Pular para o conteúdo principal

ÁGUAS DO SAPUCAÍ: PRESERVANDO PARA O FUTURO!

Trabalho de preservação no Bairro Serra dos Toledos, em novembro de 2023

Criado em junho de 2022, o Programa Águas do Sapucaí traz para Itajubá, no Sul de Minas, uma grande oportunidade para favorecer o desenvolvimento sustentável da Zona Rural do Município, se tornando lei municipal.

A proteção de nossas fontes de recursos hídricos é fundamental para a segurança e o futuro da nossa cidade, tendo em vista as diversas crises hídricas que ocorreram nos últimos anos, além da instabilidade climática observadas, com longos períodos de seca, geadas e chuvas intensas.

O projeto é de suma importância para a população, uma vez que visa fomentar no Município boas práticas de conservação de solo, recuperação de nascentes, preservação de matas ciliares, criando possibilidades reais de recuperar nosso sistema hídrico natural da cidade, garantindo que nossos cidadãos não sofram com eventos de falta de água.

Além disso, esse projeto coloca Itajubá na vanguarda da restauração ambiental, atraindo novos investidores para o município, criando novas fontes de renda, gerando mais renda e empregos para nossa população, em especial, pela realização de ações que promovam a valorização da função socioambiental das propriedades rurais e sua indispensável atuação no trabalho de preservação do ecossistema ambiental.

O projeto busca restabelecer os serviços ecossistêmicos, a preservação e recuperação de nascentes, cursos d’água, mananciais e contribuir pontualmente com a questão climática. Os Objetivos estão sendo alcançados através da restauração da paisagem local, da regularização ambiental de propriedades rurais e pagamento por serviços ambientais (PSA).

A iniciativa pôde ser desenvolvida através da união do estado na forma do município (Itajubá-MG) e do governo do estado de Minas (Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais - IEF), organização não governamental (The Nature Conservance), a iniciativa privada (Empresas financiadoras), como Mercado Livre e União Química, e os produtores rurais do município de Itajubá MG.

Até o momento, a iniciativa conta com o reflorestamento de aproximadamente 160 hectares no município, além da proteção de mais de 100 nascentes e o plantio de mais de 40.000 árvores plantadas. Conheça mais do projeto: https://aguasdosapucai.itajuba.mg.gov.br/

*Com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...