Pular para o conteúdo principal

RECORDISTAS DE MANDATO, JUSSARA E MOEMA CELEBRAM NOVA FASE DA FNP

Moema Gramacho, o presidente da República em execício Geraldo Alckmin e Jussara Menicucci na abertura do evento

A Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), anteriormente conhecida como Frente Nacional de Prefeitos, está dando um passo significativo em direção à equidade de gênero na política brasileira. Entre capitais e cidades com mais 80mil habitantes, escopo de atuação da entidade, apenas 13% são governadas por mulheres. No entanto, desde 2021, a diretoria da FNP conta com 17% de suas vice-presidências ocupadas por prefeitas. A mudança de logotipo foi anunciada nesta terça-feira, 28, durante a cerimônia de abertura da 85ª Reunião Geral que contou com a presença do presidente da República em exercício Geraldo Alckmin, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; Edinho Silva, prefeito de Araraquara/SP, secretário-geral da FNP, prefeita de Lauro de Freitas/BA; Moema Gramacho, vice-presidente de Políticas de Gênero da FNP; Ana Carolina Querino, representante interina da ONU Mulheres para o Brasil; Felipe Prince, vice-presidente do Banco do Brasil; Veneziano Vital do Rêgo, presidente em exercício do Senado Federal; e Carlos Antônio Vieira Fernandes, presidente da Caixa Econômica Federal. Também passou pelo evento o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

A mudança para "Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos", que continuará utilizando o acrônimo FNP como sigla, é um marco na busca por mais representatividade e igualdade de gênero na política. Com essa alteração, a instituição enfatiza a importância da participação das prefeitas e reitera seu compromisso em promover a inclusão das mulheres em todos os espaços.

Duas mulheres com carreira de sucesso na política e liderando importantes cidades em suas respectivas regiões, recordistas de mandatos eletivos no Executivo, Moema Gramacho e Jussara Menicucci estiveram presentes no evento. Moema lidera pela quarta vez Lauro de Freitas, uma das cidades mais importantes e dinâmicas da Bahia, localizada na Região Metropolitana de Salvador. Jussara Menicucci lidera também pela quarta vez Lavras, a quinta maior cidade do Sul de Minas. Ambas, foram eleitas pela quarta vez nas eleições municipais de 2020. 

O presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju, no Sergipe, destacou a mudança de nome é mais um passo que a instituição dá para a inclusão de gênero, mas, mais do que isso, é um incentivo para que mais mulheres possam se candidatar. Precisamos fortalecer as lideranças femininas e irmos em busca de um país melhor, mais justo e igual em oportunidade para todos”, disse o presidente Edvaldo Nogueira.

Além da mudança de nome, a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos vem adotando medidas para garantir a igualdade de oportunidades e representação. Isso inclui a implementação de políticas internas para promover a equidade de gênero em todas as atividades da instituição, desde a vice-presidência de Políticas de Gênero, à realização de reuniões de prefeitas com outras líderes brasileiras.

A prefeita de Lauro de Freitas/BA, Moema Gramacho, vice-presidente de Políticas de Gênero parabenizou a entidade pela mudança e ressaltou a luta das mulheres pela igualdade de gênero. “Pode parecer uma coisa pequena, mas não é. Isso é inclusão das mulheres. É garantir e entender a posição das mulheres na política, nos espaços de luta em todas as esferas de poder. É a valorização das mulheres nos próximos pleitos eleitorais, seja nas câmaras de vereadores, nas assembleias, nas prefeituras, na Câmara, no Senado ou no Palácio do Planalto. Hoje tenho a honra de atender o pedido das prefeitas de todo o país. Lançamos hoje o novo logo da FNP que passa a se chamar Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos. Essa é uma mudança de paradigmas com a inclusão das mulheres. Essa mudança faz-nos sentir prestigiadas. Hoje é um dia de vitória para as mulheres e para o municipalismo brasileiro”. 

A Huawei, Tecno IT, Banco do Brasil, Caixa e Governo Federal são patrocinadores da 85ª Reunião Geral da FNP. Também há um espaço de relacionamento no evento, com soluções para os municípios. Nesta edição, são expositores: Hospital Veterinário, Repremig, Tecno IT, Banco do Brasil, Caixa e Governo Federal.

Jussara Menicucci, prefeita de Lavras; ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha; prefeita de Contagem Marília Campos Moema Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...