sábado, 21 de outubro de 2023

O QUE PODEMOS ESPERAR DO 1° DEBATE ENTRE CANDIDATOS À REITORIA DA UFLA?


Foi anunciado no site da Universidade Federal de Lavras (UFLA) o primeiro debate entre os candidatos à reitoria na próxima terça-feira, dia 24/10. Estão na disputa eleitoral 3 chapas que, provavelmente, apresentarão 3 propostas distintas, e que, provavelmente estarão sujeitas a críticas e ponderações também distintas.

As 3 chapas simbolizam 3 caminhos diferentes para a Universidade. Scolforo simboliza a volta a um passado recente, dos seus 8 anos de gestão. Márcio simboliza a continuidade da atual gestão. Cristina simboliza um novo e desconhecido caminho para a UFLA.

Os candidatos Prof. Scolforo e o Prof. Jackson, provavelmente, apresentarão as realizações dos 8 anos de gestão do Prof. Scolforo, e, possivelmente, citará a atuação do Prof. Jackson na prefeitura do Campus. Provavelmente, ele será confrontado com críticas ou contrapontos da sua gestão nesse período. Scolforo terá o desafio de apresentar as suas realizações para os novos alunos da UFLA. Também há muitos novos professores e técnicos-administrativos, principalmente por causa de um acentuado número de pedidos de exoneração e redistribuição que aconteceram após o término da sua gestão.

A chapa Márcio e Moacir, provavelmente, por serem a chapa indicada formalmente pelo atual reitor, devem apresentar as realizações da atual gestão e, provavelmente, serão confrontados pelas críticas da comunidade ao gestor máximo da instituição.

Embora o Márcio não seja o João Chrysóstomo (atual reitor da UFLA), não há como descolar a sua imagem do atual reitor. O cargo que o Prof. Márcio ocupou na gestão, como pró-reitor da PROPLAG, dá pouca margem para que ele descole a sua imagem da imagem do João. Eu não acredito que o Márcio declare que foi um figurante” na atual gestão, e apenas obedeceu a ordens que ele discordava. Ficaria muito ruim para ele dizer que foi um pária como Pró-reitor.

A chapa Cristina e Antônio, provavelmente, devem apresentar as suas propostas e mostrar os motivos pelas quais eles entendem que as suas propostas são melhores que as propostas das outras chapas. Os candidatos nunca estiveram na gestão da UFLA. Por isso carregam o fator negativo de não terem o que mostrar de realizações a nível de gestão da instituição, e, em contrapartida, carregam o fator positivo de não ter críticas como gestores da instituição. Diferente das outras duas chapas, Cristina e Antônio são praticamente um livro em branco, que será escrito durante a campanha.

A comunidade acadêmica, principalmente os técnico-administrativos e professores, devem ficar atentos às prováveis equipes de gestão dos candidatos.

Márcio, provavelmente, irá manter a atual equipe de gestão. Eu imagino que teremos poucas mudanças do quadro atual. Não acredito que o professor Márcio vá trair a equipe que está apoiando a sua candidatura.

Scolforo, provavelmente, vai retornar com os nomes que fizeram parte dos seus 8 anos de gestão, excetuando-se, claro, os nomes que estão apoiando outras candidaturas nessa disputa eleitoral.

É difícil prever quem estará na equipe de gestão da Cristina, a não ser que ela declare quem será a sua direção executiva.

Embora nos últimos dias tenha havido uma série de acusações que, pelo que sabemos, até o momento não tem provas, que estão gravadas e públicas nas reuniões do Conselho Universitário, e, em audios de WhatsApp, gravados para serem intencionalmente espalhados (dito pelo próprio autor da gravação), nós não acreditamos que essas baixarias serão reproduzidas no debate. Ficaria muito feio para a imagem da UFLA ter um debate eleitoral pautado por ataques pessoais e acusações sem provas. A comunidade universitária não merece isso.

Nós esperamos que o debate ocorra à altura da reputação da Universidade Federal de Lavras e que seja um excelente parâmetro para a comunidade universitária definir o seu voto.

Nenhum comentário: