Pular para o conteúdo principal

30% DAS INVESTIGAÇÕES CONDUZIDAS PELA PTM POUSO ALEGRE FORAM SOBRE IRREGULARIDADES NO AMBIENTE DE TRABALHO

477 investigações foram conduzidas ao longo do ano

O tema mais frequente, abordado em 139 investigações da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Pouso Alegre, foi regularização do "meio ambiente de trabalho", mas não só nesse assunto os procuradores se debruçaram durante o ano. Casos de trabalho em condição degradante e demissão discriminatória se destacaram dentre os 477 inquéritos e ações judiciais que foram conduzidos ao longo do ano. 45 Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) foram assinados por empregadores que concordaram em regularizar suas condutas administrativamente, já na esfera judicial, para os casos de resistência na implementação de melhorias nas condições de trabalho, foram ajuizadas cinco Ações Civis Públicas (ACP).

Um dos casos mais impactantes ocorreu logo no começo no mês de março, quando 10 pessoas foram resgatadas em situação de submissão a trabalho análogo à escravidão em Santa Rita do Sapucaí (MG). Essas pessoas vieram do município de Caetanos (BA) para trabalhar em uma fazenda de colheita de café, mas chegando lá foram submetidas a condições degradantes de trabalho, além de terem que custear Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), alimentação e produtos de higiene, o que caracteriza servidão por dívida. Por meio do TAC, o empregador se comprometeu a não manter trabalhador em condições análogas à de escravo em quaisquer de suas modalidades, seja pelo trabalho forçado; jornada exaustiva; condição degradante de trabalho ou restrição da liberdade de locomoção.

Já no mês de outubro, um TAC importante foi assinado após a constatação de que uma família em situação de vulnerabilidade social estava sendo submetida à condições degradantes de trabalho em uma fazenda de café na zona rural de Bueno Brandão (MG). Uma inspeção feita pela Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais constatou que a água disponibilizada na fazenda era imprópria para consumo e as instalações elétricas do alojamento traziam riscos de acidente aos trabalhadores. O TAC assinado pelo proprietário coíbe todas as irregularidades e a família conseguiu sair da fazenda, após ser acolhida pela Casa de Passagem do município.

A perseguição à atividade sindical também foi motivo de assinatura de um TAC. Uma empresa de transporte rodoviário havia demitido um funcionário, sumariamente, sem justa causa, após ele elaborar um abaixo assinado solicitando novas eleições no Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Passageiros de Pouso Alegre que estava fora de funcionamento. Por meio do TAC o responsável pela empresa se comprometeu a abster-se de efetuar dispensa arbitraria ou sem justa causa de empregados com garantias no emprego ou estabilidades previstas em normas jurídicas, o que inclui, dentre outros, candidatos a cargos de direção ou representação sindical.

A PTM Pouso Alegre atua em mais de 50 municípios. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.