Pular para o conteúdo principal

LABORATÓRIO DA UFLA IRÁ REALIZAR TESTES PARA IDENTIFICAR OS VÍRUS DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA


O Laboratório de Diagnóstico Molecular (Labmol) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) vai iniciar o serviço de diagnóstico, utilizando a técnica de RT- PCR, para identificar os vírus causadores da dengue, zika e chikungunya. Este avanço não só permite a detecção dessas arboviroses, mas também inclui a sorotipagem do vírus da dengue, permitindo identificar qual o tipo de vírus está mais prevalente na região. Para o coordenador-geral do LabMol, professor Bruno Del Bianco Borges, trata-se de uma medida crucial para entender a epidemiologia da doença, especialmente considerando a atual epidemia em Minas Gerais.

O laboratório fará análises de amostras provenientes das secretarias municipais de saúde, incluindo Lavras e mais 50 municípios que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRSV).

O professor Bruno Del Bianco explica que na UFLA o teste será diferente do que é feito nos hospitais e postos de atendimento, em que são realizados testes rápidos os quais detectam o anticorpo produzido pelo organismo contra o vírus ou antígenos que não permitem identificar o sorotipo viral de dengue circulante. “O teste realizado pelo LabMol é mais sensível, pois detecta o vírus no sangue do paciente já nos primeiros dias de sintomas da doença, diferente dos testes rápidos que detectam os anticorpos produzidos pelo organismo contra o vírus, os quais são detectados geralmente após alguns dias de sintomas. Além disso, poderemos identificar qual sorotipo de vírus da dengue está mais prevalente em nossa região, o que irá contribuir com o controle epidemiológico da doença e com as secretarias municipais de saúde”, explica.

O LabMol/UFLA além de realizar o exame para detecção do vírus causador da dengue, também fará o diagnóstico para os vírus da zika e chikungunya, que são doenças que possuem um quadro clínico muito semelhante ao da dengue e que também são transmitidos pelo mosquito Aedes aegypt e tem acometido muitas pessoas atualmente. Assim, além de colaborar na detecção de novos casos de dengue, também irá identificar quais os tipos de vírus (DENV-1, DENV-2, DENV-3, DENV-4), ou se o paciente está infectado com o vírus da zika ou chikungunya ao invés da dengue.

Diante do cenário de epidemia da dengue, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) está sobrecarregada com todos os exames que estão sendo feitos em Minas Gerais. Assim, a contribuição da UFLA será imprescindível neste momento delicado de saúde pública, enfatiza o professor.

O Labmol/UFLA passou por uma reestruturação física e agora está situado no Departamento de Medicina. Além dessas arboviroses que passam a integrar os novos exames feitos no laboratório, em breve passará a fazer os diagnósticos de outros vírus respiratórios além da Covid-19. “Esse empenho em ampliar o número de doenças diagnosticadas pelo laboratório, o rápido diagnóstico e poder contribuir no controle epidemiológico de doenças de interesse em vigilância e saúde pública é um retorno que a UFLA oferece à comunidade de nossa região pelos recursos públicos investidos no laboratório, fortalecendo ainda mais o papel social da Faculdade de Ciências da Saúde/UFLA na região e desenvolvendo um ambiente mais integrado com a sociedade. Com a testagem na UFLA, os municípios terão maior celeridade no diagnóstico e, consequentemente, melhor controle dos casos positivos, além de um diagnóstico com maior acurácia.

Laboratório de Diagnóstico Molecular
O Laboratório de Diagnóstico Molecular (LabMol/UFLA), com nível de biossegurança 2 (NB2), é um Centro Colaborador à Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública de Minas Gerais - RELSP/MG para diagnósticos moleculares de doenças de interesse em saúde pública. Além de análises para diagnóstico da Covid-19, dos vírus dengue, zika e chikungunya, em breve, também passará a realizar diagnósticos com intuito de identificar outros vírus que causam doenças respiratórias, como Influenza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho