Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORA DA UFLA ABORDA SITUAÇÃO DA DENGUE NA MAIOR REVISTA CIENTÍFICA DO MUNDO


A Nature é uma revista científica britânica publicada pela primeira vez em 4 de novembro de 1869. Foi classificada como a revista científica mais citada do mundo e tem um público on-line de cerca de 3 milhões de leitores únicos por mês.

Nesta sexta-feira, dia 1° de março, a Nature abordou a situação da dengue no Brasil. Sob o título "Brazil's record dengue surge: why a vaccine campaign is unlikely to stop it - Aumento recorde de dengue no Brasil: por que é improvável que uma campanha de vacina o detenha", a reportagem assinada por Mariana Lenharo destaca que a escassez de vacinas e os persistentes problemas de saneamento ameaçam o sucesso da primeira campanha pública de vacinação do mundo contra o vírus da dengue.

E a Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio do trabalho da pesquisadora Joziana Barçante de Paiva Muniz, foi destaque na maior revista científica do mundo. Joziana é professora do Departamento de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da UFLA e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Biomédica (NUPEB).

A pesquisadora da UFLA disse a Nature que "temos observado a presença de Aedes aegypti, larvas onde antes não as encontrávamos”, diz ela. Ainda segundo Joziana Barçante, "é comumente entendido que o mosquito prefere se reproduzir em água limpa, mas estudos mostram que agora ele é capaz de se reproduzir até mesmo em poças e esgotos".

Segundo a Nature, a imunidade natural limitada também está contribuindo para o aumento. A dengue é causada por quatro subtipos virais distintos – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Depois de vários anos em que os dois primeiros predominaram no Brasil, os dois últimos retornaram recentemente. Muitos brasileiros são vulneráveis a esses subtipos e, portanto, têm maior probabilidade de serem infectados.

A matéria completa pode acessada em: https://www.nature.com/articles/d41586-024-00626-3

*Por Jornalismo Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.