Pular para o conteúdo principal

PROGRAMA GRATUITO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓCIO TEM MATRICULAS ABERTAS EM MINAS


Com atividades no contraturno escolar, iniciativa é opção para pais e mães que não têm com quem deixar suas crianças fora do horário de escola. Vagas estão disponíveis em unidades do Sesc de 10 cidades mineiras

Focado na rotina de trabalhadores e trabalhadoras que não têm com quem deixar as crianças antes ou após o horário de escola, o Criar Sesc oferece acompanhamento pedagógico e recreativo, com quatro horas diárias de atividades educativas e prazerosas no contraturno das aulas, sob a devida supervisão profissional.

O projeto está com matrículas abertas para 2024 em unidades do Sesc de 10 cidades mineiras: Almenara, Juiz de Fora, Lavras, Paracatu, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia.

Inscrições
Para 2024, todas as vagas do Criar Sesc serão gratuitas, via Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), e destinadas preferencialmente aos dependentes de profissionais do comércio de bens, serviços e turismo com renda bruta familiar de até 3 salários mínimos.

Para concorrer às vagas é preciso fazer a pré-inscrição entre os dias 23/10 e 06/11 no site https://mais.sescmg.com.br/criar, ou presencialmente, nas respectivas unidades. Em seguida, acontece a avaliação do perfil socioeconômico e posterior aprovação para matrícula, conforme edital disponível em https://sescmg.com.br/sesc-minas.

Podem ser inscritas crianças entre cinco (ou que vão completar essa idade até o dia 31 de março de 2024) e 11 anos e 11 meses, devidamente matriculadas na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) na rede pública de ensino (ou bolsistas 100% em escolas particulares). Após a matrícula, são entregues um lanche e uma camisa do programa.

As vagas são limitadas, de acordo com a estrutura de cada unidade, e há turmas disponíveis nos turnos da manhã e da tarde.

Como é o Criar Sesc
Quando está no Criar Sesc, cada criança tem um momento de convívio com outras, possibilidade de realizar as tarefas escolares com o devido acompanhamento e ainda ampliar o conhecimento adquirido na escola por meio de atividades lúdicas e prazerosas. As rotinas incluem: desenvolvimento de projetos ligados ao meio ambiente, feiras de ciências e outras iniciativas que promovam o envolvimento com temas educacionais importantes.

Essas atividades são alguns dos resultados do trabalho de profissionais envolvidos com o Criar Sesc, que dividem as rotinas dos alunos e das alunas em três eixos:

● Pedagógico - Focado no suporte da realização das tarefas escolares e na criação do hábito de estudar. Inclui oficinas literárias e de raciocínio lógico, facilitando o aprendizado nessas áreas.

● Experimentações - Voltado para práticas experimentais, considerando os princípios da cultura maker, na qual a criança aprende colocando a “mão na massa”. Para isso, o Criar Sesc conta com um espaço lúdico e devidamente equipado para a realização de diversos experimentos criativos.

● Expressões Artísticas - Visa à realização de atividades que desenvolvam aspectos físicos, cognitivos e sensoriais, por meio de práticas motoras, oficinas musicais, brincadeiras e jogos. Uma forma de trabalhar criatividade, sensibilidade, ritmo, concentração e memória.

“O Criar Sesc é um grande apoio para os trabalhadores e as trabalhadoras, além de ser fundamental na missão do Sesc em Minas de promover a qualidade de vida para a população. O programa foi aprimorado nos últimos anos e em 2024 vai oferecer ainda mais desenvolvimento humano para as crianças, por meio do acompanhamento de instrutores capacitados para atender às suas demandas pedagógicas e proporcionar seu avanço também no contexto social”, explica Elen de Paula, coordenadora de Educação e Atendimento Psicossocial do Sesc em Minas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho