segunda-feira, 25 de março de 2024

SUL DE MINAS REGISTROU CRESCIMENTO NAS CONTRATAÇÕES DE JANEIRO, MOSTRA NOVO CAGED

No período, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Varginha foram os municípios que mais admitiram e demitiram

Em janeiro, o Sul de Minas registrou aumento nas contratações, de acordo com dados no novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Segundo o levantamento, houve 14.210 admissões e 13.361 demissões, resultando em um saldo positivo de 849 empregos formais ao final do período e uma diferença positiva de 6,35%. A região registrou no mês anterior (dezembro de 2023) 10.007 contratações, 12.103 demissões e saldo negativo de 2.096 empregos formais.

As cidades com maior número de contratações foram Pouso Alegre (2.954), Poços de Caldas (2.644) e Varginha (2.364). Os três municípios também foram os que mais demitiram, com 2.684, 2.455 e 2.289 demissões, respectivamente.

Dos contratados no período, 56,09% eram homens e 43,91% mulheres, a maior parte (66,21%) tinha ensino médio completo e idades entre 18 e 24 anos (29,92%). O setor que mais contratou foi o da indústria.

Os municípios da região do Sul de Minas Gerais incluem Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Varginha, Guaxupé, Alfenas, Três Corações, Lavras e Passos.

Trabalho temporário
Em janeiro, o Brasil registrou 81.102 admissões de trabalhadores temporários. Leonardo Bonafé, gerente regional da Employer Recursos Humanos de Itajubá, explica que a contratação de trabalhadores temporários é vantajosa para as corporações.

“Contratar trabalhadores temporários pode ser vantajoso para lidar com picos sazonais de demanda, reduzir custos de treinamento e flexibilizar a força de trabalho conforme necessário”, diz.

Segundo dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) estima-se que 22% dos trabalhadores temporários sejam efetivados, superando os 20% registrados no ano anterior. Marcelo de Abreu, vice-presidente da Employer Recursos Humanos e diretor de Desenvolvimento Estratégico da Asserttem (Associação Brasileira de Trabalho Temporário), destaca que o trabalho temporário pode ser um aliado para aqueles que buscam realizar essas mudanças.

"Essa modalidade é uma porta de entrada para profissionais em busca de novos mercados ou para aqueles que desejam retomar suas carreiras", afirma Abreu. Ele acrescenta que, dependendo do desempenho do profissional, há a possibilidade de efetivação em uma nova posição.

Direitos do Trabalhador Temporário
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13o salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.

Nenhum comentário: