Pular para o conteúdo principal

COMITÊ DE PROTEÇÃO ESCOLAR VAI APERFEIÇOAR MEDIDAS DE SEGURANÇA NAS UNIDADES EDUCACIONAIS


Foi instituído em Poços de Caldas, no Sul de Minas, o Comitê de Proteção Escolar, que reúne representantes de diversas secretarias municipais, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Municipal de Educação, dos Conselhos Tutelares, da Superintendência Regional de Ensino, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e do Ministério da Educação.

Integrante da estrutura da Secretaria Municipal de Educação, o Comitê de Proteção Escolar é uma instância colegiada de assessoria ao Poder Executivo Municipal, de caráter consultivo, propositivo, mobilizador e deliberativo, que tem por finalidade estabelecer medidas para zelar pela segurança de profissionais, estudantes e toda a comunidade escolar, das redes pública e privada de ensino, através dos pilares da educação, saúde, assistência social e segurança.

O comitê foi instituído por meio do Decreto nº 14.389, publicado na Edição Suplementar nº 1312 do Diário Oficial do Município da última terça-feira, 17 de outubro de 2023, disponível no site da Prefeitura www.pocosdecaldas.mg.gov.br ou no link https://encurtador.com.br/kEFJP.

Atribuições
Entre as atribuições do órgão estão a elaboração do plano de ação para acolhimento da comunidade escolar; a elaboração e a implementação do plano de convivência escolar; a emissão de parecer técnico e de normas e procedimentos, além de ações de conscientização e orientação para pais, responsáveis e comunidade escolar.

Na prática, o Comitê propõe diálogo aberto em casa entre familiares e estudantes e ações de monitoramento de redes sociais, mudança de comportamentos e verificação de mochilas; a revisão do sistema de controle de acesso, com fiscalização de entrada e saída das unidades escolares; a realização de palestras para os alunos sobre bullying, incitação ao ódio e discriminação, promovendo o respeito ao próximo; treinamento dos professores em técnicas de identificação de comportamentos agressivos e simpáticos à violência, entre outras iniciativas.

“O Comitê vai atuar de maneira integrada na identificação de medidas a serem adotadas visando à segurança nas unidades de ensino públicas e privadas de Poços de Caldas, criando uma agenda comum de todos os atores envolvidos. Desta forma, a comunidade ganha em resolutividade, eficiência e transparência no que diz respeito às ações de segurança nas unidades educacionais”, destaca o prefeito Sérgio Azevedo.

Também são atribuições do Comitê o combate à desinformação e o incentivo à difusão de notícias verdadeiras; a promoção da melhoria da interlocução e diálogo escolar e da relação entre funcionários, estudantes, responsáveis e comunidade escolar e a promoção da integração entre os órgãos municipais e demais esferas, na perspectiva do fortalecimento da rede de proteção, além da articulação e formalização de parceria com as forças de segurança pública, visando à integração de informações e dados para prevenir, proteger, responder, recuperar e mitigar resultados e consequências de eventos ocorridos em unidades educacionais.

A criação do Comitê leva em conta a necessidade da revisão de protocolos de contenção/contingência e articulação de ações e adaptações para identificar vulnerabilidades nas unidades escolares, visando evitar a possibilidades de ataques ativos, bem como lidar com situações de crise eventualmente instaladas, além da necessidade de elaboração de um plano de ação para acolhimento da comunidade escolar e de um Plano de Convivência Escolar que garanta uma cultura de paz nas escolas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

SISTEMA FECOMÉRCIO ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Oportunidades começam a partir de fevereiro, com vagas limitadas e inscrições presenciais  O  Senac , que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está com  matrículas presenciais  disponíveis para uma nova programação de  cursos gratuitos de qualificação profissional  em  Lavras   e  Nepomuceno , com turmas com início em fevereiro e março.  As oportunidades de formação fazem parte das iniciativas  Programa Senac de Gratuidade (PSG)  e  Senac+  e são em diferentes áreas para quem busca ingressar no mercado de trabalho, se atualizar ou conquistar uma nova profissão.  Cursos com inscrições em Nepomuceno   As matrículas devem ser feitas  presencialmente no dia 10 de fevereiro , das  14h às 19h , no  Centro Social Padre Butinha – Pastoral da Mulher  (Avenida Neca Firmiano, nº 521, Centro).  Culinária Clássica Mineira  (PSG)   – início em 23 de feve...

AXIA ENERGIA FAZ TESTES DE ROTINA NAS SIRENES DA USINA DE FURNAS

Objetivo é assegurar a plena operação do sistema implantado nos municípios de São José da Barra , São João Batista do Glória e Capitólio O sistema de comunicação e alerta da Usina de Furnas, operada pela AXIA Energia, passará por testes acústicos entre os dias 24 e 26 de fevereiro. A ação ocorre nos municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Capitólio, e conta com o apoio das defesas civis locais. A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento do sistema, garantindo o alcance da comunicação nas comunidades onde os equipamentos estão instalados.    De acordo com o coordenador do PAE pela AXIA Energia, Cristiano Simão , os moradores não devem se preocupar e nem modificar seu cotidiano quando ouvirem as sirenes. “Trata-se somente de um teste. A usina segue em pleno funcionamento, sem qualquer anormalidade em sua operação”, afirma.    O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscal...