Pular para o conteúdo principal

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ATUA DESDE 2021 NO ACOLHIMENTO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

A maior parte da população de rua de Extrema possui família e mantém contato com parentes, mas se recusa a abandonar a condição de vulnerabilidade

A situação de rua é um problema constante, enfrentado pela maioria das cidades brasileiras e que levanta inúmeras questões, como a dependência química, a segurança pública e a vulnerabilidade social. Em Extrema, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realiza um trabalho amplo a fim de acolher e conscientizar estas pessoas sobre a importância da busca por tratamento, volta ao núcleo familiar e saída dos espaços públicos.

O trabalho da SMAS com a população de rua teve início em 2021, durante a pandemia de Covid-19, e tinha o objetivo de assistir essas pessoas que se encontravam ainda mais vulneráveis. Desde então, a secretaria desenvolveu etapas de acolhimento, tais como a abordagem social, o Espaço Re-Começar e o oferecimento de tratamentos, consultas e reaproximação com as famílias dos assistidos.

Abordagem social
A abordagem social é o primeiro contato da população de rua com a Assistência Social Municipal. Esse time atua na cidade inteira, durante todo o dia, por meio de um monitoramento constante e próximo, que permite a elaboração do mapeamento das necessidades de cada indivíduo a fim de direcioná-lo para a rede de proteção.

90% dessa população é composta por homens que, em sua maioria, possuem família e mantêm contato frequente com seus parentes, mas não aceitam retorno para casa ou auxílio da Prefeitura para sair desta situação.

Com a negativa, a Assistência busca oferecer o possível para a promoção da dignidade humana através do polo de acolhimento Espaço Re-Começar (antigo UAI), localizado na Rua São Lucas, 55, no Centro. O espaço tem capacidade para atender aproximadamente 12 pessoas e oferta pernoite (das 19h às 7h), alimentação, banho e disponibiliza máquina de lavar roupas para aqueles que assim desejarem. Quando há necessidade, também é solicitado atendimento médico e emissão de documentos.

CAPS
Esse trabalho atua de mãos dadas com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Extrema, que realiza um plano de ação individual para as pessoas em condição de rua. Seu objetivo é sensibilizar o cidadão para que aceite atendimento médico de enfrentamento ao uso prejudicial de drogas, uma vez que o vício é a principal causa da situação, promovendo a qualidade de vida, bem como a reabilitação social e psíquica para sua reinserção na sociedade.

“Dentro dessa abordagem que a Assistência Social tem feito constantemente às pessoas em situação de rua, ofertando cuidados e atenção às questões sociais, nós, do CAPS, também fazemos abordagens conjuntas constantemente e algumas abordagens em separado […]. Essas abordagens são contínuas, semanais, além dos grupos e atividades que a gente faz no CAPS, buscando trazer mais qualidade de vida e possibilidades para estas pessoas”, explicou o psicólogo do CAPS, Rodrigo Souza Collety.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/