Pular para o conteúdo principal

QUEIJO DA MANTIQUEIRA DE MINAS GANHA QUATRO PREMIAÇÕES

Produtora rural de Itamonte, apoiada pelo Sebrae Minas, comemora bons resultados obtidos no ano passado

As características únicas do clima, pastagem e altitude do relevo, somadas ao modo de preparo que utiliza fermento e leite aquecido durante a produção são alguns dos fatores que favorecem a qualidade do Queijo Artesanal da Mantiqueira de Minas. Nos últimos três anos, os produtores da região - dos municípios de Alagoa, Aiuruoca, Baependi, Bocaina de Minas, Carvalhos, Itamonte, Liberdade, Itanhandu, Passa Quatro e Pouso Alto – têm se destacado em concursos internacionais.

Com a produção anual de aproximadamente 7 mil quilos de queijo, a empreendedora Luciane Guedes Carvalho, de Itamonte, da marca “Queijo Morro Grande”, levou medalha de ouro no Concurso do Queijo de Itamonte, nos anos de 2022 e 2023; bronze no VI Prêmio Queijo Brasil, em julho de 2023; medalha de prata na categoria Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas, na ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards; e 5º lugar no XVI Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, realizado setembro de 2023.

“Vendemos o produto na queijaria, em nossa barraca na feira e no comércio local. Receber esse reconhecimento é muito gratificante. Acredito que nosso grande diferencial é aprender cada vez mais sobre a qualidade do leite e do produto final, aperfeiçoando nossos processos de produção”, afirma.

A marca "Queijo Morro Grande” foi idealizada em 2020, quando Luciane e o marido, João Carlos Carvalho Filho, deram início à produção de queijos para diversificar o negócio familiar. Inicialmente, a produção era do tipo muçarela, depois passaram a investir no mercado do queijo artesanal.

Para essa expansão, a família, que também conta com a ajuda do filho João Antônio na comercialização, teve o apoio do Sebrae Minas. A produtora rural participou de diversas capacitações e consultorias nas áreas de liderança, gestão e controle financeiro. “Nossa relação com o Sebrae é baseada na confiança e conhecimento. Com o apoio que recebemos, melhoramos o gerenciamento da produção, venda e marketing. Também tivemos a oportunidade de participar de eventos do setor, dando mais visibilidade aos nossos produtos”, conta.

Desde junho de 2020, o Sebrae Minas tem atuado junto aos pequenos produtores na valorização da identidade do queijo produzido na região. Entre as ações estão seminários técnicos com foco na qualidade do leite, maturação e análise sensorial dos queijos, consultorias gerenciais e participação nas grandes feiras e festivais do setor por meio do programa Origem Minas, iniciativa que estimula a agroindústria mineira.

“Este conjunto de ações desenvolvidas em parceria com a Associação dos Produtores de Queijo da Mantiqueira de Minas (Apromam) tem o objetivo de melhorar a qualidade do queijo produzido na região, levando informações e soluções inovadoras aos produtores e facilitando o acesso à mercado para gerar diferenciação e mais oportunidades de negócios”, enfatiza a analista do Sebrae Minas Ticiana Lopes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...