Pular para o conteúdo principal

PROJETO PILOTO DO "NOSSO MERCADO" SERÁ INAUGURADO NESTA SEXTA, EM NEPOMUCENO

Sebrae Minas, Prefeitura de Nepomuceno e donos de pequenos negócios locais unem esforços para promover um ambiente mais atrativo para o comércio, gastronomia e turismo da cidade

Nesta sexta-feira, dia 22 de março, em Nepomuceno, no Sul de Minas, será inaugurado o Mercado Municipal Sílvio Lucas, construído na antiga rodoviária da cidade. O centro comercial foi o primeiro a passar por todas as fases do projeto ‘Nosso Mercado’, um esforço conjunto entre o Sebrae Minas e a Prefeitura Municipal. A iniciativa prevê a implementação de um modelo de gestão mais adequado às necessidades do município, impulsionando o comércio, gastronomia e turismo na região, além de criar oportunidades de emprego e aumento da renda da população.

Em 2021, teve início a construção do mercado em Nepomuceno, como parte de uma iniciativa da prefeitura para revitalizar um dos principais pontos da cidade: a antiga rodoviária - situada na Rua Capitão Francisco Lima, 45, no Centro -, desativada desde 2015.

Em agosto de 2023, o poder público municipal estabeleceu uma parceria estratégica com o Sebrae Minas para a implementação do modelo ideal de gestão, operação e manutenção do novo centro comercial. Assim foi criado o projeto ‘Nosso Mercado’. “Depois de muita luta conseguimos finalizar a construção do prédio. Porém, tínhamos ainda pela frente um grande desafio: como o mercado iria funcionar? Foi então que procuramos o Sebrae Minas para nos ajudar a encontrar uma solução que oferecesse um modelo administrativo que conduzisse a uma melhor gestão do mercado”, explica a prefeita de Nepomuceno, Iza Menezes.

A primeira ação do projeto foi a realização de um estudo técnico de viabilidade, baseado nas necessidades, dificuldades e expectativas da prefeitura, comerciantes e da própria população. O Sebrae Minas também mobilizou e apoiou a formação da governança local com a criação da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal de Nepomuceno (ACMMN).

“A importância da associação está vinculada à união e representatividade dos interesses dos comerciantes, entre eles, a melhoria da infraestrutura do mercado, oferecendo maior comodidade e conforto aos nossos clientes. Nosso objetivo é fazer do mercado um ponto de encontro para aqueles que querem conhecer os sabores e aromas da nossa terra de forma única”, com a presidente da ACMMN, Allana Bernardes.

Após esse trabalho, foi recomendada a implementação do modelo de autogestão do mercado. Neste caso, a administração municipal concede à entidade representativa dos comerciantes a responsabilidade pela gestão, operação, manutenção e organização do espaço. “Ninguém melhor que os próprios comerciantes para tomar decisões e propor soluções que garantam o cumprimento das normas, a qualidade dos produtos e a segurança dos visitantes”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

A consultoria do programa ‘Nosso Mercado’ resultou também na elaboração e divulgação do edital de seleção dos 12 estabelecimentos que funcionarão no mercado, entre eles: cafeterias, açougues, loja de presentes e hortifrutigranjeiro. Os comerciantes assim como as lideranças tiveram a oportunidade de participar de uma visita técnica ao Mercado Central de Belo Horizonte. “Os participantes conheceram in loco boas práticas em gestão, operação, layout e infraestrutura do espaço, além do mix de produtos oferecido. Ao longo do projeto foram executadas ações para tornar os negócios mais competitivos, oferecendo um atendimento diferenciado e de excelência aos visitantes, e estimulando a economia local e a permanência da renda dentro do próprio município”, destaca Marcelo Silva.

O próximo passo dos comerciantes do mercado será a busca de novas parcerias e investimentos para capacitação nas áreas de gestão, marketing e finanças.

Ampliação do projeto
Além de Nepomuceno, outros cinco mercados municipais em Minas Gerais recebem o apoio do Sebrae Minas por meio do projeto ‘Nosso Mercado’. São eles: Itapecerica, Governador Valadares, Patos de Minas, Divinópolis e Brasília de Minas. Com exceção das cidades de Divinópolis e Itapecerica, os outros três centros comerciais já estão em funcionamento. Em 2024, outras oito cidades do estado, ainda não definidas, deverão ser beneficiadas pelas ações do projeto ‘Nosso Mercado’.

Como cada mercado apresenta suas próprias características e está em diferentes estágios de desenvolvimento gerencial e estrutural, o projeto 'Nosso Mercado' é adaptado à realidade de cada município. Assim, é possível que um mercado passe por todas as fases do projeto ou receba suporte apenas em determinadas etapas, dependendo das necessidades e grau de maturidade do ponto comercial.

Serviço

Inauguração do projeto piloto “Nosso Mercado”

Mercado Municipal Silvio Lucas

Dia 22 de março, às 10h

Rua Capitão Francisco Lima, 45, Centro

Nepomuceno/MG


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

VIDENTE DO SUL DE MINAS TERIA ANUNCIADO A MORTE DE DILMA

Vidente era amiga e confidente de Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves Corre pela internet, tão rápido como o vento, uma suposta profecia catastrófica atribuída à vidente mineira Neyla Alckmin, falecida há mais de dez anos, cujos termos insinuam a morte da presidente eleita Dilma Rousseff logo após a posse, seguida por um período de caos para o Brasil. O texto, sem assinatura e indicação de origem, seria parte de um manuscrito deixado pela sensitiva. Segundo consta, Neyla Alckmin aparecia com frequência na televisão e nas revistas para fazer previsões, especialmente no período eleitoral. Morava na Cidade de Conceição do Rio Verde, próximo a São Lourenço, no Sul de Minas Gerais. A favor dela conta-se que foi conselheira de Juscelino Kubitschek e de Tancredo Neves. Segundo reportagem publicada no jornal “O Estado de S.Paulo”, edição de 19 de junho de 2008, foi Neyla quem apontou para o empresário Eike Batista os principais pontos da Bacia de Campos para exploração. Chegou a produzir...

MG INVESTE R$2 MILHÕES EM RODOVIAS

Bom Sucesso, São Tiago e Nazareno serão contempladas A região do Campo das Vertentes será contemplada com cerca de R$2 milhões para o melhoramento e pavimentação das rodovias estaduais MG-355, no trecho entre São Tiago, Mercês de Água Limpa e Bom Sucesso, com 45 quilômetros de extensão, e na LMG-841, que liga Mercês de Água Limpa a Nazareno, em um percurso de 24 quilômetros. Os recursos para obra serão provenientes do Tesouro Estadual, de acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). A assessoria informou ainda que o processo do trecho entre Mercês de Água Limpa e Nazareno está mais adiantado, pois o Governo de Minas já autorizou no dia 20 de abril a empresa Engenheiros e Economistas Consultores (Enecom S.A.), ganhadora da licitação, a começar a elaborar o projeto para a LMG-841 orçado em quase R$800 mil. Já na MG-355, de 45 quilômetros, ainda está sendo definido o valor que será disponibilizado para a recuperação da via, i...