Pular para o conteúdo principal

COMITÊ DE PROTEÇÃO ESCOLAR VAI APERFEIÇOAR MEDIDAS DE SEGURANÇA NAS UNIDADES EDUCACIONAIS


Foi instituído em Poços de Caldas, no Sul de Minas, o Comitê de Proteção Escolar, que reúne representantes de diversas secretarias municipais, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Municipal de Educação, dos Conselhos Tutelares, da Superintendência Regional de Ensino, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e do Ministério da Educação.

Integrante da estrutura da Secretaria Municipal de Educação, o Comitê de Proteção Escolar é uma instância colegiada de assessoria ao Poder Executivo Municipal, de caráter consultivo, propositivo, mobilizador e deliberativo, que tem por finalidade estabelecer medidas para zelar pela segurança de profissionais, estudantes e toda a comunidade escolar, das redes pública e privada de ensino, através dos pilares da educação, saúde, assistência social e segurança.

O comitê foi instituído por meio do Decreto nº 14.389, publicado na Edição Suplementar nº 1312 do Diário Oficial do Município da última terça-feira, 17 de outubro de 2023, disponível no site da Prefeitura www.pocosdecaldas.mg.gov.br ou no link https://encurtador.com.br/kEFJP.

Atribuições
Entre as atribuições do órgão estão a elaboração do plano de ação para acolhimento da comunidade escolar; a elaboração e a implementação do plano de convivência escolar; a emissão de parecer técnico e de normas e procedimentos, além de ações de conscientização e orientação para pais, responsáveis e comunidade escolar.

Na prática, o Comitê propõe diálogo aberto em casa entre familiares e estudantes e ações de monitoramento de redes sociais, mudança de comportamentos e verificação de mochilas; a revisão do sistema de controle de acesso, com fiscalização de entrada e saída das unidades escolares; a realização de palestras para os alunos sobre bullying, incitação ao ódio e discriminação, promovendo o respeito ao próximo; treinamento dos professores em técnicas de identificação de comportamentos agressivos e simpáticos à violência, entre outras iniciativas.

“O Comitê vai atuar de maneira integrada na identificação de medidas a serem adotadas visando à segurança nas unidades de ensino públicas e privadas de Poços de Caldas, criando uma agenda comum de todos os atores envolvidos. Desta forma, a comunidade ganha em resolutividade, eficiência e transparência no que diz respeito às ações de segurança nas unidades educacionais”, destaca o prefeito Sérgio Azevedo.

Também são atribuições do Comitê o combate à desinformação e o incentivo à difusão de notícias verdadeiras; a promoção da melhoria da interlocução e diálogo escolar e da relação entre funcionários, estudantes, responsáveis e comunidade escolar e a promoção da integração entre os órgãos municipais e demais esferas, na perspectiva do fortalecimento da rede de proteção, além da articulação e formalização de parceria com as forças de segurança pública, visando à integração de informações e dados para prevenir, proteger, responder, recuperar e mitigar resultados e consequências de eventos ocorridos em unidades educacionais.

A criação do Comitê leva em conta a necessidade da revisão de protocolos de contenção/contingência e articulação de ações e adaptações para identificar vulnerabilidades nas unidades escolares, visando evitar a possibilidades de ataques ativos, bem como lidar com situações de crise eventualmente instaladas, além da necessidade de elaboração de um plano de ação para acolhimento da comunidade escolar e de um Plano de Convivência Escolar que garanta uma cultura de paz nas escolas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.