Vinte e quatro municípios concorrem com 30 projetos. Os vencedores da etapa estadual serão conhecidos no dia 17 de abril de 2024, em solenidade na sede do Sebrae Minas, a partir de 9 horas, com transmissão ao vivo pelo Youtube da instituição. Os projetos vencedores em cada categoria concorrerão na etapa nacional.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destaca que o propósito da instituição é impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas. “Essa transformação passa pelo desenvolvimento do território e dos pequenos negócios, que contribuem de forma significativa para a melhoria das condições de vida da população. Por isso, o Prêmio é importante para disseminar as boas práticas das gestões públicas municipais de estímulo ao empreendedorismo”, frisa.
Mais de 300 projetos, de cerca de 250 municípios no estado, foram inscritos, em 10 categorias: Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva, Turismo e Identidade Territorial, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Empreendedorismo Rural, Cidade Empreendedora, e Governança Territorial.
Confira abaixo os municípios e os projetos finalistas do XII PSPE:
Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo - Nova Lima: “Programa Elas no Comando”. - Patos de Minas: “Desburocratiza Patos”. - Pirapora: “Gestores em Rede para a Prosperidade Coletiva”.
Sala do Empreendedor - Cabo Verde: “Sala Mineira: Um hub de cultura empreendedora”. - Jaíba: “Da Sala ao Centro, um Salto para o Desenvolvimento”. - Janaúba: “Janaúba: Terra da Prosperidade!”.
Compras Governamentais - Jaboticatubas: “Jaboticatubas Valoriza”. - Jaíba: “O Jaíba, Fonte de Abastecimento Alimentar”. - Pirapora: “Compras Governamentais – Indutora do Desenvolvimento Local”.
Empreendedorismo na Escola - Ituiutaba: “Aprendizado para vida”. - Vargem Bonita: “ESCOLITO: Aprendendo a Empreender”. - Varginha: “1º Gintech- Gincana de Tecnologia da Rede Municipal”.
Inclusão Produtiva - Caxambu: “Central de Inclusão Produtiva”. - Congonhas: “Programa de Microcrédito Avança Congonhas”. - Viçosa: “Reinclusão Carcerária: Acreditar no Amanhã através da Costura Social”.
Turismo e Identidade Territorial - Conselheiro Lafaiete: “Festival Gastronômico Sabores das Villas”. - Ipanema: “Festa do Queijo”. - Uberaba: “Geoparque Uberaba Terra de Gigantes”.
Sustentabilidade e Meio Ambiente - Coqueiral: “Coqueiro Verde”. - Lontra: “Máquina de Triturar Vidros”. - Teófilo Otoni: “Programa de Aceleração do Saneamento”.
Empreendedorismo Rural - Paracatu: “Paracatu, a Locomotiva da Agricultura Familiar”. - Ponte Nova: “Cultivando Inovação: da Agricultura Familiar à Mesa". - Teófilo Otoni: “Frutifica Teó”.
Cidade Empreendedora - Paracatu: “Paracatu mais Empreendedora”. - Taiobeiras: “Taiobeiras – Cidade de Gente Vencedora”. - Uberaba: “Uberaba Terra de Gigantes: Uma Cidade Empreendedora”.
Governança Territorial - Bom Despacho: “CISICOM”. - Malacacheta: “Governança”. - Conselheiro Lafaiete: “Serviço de Inspeção, Sua Importância na Implantação do SIM Consorciado”.
Sobre o PSPE O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) visa conhecer, reconhecer, valorizar e disseminar as boas práticas das gestões públicas municipais de estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios. São avaliadas as iniciativas que transformam o ambiente de negócios nos diferentes territórios do Brasil, trazendo mais facilidade e incentivo aos empreendedores
O PSPE reconhece e dissemina boas práticas de gestão pública municipal que geram impactos positivos para microempreendedores Individual (MEI), Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), Agricultores Familiares, Produtores Rural, Pessoa Física, Artesãos, e Empreendimentos Econômicos Solidários, por consequência, para o desenvolvimento econômico local.
Em mais de 20 anos de premiação, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, antes conhecido como Prêmio Prefeito Empreendedor, já recebeu mais de 11 mil inscrições e premiou mais de mil práticas, que serviram de exemplo e deram orgulho para a população dos municípios brasileiros. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário