Pular para o conteúdo principal

LAVRAS ALCANÇA O 18º LUGAR NACIONAL ENTRE AS 100 MELHORES CIDADES PARA SE FAZER NEGÓCIOS EM EDUCAÇÃO


Entre os milhares de municípios do Brasil, onde investir em novos negócios? Há dez anos, a Revista Exame busca ajudar empreendedores e empresas a responder esta questão, com a publicação do ranking Melhores Cidades para fazer Negócios. Neste ano, a décima edição publicada pela revista - ranking feito pela consultoria Urban Systems - traz duas novidades importantes. Uma delas é a criação de uma nova categoria, Saúde, setor que vem aumentando sua participação na economia do país.

A outra novidade é que a pesquisa foi feita com base em dados mais atualizados sobre população, já com base no Censo de 2022. O estudo levou em consideração 319 cidades – todos os municípios brasileiros com mais de 100.000 habitantes - e o Índice de Qualidade Mercadológica (IQM) que aponta quais municípios oferecem melhores condições para as empresas, com base em dados de população, de fluxo de comércio, características urbanas e infraestrutura, entre outros pontos. O ranking considera sete importantes indicadores, sendo eles comércio, serviços, indústria, mercado imobiliário, educação, saúde e agronegócio.

Na edição 2023 da publicação, o município de Lavras ganhou destaque em três categorias no ranking, a partir do estudo dos indicadores utilizados, sendo uma das cidades sul mineiras a se sobressair. Lavras ficou em 42º lugar no ranking das 100 melhores cidades para se fazer Negócios em Serviços no Brasil. Nesta categoria, a frente de Lavras, em Minas, só ficou Belo Horizonte, que ocupa a 6ª posição, Nova Lima na 24ª posição nacional e Vespasiano, na 37ª posição nacional. Sendo assim, Lavras ficou com a 4ª neste quesito em Minas.

Lavras também se classificou em outro quesito do ranking, ficando entre as 100 melhores do Brasil para se fazer Negócios em Agropecuária. A cidade alcançou a 58ª posição. À frente de Lavras, neste quesito do ranking ficaram: Patos de Minas (7ª posição nacional), Araguari (15ª nacional), Uberaba (19ª nacional), Pouso Alegre (47ª posição nacional), Ituiutaba (51ª posição nacional), Contagem (53ª posição nacional) e Passos (55ª posição nacional). Sendo assim, pelo ranking da Revista Exame, o município de Lavras é o 8º melhor de Minas para se fazer Negócios em Agropecuária.

Consagrando a fama da cidade de ser a "Terra dos Ipês e das Escolas", Lavras marcou a 18ª posição na categoria entre as 100 melhores cidades para se fazer Negócios em Educação, alcançando a 3ª posição em Minas neste quesito, atrás apenas de Belo Horizonte (4ª posição nacional) e Pouso Alegre (8ª posição nacional). 

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...