quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

QUEIJO DA MANTIQUEIRA DE MINAS GANHA QUATRO PREMIAÇÕES

Produtora rural de Itamonte, apoiada pelo Sebrae Minas, comemora bons resultados obtidos no ano passado

As características únicas do clima, pastagem e altitude do relevo, somadas ao modo de preparo que utiliza fermento e leite aquecido durante a produção são alguns dos fatores que favorecem a qualidade do Queijo Artesanal da Mantiqueira de Minas. Nos últimos três anos, os produtores da região - dos municípios de Alagoa, Aiuruoca, Baependi, Bocaina de Minas, Carvalhos, Itamonte, Liberdade, Itanhandu, Passa Quatro e Pouso Alto – têm se destacado em concursos internacionais.

Com a produção anual de aproximadamente 7 mil quilos de queijo, a empreendedora Luciane Guedes Carvalho, de Itamonte, da marca “Queijo Morro Grande”, levou medalha de ouro no Concurso do Queijo de Itamonte, nos anos de 2022 e 2023; bronze no VI Prêmio Queijo Brasil, em julho de 2023; medalha de prata na categoria Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas, na ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards; e 5º lugar no XVI Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, realizado setembro de 2023.

“Vendemos o produto na queijaria, em nossa barraca na feira e no comércio local. Receber esse reconhecimento é muito gratificante. Acredito que nosso grande diferencial é aprender cada vez mais sobre a qualidade do leite e do produto final, aperfeiçoando nossos processos de produção”, afirma.

A marca "Queijo Morro Grande” foi idealizada em 2020, quando Luciane e o marido, João Carlos Carvalho Filho, deram início à produção de queijos para diversificar o negócio familiar. Inicialmente, a produção era do tipo muçarela, depois passaram a investir no mercado do queijo artesanal.

Para essa expansão, a família, que também conta com a ajuda do filho João Antônio na comercialização, teve o apoio do Sebrae Minas. A produtora rural participou de diversas capacitações e consultorias nas áreas de liderança, gestão e controle financeiro. “Nossa relação com o Sebrae é baseada na confiança e conhecimento. Com o apoio que recebemos, melhoramos o gerenciamento da produção, venda e marketing. Também tivemos a oportunidade de participar de eventos do setor, dando mais visibilidade aos nossos produtos”, conta.

Desde junho de 2020, o Sebrae Minas tem atuado junto aos pequenos produtores na valorização da identidade do queijo produzido na região. Entre as ações estão seminários técnicos com foco na qualidade do leite, maturação e análise sensorial dos queijos, consultorias gerenciais e participação nas grandes feiras e festivais do setor por meio do programa Origem Minas, iniciativa que estimula a agroindústria mineira.

“Este conjunto de ações desenvolvidas em parceria com a Associação dos Produtores de Queijo da Mantiqueira de Minas (Apromam) tem o objetivo de melhorar a qualidade do queijo produzido na região, levando informações e soluções inovadoras aos produtores e facilitando o acesso à mercado para gerar diferenciação e mais oportunidades de negócios”, enfatiza a analista do Sebrae Minas Ticiana Lopes.

Nenhum comentário: