segunda-feira, 25 de março de 2024

INICIATIVA REALIZADA EM LAVRAS É UMA DAS VENCEDORAS DA ETAPA ESTADUAL DO PRÊMIO EDUCADOR TRANSFORMADOR

Professores de Dom Viçoso, Varginha e Lavras estão entre os finalistas
 Pesquisador e analista de incubação Diego Pereira Costa

Três projetos do Sul de Minas estão entre os 21 ganhadores estaduais da segunda edição do Prêmio Educador Transformador, uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Bett Brasil e o Instituto Significare. A premiação tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar iniciativas e ideias transformadoras implementadas por professores e gestores de escolas públicas ou privadas de todo o Brasil.

Três projetos do Sul de Minas estão entre os 21 ganhadores estaduais da segunda edição do Prêmio Educador Transformador, uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Bett Brasil e o Instituto Significare. A premiação tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar iniciativas e ideias transformadoras implement

De Dom Viçoso, o projeto “Meio Ambiente e Empreendedorismo” foi o grande vencedor na categoria Educação Infantil. Com o título “Da Escola para a Vida”, Varginha ficou com a primeira colocação na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Já Lavras ficou em primeiro lugar na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o projeto “Práticas empreendedoras: experiências cooperativas e criativas na escola”. 

Também foram premiados em Minas Gerais trabalhos em outras quatro categorias: Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio Regular, Educação Profissional e Educação Superior. Todos os 21 finalistas vão representar o estado na disputa regional – que acontecerá de forma on-line entre os dias 27 de março e 3 de abril – e concorrerão com trabalhos de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

“Minas Gerais é atualmente referência na atuação em Educação Empreendedora, com mais de 640 mil alunos e 56 mil professores atendidos no ano passado com as ações do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). Os números refletem o quanto o estado evolui em projetos inovadores desenvolvidos no ambiente de sala de aula. O Prêmio Educador Transformador é mais uma iniciativa importante, que reforça o quanto o trabalho nas instituições públicas e privadas mineiras vem sendo cada vez mais bem estruturado”, ressalta a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Minas, Fabiana Pinho.

Meio Ambiente e Empreendedorismo (Dom Viçoso)
De autoria de Isabel Dulcimar Moreira, da Escola Municipal Rui Barbosa, o projeto foi desenvolvido com crianças de quatro anos, para incentivar o cuidado com o meio ambiente, por meio de práticas sustentáveis. Para isso, foram plantadas flores, temperos caseiros, plantas medicinais (hortelã, erva doce e outros) e árvores frutíferas, que culminaram em uma feira empreendedora para a venda de mudas.

Da Escola para a Vida (Varginha)
A educadora Vera Ângela de Souza Roque, da Escola Municipal Matheus Tavares, fez do excesso de lixo encontrado no entorno da escola e a consequente falta de conscientização ambiental o ponto central do projeto. A partir de uma campanha na comunidade para o recolhimento e venda de lixo eletrônico, a iniciativa consistiu em construir, em sala de aula, robôs de sucata. Leituras em grupo, rodas de conversa e oficinas práticas fizeram parte do processo.

Práticas empreendedoras: experiências cooperativas e criativas na escola (Lavras)
Com o propósito de estimular o comportamento crítico-reflexivo dos estudantes por meio do empreendedorismo, o projeto consiste em transformar ideias em possíveis protótipos e/ ou experimentos através da aplicação do Design Thinking (DT), visto que esse conceito estimula o aluno à curiosidade e à criatividade, por meio da participação e interação. Durante a iniciativa, cuja equipe envolvida no projeto é composta pelo doutorando em Administração Diego Pereira Costa pela UFLA, pela mestra em Letras Aline Carvalho Veiga e pela professora do Departamento de Administração e Economia (DAE) da UFLA Daniela Meirelles Andrade, foram promovidos bate-papo com empreendedores locais, cursos, oficinas, visita técnica e feira cultural empreendedora para exposição e/ou demonstração dos produtos criados.

Resultado da dissertação do pesquisador e analista de incubação Diego Pereira Costa, o projeto é uma parceria do Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Setor Público (Niesp) e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec/UFLA). Além disso, conta com a colaboração da Escola Estadual Dora Matarazzo, representada pela parceria com a professora Aline Carvalho Veiga, e de todos os parceiros que participaram das ações durante o projeto.

Sobre o Prêmio Educador Transformador
A segunda edição do prêmio contou com 3.460 projetos inscritos pelos educadores de todo o país. Do total, 400 foram de Minas Gerais, que liderou o ranking entre os estados que mais apresentaram trabalhos inovadores - na sequência, vieram São Paulo (368), Paraná (326) e Rio Grande do Sul (315).

Os projetos pedagógicos tiveram formatos diversos, como atividades, estudos, jogos, metodologias, cursos, tecnologias, desafios, apresentações, competições, serviços ou produtos. Foram aceitos trabalhos de professores de 2021 a 2023 vinculados a instituições de ensino públicas e privadas.

Final nacional
O anúncio dos ganhadores na etapa final está previsto para o fim de abril, durante a 29ª edição da Bett Brasil. Os campeões em cada categoria vão participar de uma missão técnica nacional (ainda a ser definido) e receberão troféus e certificados.

Veja os vencedores em cada categoria:


Educação Infantil




Ensino Fundamental (anos iniciais)




Ensino Fundamental (anos finais)


Ensino Médio



Ensino Superior



Ensino Profissional


Educação de Jovens e Adultos (EJA)


Nenhum comentário: