Pular para o conteúdo principal

PROJETO PILOTO DO "NOSSO MERCADO" SERÁ INAUGURADO NESTA SEXTA, EM NEPOMUCENO

Sebrae Minas, Prefeitura de Nepomuceno e donos de pequenos negócios locais unem esforços para promover um ambiente mais atrativo para o comércio, gastronomia e turismo da cidade

Nesta sexta-feira, dia 22 de março, em Nepomuceno, no Sul de Minas, será inaugurado o Mercado Municipal Sílvio Lucas, construído na antiga rodoviária da cidade. O centro comercial foi o primeiro a passar por todas as fases do projeto ‘Nosso Mercado’, um esforço conjunto entre o Sebrae Minas e a Prefeitura Municipal. A iniciativa prevê a implementação de um modelo de gestão mais adequado às necessidades do município, impulsionando o comércio, gastronomia e turismo na região, além de criar oportunidades de emprego e aumento da renda da população.

Em 2021, teve início a construção do mercado em Nepomuceno, como parte de uma iniciativa da prefeitura para revitalizar um dos principais pontos da cidade: a antiga rodoviária - situada na Rua Capitão Francisco Lima, 45, no Centro -, desativada desde 2015.

Em agosto de 2023, o poder público municipal estabeleceu uma parceria estratégica com o Sebrae Minas para a implementação do modelo ideal de gestão, operação e manutenção do novo centro comercial. Assim foi criado o projeto ‘Nosso Mercado’. “Depois de muita luta conseguimos finalizar a construção do prédio. Porém, tínhamos ainda pela frente um grande desafio: como o mercado iria funcionar? Foi então que procuramos o Sebrae Minas para nos ajudar a encontrar uma solução que oferecesse um modelo administrativo que conduzisse a uma melhor gestão do mercado”, explica a prefeita de Nepomuceno, Iza Menezes.

A primeira ação do projeto foi a realização de um estudo técnico de viabilidade, baseado nas necessidades, dificuldades e expectativas da prefeitura, comerciantes e da própria população. O Sebrae Minas também mobilizou e apoiou a formação da governança local com a criação da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal de Nepomuceno (ACMMN).

“A importância da associação está vinculada à união e representatividade dos interesses dos comerciantes, entre eles, a melhoria da infraestrutura do mercado, oferecendo maior comodidade e conforto aos nossos clientes. Nosso objetivo é fazer do mercado um ponto de encontro para aqueles que querem conhecer os sabores e aromas da nossa terra de forma única”, com a presidente da ACMMN, Allana Bernardes.

Após esse trabalho, foi recomendada a implementação do modelo de autogestão do mercado. Neste caso, a administração municipal concede à entidade representativa dos comerciantes a responsabilidade pela gestão, operação, manutenção e organização do espaço. “Ninguém melhor que os próprios comerciantes para tomar decisões e propor soluções que garantam o cumprimento das normas, a qualidade dos produtos e a segurança dos visitantes”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

A consultoria do programa ‘Nosso Mercado’ resultou também na elaboração e divulgação do edital de seleção dos 12 estabelecimentos que funcionarão no mercado, entre eles: cafeterias, açougues, loja de presentes e hortifrutigranjeiro. Os comerciantes assim como as lideranças tiveram a oportunidade de participar de uma visita técnica ao Mercado Central de Belo Horizonte. “Os participantes conheceram in loco boas práticas em gestão, operação, layout e infraestrutura do espaço, além do mix de produtos oferecido. Ao longo do projeto foram executadas ações para tornar os negócios mais competitivos, oferecendo um atendimento diferenciado e de excelência aos visitantes, e estimulando a economia local e a permanência da renda dentro do próprio município”, destaca Marcelo Silva.

O próximo passo dos comerciantes do mercado será a busca de novas parcerias e investimentos para capacitação nas áreas de gestão, marketing e finanças.

Ampliação do projeto
Além de Nepomuceno, outros cinco mercados municipais em Minas Gerais recebem o apoio do Sebrae Minas por meio do projeto ‘Nosso Mercado’. São eles: Itapecerica, Governador Valadares, Patos de Minas, Divinópolis e Brasília de Minas. Com exceção das cidades de Divinópolis e Itapecerica, os outros três centros comerciais já estão em funcionamento. Em 2024, outras oito cidades do estado, ainda não definidas, deverão ser beneficiadas pelas ações do projeto ‘Nosso Mercado’.

Como cada mercado apresenta suas próprias características e está em diferentes estágios de desenvolvimento gerencial e estrutural, o projeto 'Nosso Mercado' é adaptado à realidade de cada município. Assim, é possível que um mercado passe por todas as fases do projeto ou receba suporte apenas em determinadas etapas, dependendo das necessidades e grau de maturidade do ponto comercial.

Serviço

Inauguração do projeto piloto “Nosso Mercado”

Mercado Municipal Silvio Lucas

Dia 22 de março, às 10h

Rua Capitão Francisco Lima, 45, Centro

Nepomuceno/MG


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...