Pular para o conteúdo principal

30% DAS INVESTIGAÇÕES CONDUZIDAS PELA PTM POUSO ALEGRE FORAM SOBRE IRREGULARIDADES NO AMBIENTE DE TRABALHO

477 investigações foram conduzidas ao longo do ano

O tema mais frequente, abordado em 139 investigações da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Pouso Alegre, foi regularização do "meio ambiente de trabalho", mas não só nesse assunto os procuradores se debruçaram durante o ano. Casos de trabalho em condição degradante e demissão discriminatória se destacaram dentre os 477 inquéritos e ações judiciais que foram conduzidos ao longo do ano. 45 Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) foram assinados por empregadores que concordaram em regularizar suas condutas administrativamente, já na esfera judicial, para os casos de resistência na implementação de melhorias nas condições de trabalho, foram ajuizadas cinco Ações Civis Públicas (ACP).

Um dos casos mais impactantes ocorreu logo no começo no mês de março, quando 10 pessoas foram resgatadas em situação de submissão a trabalho análogo à escravidão em Santa Rita do Sapucaí (MG). Essas pessoas vieram do município de Caetanos (BA) para trabalhar em uma fazenda de colheita de café, mas chegando lá foram submetidas a condições degradantes de trabalho, além de terem que custear Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), alimentação e produtos de higiene, o que caracteriza servidão por dívida. Por meio do TAC, o empregador se comprometeu a não manter trabalhador em condições análogas à de escravo em quaisquer de suas modalidades, seja pelo trabalho forçado; jornada exaustiva; condição degradante de trabalho ou restrição da liberdade de locomoção.

Já no mês de outubro, um TAC importante foi assinado após a constatação de que uma família em situação de vulnerabilidade social estava sendo submetida à condições degradantes de trabalho em uma fazenda de café na zona rural de Bueno Brandão (MG). Uma inspeção feita pela Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais constatou que a água disponibilizada na fazenda era imprópria para consumo e as instalações elétricas do alojamento traziam riscos de acidente aos trabalhadores. O TAC assinado pelo proprietário coíbe todas as irregularidades e a família conseguiu sair da fazenda, após ser acolhida pela Casa de Passagem do município.

A perseguição à atividade sindical também foi motivo de assinatura de um TAC. Uma empresa de transporte rodoviário havia demitido um funcionário, sumariamente, sem justa causa, após ele elaborar um abaixo assinado solicitando novas eleições no Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Passageiros de Pouso Alegre que estava fora de funcionamento. Por meio do TAC o responsável pela empresa se comprometeu a abster-se de efetuar dispensa arbitraria ou sem justa causa de empregados com garantias no emprego ou estabilidades previstas em normas jurídicas, o que inclui, dentre outros, candidatos a cargos de direção ou representação sindical.

A PTM Pouso Alegre atua em mais de 50 municípios. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...