desenvolver uma cultura baseada em hábitos de consumo mais conscientes. Desde o início do programa, em 1998, as iniciativas beneficiam, principalmente, clientes de baixa renda e instituições públicas e filantrópicas que exercem amplo atendimento à sociedade, como os hospitais e escolas, por exemplo.

Além das milhares de lâmpadas que são substituídas e das centenas de secadoras, autoclaves, calandras e focos cirúrgicos trocados nas unidades de saúde públicas e filantrópicas em todo o estado, a Cemig vai instalar 30 usinas solares fotovoltaicas nas instituições hospitalares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.