Pular para o conteúdo principal

EVENTO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL CHEGA A VARGINHA NO DIA 26 DE MARÇO

Sebrae Minas e Genyx promovem ação que busca estimular os pequenos negócios do Sul de Minas na cadeia de energia fotovoltaica

Com o objetivo de apresentar aos pequenos negócios as tendências e oportunidades na cadeia de distribuição de energia fotovoltaica, o Sebrae Minas, em parceria com a empresa Geyx Solar, vai promover em Varginha, no Sul de Minas, o Minas Solar. O evento gratuito é considerado um dos maiores encontros do segmento no estado e ocorrerá das 8h às 18h, no Status Eventos. Os interessados podem se inscrever aqui.

Segundo estatísticas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Minas Gerais se tornou referência na produção de energia solar, representando 34% de toda capacidade instalada no Brasil. Somente em 2023, o estado aumentou 2,6 GW de geração fotovoltaica, totalizando 7,15 GW em operação.

Durante o Minas Solar, integradores, distribuidores, fabricantes e profissionais que atuam no mercado de energia sustentável apresentarão aos donos de pequenos negócios as novidades, investimentos, regulação, inovação, gestão, ambiente técnico e políticas públicas relacionadas ao setor.

“Essa é uma excelente oportunidade para empreendedores que desejam conhecer mais e investir nessa área e se aprofundarem sobre o assunto. Para isso, será realizada uma ampla programação de painéis e palestras com especialistas, além de feira de negócios que discutem alternativas mais sustentáveis de energia”, explica a analista do Sebrae Minas Amanda Cezário.

Região estratégica
Com cerca de 136 mil habitantes, Varginha está localizada a 314 quilômetros de Belo Horizonte. Com fortes índices de irradiação solar, pouca nebulosidade e boa oferta de terras, a região tornou-se ideal para a instalação das usinas solares fotovoltaicas. Dados da Aneel indicam que, atualmente, Varginha é um dos municípios com maior potência instalada do Sul de Minas, possuindo cerca de 14 MW de potência instalada e 727 sistemas fotovoltaicos. Diante desse cenário, 1.083 unidades consumidoras recebem créditos no segmento de geração distribuída, que são as usinas de micro e mini geração até 5 MW.

Minas Solar pelo estado
Varginha será a primeira cidade a receber o evento, em 26 de março. Até outubro, a agenda prevê encontros em Teófilo Otoni (17/4) Belo Horizonte (25/4), Ipatinga (23/5), Montes Claros (5/6), Patos de Minas (11/7), Juiz de Fora (1/8), Governador Valadares (12/9), Uberlândia (3/10) e Divinópolis (24/10).

 

Programação completa 

 

08h – Credenciamento e café de boas-vindas

08h30 – Abertura institucional

09h – Palestra magna:  “Desafios, avanços e oportunidades da energia solar no Brasil e no mundo”, com Bruno Catta Preta (Absolar)

9h40 às 10h40 – Vendas, operação e manutenção de usinas solares

10h55 – Visita aos estandes

11h15 – Apresentação do programa de aceleração para integradores 2023, com Diogo Lisboa e Amanda Luiza (Sebrae Minas)

11h35 às 12h15 – Políticas públicas no setor solar

12h30 – Intervalo para almoço

14h – “Desafios e oportunidades do marco legal da GD para 2024?” (Thiago Bao Ribeiro/ Bao Ribeiro Advogados)

14h25 – “Oportunidades para os integradores com o marco legal para 2024” (Priscila Santos/ Genyx)

14h50 – Debate com especialistas

15h às 15h40 – Oportunidades e desafios no mercado livre de energia

15h55 às 16h30 – Análise de crédito e financiamento no mercado fotovoltaico (Leandro Reguim/ Sicoob Credivar e Thiago Diniz/ Banco Genyx)

16h45 – Visita aos estandes

17h05 às 17h45 – Inovações no setor fotovoltaico

18h – Encerramento

 

SERVIÇO

Minas Solar em Varginha

Data: 26 de março

Horário: 8h às 18h

Local: Status Eventos – Rua Joaquim de Oliveira Tatim, 1100 – Jardim Ribeiro

Saiba mais:  https://www.sympla.com.br/evento/minas-solar/2317835

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

BOLSONARO PERDEU!

Na disputa mais acirrada desde a redemocratizão do país, os brasileiros foram às urnas para o 2° turno das eleições de 2022 escolher o novo presidente da República, vice-presidente, além de alguns estados o governador e vice-governador e, também alguns municípios, o novo prefeito e vice-prefeito. Apurados os votos, o Capitão perdeu! Jair Messias Bolsonaro é o primeiro presidente do Brasil a não ser reeleito, desde ela que foi instituída no país. Luiz Inácio Lula da Silva, vai para o terceiro mandando como presidente da República, tendo como vice-presidente o ex-governador de São Paulo por quatro mandatos e ex-prefeito de Pindamonhangaba, Geraldo Alckmin. Romeu Zema, que foi reeleito governador de Minas no 1º turno com ampla votação, muitos destes votos de eleitores de Lula, assumiu a coordenação da campanha de Jair Bolsonaro em Minas neste 2° turno. Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas é o Estado-chave em toda eleição presidencial. E foi Minas, sob Governo Zema, que impôs a d...