Pular para o conteúdo principal

TIRADENTES SE PREPARA A 5ª EDIÇÃO DO NATAL DA MINEIRIDADE

Evento pretende encantar moradores e turistas com decoração feita por artesãos tiradentinos

A cidade mineira que foi recentemente eleita como um dos melhores destinos turísticos do mundo pelo ranking Traveller’s Choice Best of the Best 2023, do TripAdvisor, se prepara para entrar no clima natalino. Tiradentes anuncia a quinta edição do Natal da Mineiridade Tiradentes, evento que envolve os principais pontos turísticos do município em atividades lúdicas.

A cidade é a primeira de Minas Gerais a festejar o Natal. Para tal, Tiradentes terá uma programação diversificada com cantatas de natal, concertos, gastronomia típica, cortejos natalinos, coreto musical e casa do Papai Noel entre os dias 01 de novembro de 2023 e 06 de janeiro de 2024. As maravilhosas cenas natalinas com fundo musical não ficam de fora e estampam a fachada da Capela Bom Jesus da Pobreza, no Largo das Forras.

“Tudo isso com uma pitada de mineiridade. As janelas de Tiradentes se abrem para a cultura todos os dias, porque Tiradentes é berço histórico-cultural de Minas Gerais. Nossa história está diretamente atrelada com o crescimento do estado e no Natal não seria diferente, união e força conjunta para que seja possível fazer acontecer”, ressalta o executivo da Luth Produções, Luíz César Costa.

A cada ano o Natal de Tiradentes vem crescendo e demonstrando como é importante este trabalho coletivo, trabalho este que parte especialmente das mãos de quem vive ou convive pelas ruas de Tiradentes. Isso porque neste ano, a produção do evento decidiu priorizar ainda mais os artistas, artesãos e trabalhadores locais para desenvolver todo o projeto e trazer magia ao Natal.

“O povo daqui nasce com a mão na massa, quase que literalmente. Então utilizamos deste talento e vontade de criar para colocarmos na prática um pedacinho de Tiradentes dentro do evento. Afinal, um lugar não tem identidade melhor do que seu próprio povo e temos certeza que desta forma será possível transcrever a própria cidade como protagonista desta história”, complementa Elizabeth Cruz, produtora do evento.

E este trabalho coletivo entre o evento e Tiradentes não para por aí. Além da apropriação dos espaços turísticos e valorização das pessoas, o Natal Tiradentes ainda criou uma parceria com o centro de educação municipal, para que as crianças possam ser personagens de narrativas especiais e confecção de guirlandas.

Outro personagem emblemático que também encanta os turistas é a Maria Fumaça. Um dos atrativos mais procurados na região terá viagens noturnas durante o período. O trajeto liga à cidade de São João Del-Rei, num passeio de cerca de 45 minutos pelos vales da Serra de São José.

“A comunidade já está muito envolvida e ansiosa para chegada do Natal, o Tiradentino é bem tradicional quanto a hospitalidade mineira e se organiza para acolher a todos de uma forma cativante. Quando chegamos nesta época do ano, que traz consigo um pouco mais de fraternidade, aí é que o ‘trem’ fica ainda mais carismático. Fica o convite para todos desfrutarem de Tiradentes, de seus atrativos e da magia do natal”, convida Luís César.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.