Pular para o conteúdo principal

MP E PARCEIROS LANÇAM GRUPO DE INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA EXTREMA NAS ESCOLAS

Iniciativa busca integrar Ministério Público, Estado, PMMG e PCMG para prevenir, acompanhar e estabelecer estratégias de neutralização a esses casos em Minas Gerais

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lançou, na manhã desta quarta-feira, 6 de março, o Grupo de Intervenção Estratégica de Enfrentamento da Violência Extrema nas Escolas no estado (GIE-Eescolas). A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e das polícias Civil e Militar.

O grupo será um fórum deliberativo no qual se definirão parâmetros da apuração coordenada e integrada dos órgãos no enfrentamento aos casos de violência extrema nas escolas, com objetivo de prevenir, acompanhar e estruturar dados e estratégias de neutralização.

A resolução que cria grupo foi assinada pelo procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; pela promotora de Justiça Ana Carolina Zambom, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Caoeduc); além do secretário de Estado Adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Edgard Estevo da Silva; do comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Passi do Nascimento; e da chefe da PCMG, Letícia Baptista Reis.

Ao apresentar a finalidade do GIE-Escolas, a promotora de Justiça Ana Carolina Zambom citou o desafio do Poder Público em lidar com uma questão tão sensível e complexa, em um universo que envolve cerca de 16 mil escolas no estado. “O projeto é pautado numa cultura de colaboração, inteligência e resposta imediata. O grupo reunirá dados de várias fontes, de registros do sistema de segurança e escolares, de redes sociais, com a finalidade de integrar informações, o que permite uma análise do problema da violência escolar e auxilia na formulação de padrões, pontos críticos, tendências e ameaças”, explicou.

A coordenadora do Caoeduc ainda salientou que o grupo representa uma unidade de difusão de conhecimento. “Essa abordagem colaborativa fortalece a capacidade de detectar, prevenir e responder às ameaças de violência”, apontou. Acrescentou que o grupo adotará uma estratégia de criar sinais de alerta e estabelecer as medidas necessárias em tempo real. A promotora também ressaltou a importância da participação das escolas, como verdadeiras incubadoras de cidadania.

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, também enfatizou a importância do trabalho de inteligência e articulação entre as instituições. “Nosso estado tem dado o exemplo de cooperação e harmonia. Além disso, a busca de uma solução para esse problema passa pela educação, pela promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes e pelos investimentos do Estado em políticas públicas”.

Seminário sobre segurança escolar
O evento de lançamento do GIE-ESCOLA marcou também a realização do seminário “Segurança Escolar e Novas Fronteiras da Inteligência”, organizado com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPMG.

A iniciativa conta com a apresentação “Ataques de Violência Extrema em Escolas do Brasil", realizada pela professora do Departamento de Psicologia Educacional da UNICAMP, Telma Pileggi Vinha; "Ataques às Instituições Escolares: do preconceito ao ódio; a constituição de um extremista", com o agente da Polícia Federal Carlos Frederico Felício Fagundes; bem como com a apresentação de caso prático de atuação do GIE-Escolas, feita pelo coordenador do Gaecibe, Mauro da Fonseca Ellovitch; pelo diretor da Agência Central de Inteligência da SEJUSP/MG, Murillo Ribeiro de Lima, pelo coronel da Polícia Militar de Minas Gerais Miller França Michalick e pelo delegado de Polícia Civil Vitor Amaro Beduschi Beloti.

O seminário é encerrado com a palestra "Escola Segura - Boas Práticas de Atuação no Ciberespaço", ministrada pelo coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, delegado Alesandro Gonçalves Barreto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho