Pular para o conteúdo principal

REAPROVEITAMENTO E USO DA MADEIRA DE REFLORESCIMENTO VIRAM OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO PARA ARTESÃOS

Produtos feitos em Soledade de Minas e Três Corações serão comercializados no estande do Sebrae Minas durante a Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte

Sobras de madeira e matéria-prima de reflorestamento se transformam em artesanato pelas mãos de artesãos de duas cidades do Sul de Minas. Eles estão entre os 24 mineiros vencedores da 5ª edição do Prêmio Sebrae de Artesanato, reconhecimento dado às 100 melhores unidades produtivas do país. De 6 a 10 de dezembro, as peças premiadas serão expostas e comercializadas no espaço do Sebrae Minas, durante a 34ª Feira Nacional de Artesanato (FNA), realizada no Expominas, em Belo Horizonte.

Entre os expositores do estande “Sebrae TOP 100 de Artesanato” está o artesão Marcelo Simões Barbosa, do município de Soledade de Minas. Há mais de 20 anos, Barbosa fez do artesanato sua principal fonte de renda. Entre os diferenciais do trabalho feito pelo artesão está o cuidado em priorizar a sustentabilidade em todo o processo produtivo.

Assim, as sobras que encontra nas madeireiras ou que recebe como doação são moldadas para compor os detalhes de porta-velas e relógios rústicos feitos com a matéria-prima. O material inutilizado do processo de criação é ensacado e usado como combustível para acender o fogão à lenha, e até a serragem ganha utilidade ao ser misturada a outros insumos agrícolas e transformada em adubo.

“O que iria para o lixo uso para a criação das peças. Aproveito 100% do material, cada pedacinho importa. A reutilização de matérias primas, como a madeira, não apenas destaca a criatividade, mas também serve como lembrete que podemos conciliar o artesanato com a responsabilidade ambiental. O resultado é um produto bonito, sustentável e com alto valor agregado”, justifica Barbosa, que vende as peças em uma loja na cidade, e também em feiras e exposições, apoiado pelo Sebrae Minas.

Outro vencedor da premiação e que está no espaço “Sebrae TOP 100 de Artesanato” será o artesão Osvaldo Inácio de Souza, da cidade de Três Corações. Criado em uma fazenda, o artesão, há mais de três décadas, tem transformado seu amor pelos animais em esculturas de madeira.

Com um canivete na mão, Souza usa a madeira japonesa da espécie conhecida como kiri – que possui entre outras qualidades o plantio para a recuperação de solos improdutivos – para dar forma a carros de bois, cavalos e quase todas as espécies de equinos, esculpidas uma a uma.

A atenção aos detalhes impressiona, tanto que as miniaturas do artesão mineiro têm chamado atenção de clientes mundo afora. Isso porque Souza utiliza as redes sociais para mostrar todo o processo produtivo das peças artesanais. “Os consumidores não compram apenas o produto, eles querem saber de onde vem a matéria prima, como é produzida e toda história por trás de cada peça. São produtos únicos, nenhum sai do mesmo jeito que o outro. Além disso, com a ajuda da internet, tenho conseguido divulgar e vender meu trabalho não apenas no Brasil, mas em outros países”, conta o artesão.

Outros espaços
Este ano, a Feira Nacional de Artesanato terá cerca de 700 estandes com apresentação de produtos nacionais e de representantes de outros países.

Além do estande “Sebrae TOP 100 de Artesanato” – que também tem o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Artesanato -, o Sebrae Minas vai apoiar outros 40 artesãos de 34 municípios mineiros, no espaço “Vitrine Conceito Origem Minas”.

O ambiente de 375 m2, projetado pela arquiteta Cynthia Silva, proporciona experiências que expressam o jeito mineiro de ser e valorizar os costumes, valores e origens. Entre os produtos que estarão no espaço estão: divinos esculpidos na madeira, biojoias inspiradas no Cerrado Mineiro, carrancas, quadros decorativos, acessórios femininos feitos com capim dourado, utilitários domésticos e joias de prata com gemas lapidadas.

Outra novidade desta edição da FNA, será o estande “Origem Minas”. Os visitantes poderão conhecer, degustar e comprar produtos típicos da gastronomia mineira – cafés, cachaças, doce de leite, biscoitos, licores, mel, própolis, geleias, doces de frutas, antepastos, molhos, pães e até farofa de soja – feitos por 12 agroindústrias do estado, que participam do projeto Origem Minas, promovido pelo Sebrae Minas em parceria com o Sistema FAEMG.

Feira Nacional de Artesanato
De 6 a 10 de dezembro
Expominas
Belo Horizonte/MG
Informações: www.feiranacionaldeartesanato.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/