Pular para o conteúdo principal

SUL DE MINAS RECEBE R$ 10 MILHÕES EM INVESTIMENTOS

Empreendimento voltado à produção de vinhos de inverno será instalado no sul de Minas Gerais e alcançará uma produção de 1 milhão de garrafas por safra ao atingir sua capacidade máxima
Murillo e José Afonso

A Vinícola Família Davo vai investir R$ 10 milhões na construção de uma nova vinícola e um centro de serviços de vinificação, em parceria com a Vitácea Enológica, braço do Grupo Vitácea Brasil, que inclui a vinícola Maria Maria. O empreendimento será instalado em São Gonçalo do Sapucaí, no sul de Minas Gerais.

O investimento total no projeto contempla toda a tecnologia de ponta e os melhores equipamentos disponíveis no mercado de enologia para a produção de vinhos de inverno de qualidade. A previsão é que o empreendimento alcance a capacidade total de vinificação de 1 milhão de garrafas por safra no período de três anos, volume equivalente a cerca de 30% da produção de vinhos de inverno estimada para o período.

A vinícola irá elaborar vinhos das marcas próprias e também prestará serviços de vinificação para produtores de vinhos de inverno do Sul de Minas, região que vem despontando fortemente na produção de vinhos de inverno no País e está em fase de registro de Indicação Geográfica junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

“Estamos investindo em uma vinícola com a tecnologia mais atual do mercado, para alavancar a elaboração de vinhos de inverno de qualidade, e que também prestará serviços de assessoria técnica aos produtores, através de uma equipe de enólogos experientes que já integram as empresas”, afirma José Afonso Davo, proprietário da Família Davo e sócio do Grupo Vitácea.

O empreendimento vai quintuplicar a capacidade produtiva atual da Vitácea Enológica e oferecer serviços para a região. “Este é um esforço conjunto da vinícola Família Davo e da Vitácea Enológica em favor da ampliação da capacidade de produção e, ao mesmo tempo, do desenvolvimento dos vinhos de inverno, pois há uma demanda potencial expressiva por serviços de vinificação, considerando que o número de vinícolas não tem acompanhado o crescimento de áreas plantadas”, explica Murillo Albuquerque Regina, do Grupo Vitácea. “Queremos garantir aos investidores de uvas de qualidade que haverá uma vinícola de ponta para processar os frutos e assessorar na elaboração dos vinhos”, ressalta ele.

A previsão é que o novo empreendimento seja inaugurado em 2024, ampliando sua capacidade de forma gradativa, até atingir 1 milhão de garrafas por safra. “Este projeto permitirá expandir ainda mais a associação que estabelecemos no ano passado e consolidar a Vitácea Enológica na produção e prestação de serviços enológicos no mercado de vinhos de inverno”, acrescenta Afonso Davo.

Aliança de bons frutos

A parceria entre as empresas se iniciou no primeiro semestre de 2022, quando a Vinícola Família Davo adquiriu participação no Grupo Vitácea. Agora, a sociedade avança com o novo empreendimento para impulsionar ainda mais a capacidade de vinificação do Grupo e as assessorias técnicas a outros produtores de vinhos de inverno.

“A união deu mais robustez ao Grupo Vitácea, permitindo essa ampliação da capacidade de vinificação e dos serviços técnicos prestados às vinícolas”, afirma Murillo Albuquerque Regina. “Estamos trabalhando ainda mais juntos em favor do desenvolvimento dos vinhos de inverno e da viticultura nacional de uma forma geral”, conclui José Afonso Davo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.