Pular para o conteúdo principal

EVENTO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL CHEGA A VARGINHA NO DIA 26 DE MARÇO

Sebrae Minas e Genyx promovem ação que busca estimular os pequenos negócios do Sul de Minas na cadeia de energia fotovoltaica

Com o objetivo de apresentar aos pequenos negócios as tendências e oportunidades na cadeia de distribuição de energia fotovoltaica, o Sebrae Minas, em parceria com a empresa Geyx Solar, vai promover em Varginha, no Sul de Minas, o Minas Solar. O evento gratuito é considerado um dos maiores encontros do segmento no estado e ocorrerá das 8h às 18h, no Status Eventos. Os interessados podem se inscrever aqui.

Segundo estatísticas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Minas Gerais se tornou referência na produção de energia solar, representando 34% de toda capacidade instalada no Brasil. Somente em 2023, o estado aumentou 2,6 GW de geração fotovoltaica, totalizando 7,15 GW em operação.

Durante o Minas Solar, integradores, distribuidores, fabricantes e profissionais que atuam no mercado de energia sustentável apresentarão aos donos de pequenos negócios as novidades, investimentos, regulação, inovação, gestão, ambiente técnico e políticas públicas relacionadas ao setor.

“Essa é uma excelente oportunidade para empreendedores que desejam conhecer mais e investir nessa área e se aprofundarem sobre o assunto. Para isso, será realizada uma ampla programação de painéis e palestras com especialistas, além de feira de negócios que discutem alternativas mais sustentáveis de energia”, explica a analista do Sebrae Minas Amanda Cezário.

Região estratégica
Com cerca de 136 mil habitantes, Varginha está localizada a 314 quilômetros de Belo Horizonte. Com fortes índices de irradiação solar, pouca nebulosidade e boa oferta de terras, a região tornou-se ideal para a instalação das usinas solares fotovoltaicas. Dados da Aneel indicam que, atualmente, Varginha é um dos municípios com maior potência instalada do Sul de Minas, possuindo cerca de 14 MW de potência instalada e 727 sistemas fotovoltaicos. Diante desse cenário, 1.083 unidades consumidoras recebem créditos no segmento de geração distribuída, que são as usinas de micro e mini geração até 5 MW.

Minas Solar pelo estado
Varginha será a primeira cidade a receber o evento, em 26 de março. Até outubro, a agenda prevê encontros em Teófilo Otoni (17/4) Belo Horizonte (25/4), Ipatinga (23/5), Montes Claros (5/6), Patos de Minas (11/7), Juiz de Fora (1/8), Governador Valadares (12/9), Uberlândia (3/10) e Divinópolis (24/10).

 

Programação completa 

 

08h – Credenciamento e café de boas-vindas

08h30 – Abertura institucional

09h – Palestra magna:  “Desafios, avanços e oportunidades da energia solar no Brasil e no mundo”, com Bruno Catta Preta (Absolar)

9h40 às 10h40 – Vendas, operação e manutenção de usinas solares

10h55 – Visita aos estandes

11h15 – Apresentação do programa de aceleração para integradores 2023, com Diogo Lisboa e Amanda Luiza (Sebrae Minas)

11h35 às 12h15 – Políticas públicas no setor solar

12h30 – Intervalo para almoço

14h – “Desafios e oportunidades do marco legal da GD para 2024?” (Thiago Bao Ribeiro/ Bao Ribeiro Advogados)

14h25 – “Oportunidades para os integradores com o marco legal para 2024” (Priscila Santos/ Genyx)

14h50 – Debate com especialistas

15h às 15h40 – Oportunidades e desafios no mercado livre de energia

15h55 às 16h30 – Análise de crédito e financiamento no mercado fotovoltaico (Leandro Reguim/ Sicoob Credivar e Thiago Diniz/ Banco Genyx)

16h45 – Visita aos estandes

17h05 às 17h45 – Inovações no setor fotovoltaico

18h – Encerramento

 

SERVIÇO

Minas Solar em Varginha

Data: 26 de março

Horário: 8h às 18h

Local: Status Eventos – Rua Joaquim de Oliveira Tatim, 1100 – Jardim Ribeiro

Saiba mais:  https://www.sympla.com.br/evento/minas-solar/2317835

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...