Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORA DA UFLA ABORDA SITUAÇÃO DA DENGUE NA MAIOR REVISTA CIENTÍFICA DO MUNDO


A Nature é uma revista científica britânica publicada pela primeira vez em 4 de novembro de 1869. Foi classificada como a revista científica mais citada do mundo e tem um público on-line de cerca de 3 milhões de leitores únicos por mês.

Nesta sexta-feira, dia 1° de março, a Nature abordou a situação da dengue no Brasil. Sob o título "Brazil's record dengue surge: why a vaccine campaign is unlikely to stop it - Aumento recorde de dengue no Brasil: por que é improvável que uma campanha de vacina o detenha", a reportagem assinada por Mariana Lenharo destaca que a escassez de vacinas e os persistentes problemas de saneamento ameaçam o sucesso da primeira campanha pública de vacinação do mundo contra o vírus da dengue.

E a Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio do trabalho da pesquisadora Joziana Barçante de Paiva Muniz, foi destaque na maior revista científica do mundo. Joziana é professora do Departamento de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da UFLA e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Biomédica (NUPEB).

A pesquisadora da UFLA disse a Nature que "temos observado a presença de Aedes aegypti, larvas onde antes não as encontrávamos”, diz ela. Ainda segundo Joziana Barçante, "é comumente entendido que o mosquito prefere se reproduzir em água limpa, mas estudos mostram que agora ele é capaz de se reproduzir até mesmo em poças e esgotos".

Segundo a Nature, a imunidade natural limitada também está contribuindo para o aumento. A dengue é causada por quatro subtipos virais distintos – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Depois de vários anos em que os dois primeiros predominaram no Brasil, os dois últimos retornaram recentemente. Muitos brasileiros são vulneráveis a esses subtipos e, portanto, têm maior probabilidade de serem infectados.

A matéria completa pode acessada em: https://www.nature.com/articles/d41586-024-00626-3

*Por Jornalismo Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.