Pular para o conteúdo principal

OTIMISMO DE EMPRESÁRIOS DO CESUL TEM FORTE MELHORA


No dia 08 de março, ocorreu a primeira reunião de 2024 do Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL), na qual aplicou-se a pesquisa para levantamento da confiança do empresariado. Os resultados mostraram uma considerável melhora no otimismo dos pesquisados em comparação com a última sondagem realizada em dezembro de 2023 e também em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Todos os quesitos, tanto no contexto atual quanto futuro, tiveram melhoria, com destaque para as fortes elevações em Segmento de Atuação e Vendas.

O índice geral de confiança (obtido pela média entre a percepção atual e futura) atingiu nível de 105,25, uma alta de 8 pontos em comparação com a pesquisa anterior. O nível atual de confiança (referente ao 1° trimestre/2024) apresentou resultado de 103,67, elevação de 6 pontos em relação à última sondagem. Já a perspectiva futura para o segundo trimestre de 2024 demonstrou índice de 106,83 com incremento de 10 pontos comparado com o resultado anterior.

Em relação ao contexto atual, somente no quesito Economia Nacional os entrevistados demonstraram percepção pessimista, porém com nível melhor comparado com a última pesquisa. Todos os demais quesitos ficaram no campo positivo, com destaque para Segmento de Atuação, Vendas e Contratações; resultado muito significativo tendo em vista que geralmente no primeiro trimestre apresentam-se quedas nessas áreas.

Para as perspectivas futuras referentes ao segundo trimestre de 2024, os empresários estão otimistas em quatro quesitos: Contratações, Investimentos, Segmento de Atuação e Vendas. Todos estes tiveram forte recuperação em comparação com a última sondagem, o que é muito importante principalmente no que tange aos investimentos e contratações que são essenciais para o dinamismo econômico regional. O quesito Inadimplência teve resultado neutro e a Economia Nacional manteve-se no campo pessimista.

O aumento do consumo no início deste ano e a melhoria nas previsibilidades e perspectivas de um quadro mais favorável nos próximos meses ajudam a explicar esse otimismo empresarial após o forte pessimismo no final de 2023. Este resultado do CESUL acompanha de perto outras pesquisas de confiança a nível nacional, como por exemplo da FGV.

No entanto, a economia nacional ainda permaneceu no campo negativo e pessimista da análise. As taxas de juros ainda elevadas, o alto custo do crédito, as incertezas sobre a maneira como se dará a continuidade na reforma tributária e alguns desgastes políticos do governo explicam essa percepção dos empresários sobre esse quesito. É de ampla necessidade a melhoria nesses aspectos para que o empresariado se sinta mais confiante com a economia.

Confira as pesquisas completas clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.