Pular para o conteúdo principal

QUEIJO DA MANTIQUEIRA DE MINAS GANHA QUATRO PREMIAÇÕES

Produtora rural de Itamonte, apoiada pelo Sebrae Minas, comemora bons resultados obtidos no ano passado

As características únicas do clima, pastagem e altitude do relevo, somadas ao modo de preparo que utiliza fermento e leite aquecido durante a produção são alguns dos fatores que favorecem a qualidade do Queijo Artesanal da Mantiqueira de Minas. Nos últimos três anos, os produtores da região - dos municípios de Alagoa, Aiuruoca, Baependi, Bocaina de Minas, Carvalhos, Itamonte, Liberdade, Itanhandu, Passa Quatro e Pouso Alto – têm se destacado em concursos internacionais.

Com a produção anual de aproximadamente 7 mil quilos de queijo, a empreendedora Luciane Guedes Carvalho, de Itamonte, da marca “Queijo Morro Grande”, levou medalha de ouro no Concurso do Queijo de Itamonte, nos anos de 2022 e 2023; bronze no VI Prêmio Queijo Brasil, em julho de 2023; medalha de prata na categoria Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas, na ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards; e 5º lugar no XVI Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, realizado setembro de 2023.

“Vendemos o produto na queijaria, em nossa barraca na feira e no comércio local. Receber esse reconhecimento é muito gratificante. Acredito que nosso grande diferencial é aprender cada vez mais sobre a qualidade do leite e do produto final, aperfeiçoando nossos processos de produção”, afirma.

A marca "Queijo Morro Grande” foi idealizada em 2020, quando Luciane e o marido, João Carlos Carvalho Filho, deram início à produção de queijos para diversificar o negócio familiar. Inicialmente, a produção era do tipo muçarela, depois passaram a investir no mercado do queijo artesanal.

Para essa expansão, a família, que também conta com a ajuda do filho João Antônio na comercialização, teve o apoio do Sebrae Minas. A produtora rural participou de diversas capacitações e consultorias nas áreas de liderança, gestão e controle financeiro. “Nossa relação com o Sebrae é baseada na confiança e conhecimento. Com o apoio que recebemos, melhoramos o gerenciamento da produção, venda e marketing. Também tivemos a oportunidade de participar de eventos do setor, dando mais visibilidade aos nossos produtos”, conta.

Desde junho de 2020, o Sebrae Minas tem atuado junto aos pequenos produtores na valorização da identidade do queijo produzido na região. Entre as ações estão seminários técnicos com foco na qualidade do leite, maturação e análise sensorial dos queijos, consultorias gerenciais e participação nas grandes feiras e festivais do setor por meio do programa Origem Minas, iniciativa que estimula a agroindústria mineira.

“Este conjunto de ações desenvolvidas em parceria com a Associação dos Produtores de Queijo da Mantiqueira de Minas (Apromam) tem o objetivo de melhorar a qualidade do queijo produzido na região, levando informações e soluções inovadoras aos produtores e facilitando o acesso à mercado para gerar diferenciação e mais oportunidades de negócios”, enfatiza a analista do Sebrae Minas Ticiana Lopes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...