Pular para o conteúdo principal

EXTREMA INICIA PRÉ-SELEÇÃO PARA O MAIOR PROGRAMA HABITACIONAL DA HISTÓRIA

O projeto de lei vai beneficiar 400 famílias de baixa renda que têm o sonho de conquistar a casa própria

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Extrema, no Sul de Minas, realizará até o dia 30 de abril, uma força-tarefa para a pré-seleção dos interessados em participar do Programa Pró-Moradia. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h (com horário estendido até as 20h na quarta-feira) no Fundo Municipal de Habitação (FMH), localizado na sede da secretaria, Rua Capitão Germano, 128, no Centro.

O mutirão visa pré-selecionar 400 famílias entre dois públicos prioritários: as famílias do município que precisam atualizar seu cadastro habitacional ou Cadastro Único e as que ainda não possuem cadastros, mas atendem aos critérios estipulados. O principal objetivo desta ação é atualizar os cadastros, que podem estar defasados, verificando se as faixas de renda correspondem aos programas habitacionais, de acordo com as legislações federais e municipais vigentes, bem como outras condições.

Quem pode participar
Podem participar desta pré-seleção todas as pessoas que se enquadram nos critérios do Programa Pró-Moradia, sendo eles: possuir renda familiar mensal de até 3 salários-mínimos e ser morador de Extrema há pelo menos 4 anos.

O Pró-Moradia
O Pró-Moradia é o maior programa habitacional da história de Extrema e contemplará 400 famílias de baixa-renda por meio da construção do “Residencial Terras de Santa Fé”, no Bairro do Tenentes. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, que visa contemplar famílias com renda mensal de até 3 salários-mínimos. Cerca de R$ 50 milhões serão captados para aporte do Fundo Municipal de Habitação para financiar a construção das unidades habitacionais.

O grande diferencial deste financiamento é a isenção do valor de entrada, permitindo o acesso de pessoas que não conseguem aderir a outros programas que exigem o pagamento da entrada. Vale destacar que o financiamento será realizado diretamente no FMH, com parcelas de até R$ 300,00.

O pré-lançamento do projeto ocorreu na noite de 11 de março, durante o evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ocasião em que o projeto de lei foi assinado pelas autoridades municipais competentes. No dia seguinte, 12, foi encaminhado ao Poder Legislativo e agora a tramitação ocorre na Câmara Municipal, onde os vereadores vão analisar a proposta e votar pela sua aprovação ou rejeição.

É importante ressaltar que a Prefeitura de Extrema está comprometida com a questão habitacional no município: nos últimos anos já foram concedidas 385 unidades, sendo 229 no Tenentes 5 e mais 156 no Roseira 3, 125 unidades estão sendo finalizadas no Residencial Tenentes 6 e em breve outras 340 serão construídas no Roseira 4. Somadas às 400 casas no Residencial Terras de Santa Fé, a Administração vai entregar 1.250 casas para a população extremense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.