Pular para o conteúdo principal

MINAS GERAIS POSSUI 12 DAS 100 MELHORES ONGS DO BRASIL

Associação dos Deficiente Físicos de Poços de Caldas foi uma das que obteve o reconhecimento

Ranking com as cem organizações sociais mais transparentes e bem geridas acaba de ser divulgado em Prêmio Melhores. Em dezembro, elas recebem a premiação em São Paulo e participam da disputa nas categorias especiais e na Melhor ONG do ano

Das 100 melhores organizações sociais que atuam e residem no Brasil, 12 estão localizadas em Minas Gerais. O estado só perde para São Paulo, que possui 54 do total.

O nome dessas instituições acaba de ser anunciado pelos idealizadores do “Prêmio Melhores ONGs 2023”, que anualmente reconhece aquelas cuja gestão e eficiência receberam as melhores notas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.

Essa é a sétima edição do Prêmio, realizado pelo Instituto Doar e Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ), com o patrocínio da Ambev VOA, além do apoio do Instituto Humanize, Prosas e Toyota do Brasil.

Na lista, disponível no site Prêmio Melhores , é possível conhecer o nome de todas as vencedoras brasileiras, incluindo as 12 eleitas no estado de Minas Gerais:

 

ONGs de Minas Gerais

Cidade

Causa


 

Associação dos Deficiente Físicos de Poços de CaldasPoços de CaldasAtende, gratuitamente, de bebês a idosos com deficiência física, prestando serviços para habilitação e reabilitação, por meio de ações articuladas nas áreas da saúde, educação e assistência social, visando promover o bem estar biopsicossocial dos atendidos.
Associação dos Protetores das Pessoas CarentesCrucilândiaReferência na assistência social e no acolhimento humanizado de idosos, adultos, jovens, crianças e pessoas com deficiência múltipla e intelectual em situação de vulnerabilidade social.
Casa de Apoio AURABelo HorizonteAcolhe crianças e adolescentes e suas famílias com diagnósticos de câncer, doenças hematológicas e transplantados em vulnerabilidade social, que necessitam de tratamento em serviços de saúde em Belo Horizonte. Também oferece atendimento multidisciplinar em assistência social.
Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM)Belo HorizonteSem fins lucrativos, é pioneira em iniciativas socioambientais focadas no desenvolvimento da pessoa, instituições e territórios, a partir de três eixos: gestão social, voluntariado e eficiência energética por meio da convergência, da cooperação e da corresponsabilidade.
Fundação Cristiano VarellaMuriaéAtua com desenvolvimento da saúde, pesquisa, cultura, ensino e assistência social. No Hospital do Câncer de Muriaé, atende mais de 200 municípios em MG, mais de 35 mil novos casos de câncer e mais de 800 mil atendimentos por ano, destes, 85% para o SUS.
Grupo DispersoresBrasopólisPromove a restauração de áreas degradadas na região da Serra da Mantiqueira, com plantio de mudas nativas, contribuindo com a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade local. Em paralelo, promove a educação ambiental junto a crianças e adolescentes.
Hospital Santa RosáliaTeófilo OtoniReferência para, aproximadamente um milhão de pessoas da Macrorregião Nordeste, pela qualidade de sua medicina e dedicação de seus profissionais. Única instituição hospitalar da macrorregião referência em diagnóstico, tratamento de doenças e procedimentos de alta complexidade.
Inspetoria São João BoscoBelo HorizonteAssociação sem fins lucrativos, que atua na promoção de jovens em situação de vulnerabilidade social, se dedicando à educação, ação social e evangelização das juventudes.
Instituto Mano DownBelo HorizontePromove a autonomia e a inclusão de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências, desde o nascimento ao envelhecimento. Possui ecossistema com quatro equipamentos que propiciam o desenvolvimento, potencializando pessoas com e sem deficiência.
Instituto RamacrisnaBetimAtua com educação, profissionalização, aprendizagem, cultura e esportes, erradicando trabalho infantil e evasão escolar, além de promover a valorização das meninas na sociedade.
Providens - Ação Social ArquidiocesanaBelo HorizonteOrganização da Sociedade Civil comprometida em promover ações sociais para proteção e defesa dos direitos das famílias e das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte

 

Belo HorizonteReferência em saúde em MG, atua em 35 especialidades médicas, 1,2 mil leitos exclusivos aos usuários do SUS. Realiza serviços de saúde de alta complexidade como transplantes. Também é reconhecida pela atuação em pesquisa e ensino médico.



 


Além de já pertencerem ao ranking das 100 Melhores ONGs de 2023, as 12 organizações mineiras irão concorrer, também, nas categorias especiais do prêmio, que serão conhecidas durante a cerimônia oficial, no dia 7 de dezembro, em São Paulo.

Na ocasião, serão escolhidas as melhores ONGs por estado, pela causa, as dez melhores organizações de pequeno porte, a melhor entre elas e a Melhor ONG do ano. "É um evento consolidado, mas a cada ano gostamos de trazer surpresas. Este ano, os participantes vão contar com uma grande novidade na cerimônia ao vivo", antecipa Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar.

Sobre o Prêmio – Desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs reconhece o trabalho fundamental prestado pelas instituições não governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações. Além disso, incentiva boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes, incluindo as que não são premiadas, que também recebem um feedback detalhado da avaliação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.