Pular para o conteúdo principal

INICIATIVA REALIZADA EM LAVRAS É UMA DAS VENCEDORAS DA ETAPA ESTADUAL DO PRÊMIO EDUCADOR TRANSFORMADOR

Professores de Dom Viçoso, Varginha e Lavras estão entre os finalistas
 Pesquisador e analista de incubação Diego Pereira Costa

Três projetos do Sul de Minas estão entre os 21 ganhadores estaduais da segunda edição do Prêmio Educador Transformador, uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Bett Brasil e o Instituto Significare. A premiação tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar iniciativas e ideias transformadoras implementadas por professores e gestores de escolas públicas ou privadas de todo o Brasil.

Três projetos do Sul de Minas estão entre os 21 ganhadores estaduais da segunda edição do Prêmio Educador Transformador, uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Bett Brasil e o Instituto Significare. A premiação tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar iniciativas e ideias transformadoras implement

De Dom Viçoso, o projeto “Meio Ambiente e Empreendedorismo” foi o grande vencedor na categoria Educação Infantil. Com o título “Da Escola para a Vida”, Varginha ficou com a primeira colocação na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Já Lavras ficou em primeiro lugar na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o projeto “Práticas empreendedoras: experiências cooperativas e criativas na escola”. 

Também foram premiados em Minas Gerais trabalhos em outras quatro categorias: Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio Regular, Educação Profissional e Educação Superior. Todos os 21 finalistas vão representar o estado na disputa regional – que acontecerá de forma on-line entre os dias 27 de março e 3 de abril – e concorrerão com trabalhos de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

“Minas Gerais é atualmente referência na atuação em Educação Empreendedora, com mais de 640 mil alunos e 56 mil professores atendidos no ano passado com as ações do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). Os números refletem o quanto o estado evolui em projetos inovadores desenvolvidos no ambiente de sala de aula. O Prêmio Educador Transformador é mais uma iniciativa importante, que reforça o quanto o trabalho nas instituições públicas e privadas mineiras vem sendo cada vez mais bem estruturado”, ressalta a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Minas, Fabiana Pinho.

Meio Ambiente e Empreendedorismo (Dom Viçoso)
De autoria de Isabel Dulcimar Moreira, da Escola Municipal Rui Barbosa, o projeto foi desenvolvido com crianças de quatro anos, para incentivar o cuidado com o meio ambiente, por meio de práticas sustentáveis. Para isso, foram plantadas flores, temperos caseiros, plantas medicinais (hortelã, erva doce e outros) e árvores frutíferas, que culminaram em uma feira empreendedora para a venda de mudas.

Da Escola para a Vida (Varginha)
A educadora Vera Ângela de Souza Roque, da Escola Municipal Matheus Tavares, fez do excesso de lixo encontrado no entorno da escola e a consequente falta de conscientização ambiental o ponto central do projeto. A partir de uma campanha na comunidade para o recolhimento e venda de lixo eletrônico, a iniciativa consistiu em construir, em sala de aula, robôs de sucata. Leituras em grupo, rodas de conversa e oficinas práticas fizeram parte do processo.

Práticas empreendedoras: experiências cooperativas e criativas na escola (Lavras)
Com o propósito de estimular o comportamento crítico-reflexivo dos estudantes por meio do empreendedorismo, o projeto consiste em transformar ideias em possíveis protótipos e/ ou experimentos através da aplicação do Design Thinking (DT), visto que esse conceito estimula o aluno à curiosidade e à criatividade, por meio da participação e interação. Durante a iniciativa, cuja equipe envolvida no projeto é composta pelo doutorando em Administração Diego Pereira Costa pela UFLA, pela mestra em Letras Aline Carvalho Veiga e pela professora do Departamento de Administração e Economia (DAE) da UFLA Daniela Meirelles Andrade, foram promovidos bate-papo com empreendedores locais, cursos, oficinas, visita técnica e feira cultural empreendedora para exposição e/ou demonstração dos produtos criados.

Resultado da dissertação do pesquisador e analista de incubação Diego Pereira Costa, o projeto é uma parceria do Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Setor Público (Niesp) e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec/UFLA). Além disso, conta com a colaboração da Escola Estadual Dora Matarazzo, representada pela parceria com a professora Aline Carvalho Veiga, e de todos os parceiros que participaram das ações durante o projeto.

Sobre o Prêmio Educador Transformador
A segunda edição do prêmio contou com 3.460 projetos inscritos pelos educadores de todo o país. Do total, 400 foram de Minas Gerais, que liderou o ranking entre os estados que mais apresentaram trabalhos inovadores - na sequência, vieram São Paulo (368), Paraná (326) e Rio Grande do Sul (315).

Os projetos pedagógicos tiveram formatos diversos, como atividades, estudos, jogos, metodologias, cursos, tecnologias, desafios, apresentações, competições, serviços ou produtos. Foram aceitos trabalhos de professores de 2021 a 2023 vinculados a instituições de ensino públicas e privadas.

Final nacional
O anúncio dos ganhadores na etapa final está previsto para o fim de abril, durante a 29ª edição da Bett Brasil. Os campeões em cada categoria vão participar de uma missão técnica nacional (ainda a ser definido) e receberão troféus e certificados.

Veja os vencedores em cada categoria:


Educação Infantil




Ensino Fundamental (anos iniciais)




Ensino Fundamental (anos finais)


Ensino Médio



Ensino Superior



Ensino Profissional


Educação de Jovens e Adultos (EJA)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...