Pular para o conteúdo principal

LAVRAS: UMA REFERÊNCIA EM CRIATIVIDADE, CULTURA E INOVAÇÃO EM MINAS GERAIS

Centenas de pessoas comemoraram o Dia Mundial da Criatividade no WCD Lavras 
Madruga subiu ao palco do WCD Lavras 

No último final de semana, Lavras participou de uma revolução criativa que tomou conta de outros 55 municípios do país, 10 subprefeituras paulistas e de Lisboa, em Portugal.

O World Creativity Day sacudiu o mundo e consolidou Lavras como uma referência em criatividade, cultura e inovação em Minas Gerais.

Cerca de 72 atividades gratuitas aconteceram em locais estratégicos no centro da cidade, entre elas, 9 shows com bandas locais e da região, além de palestras, workshops, paneis de diversos temas, mesas redondas e exposições comandadas por mais 170 inspiradores, reunindo cerca de 1000 pessoas em busca de conexões e muita criatividade.

Idealizado por Lucas Foster em 2014 e reconhecido pela ONU em 2017, o World Creativity Day conta com a Direção Executiva de Luiz Serafim, Empreendedor, Autor e Palestrante de Criatividade, Inovação e Liderança, Consultor e Conselheiro de Inovação, Diretor de Marca e Comunicação.

“Para um mundo que precisa cada vez mais de criatividade e inovação, o World Creativity Day é movimento poderoso que democratiza conhecimento à população, empodera lideranças, promove a cooperação, inspira e gera negócios”, afirma Serafim.

O World Creativity Day já passou por mais de 20 países e 180 cidades. Em 2024, o festival foi conduzido em Lavras por Rennan Campos, CEO do Viveiro Hub. música, Em sua terceira edição, o WCD Lavras bateu recorde de público e atividades ao longo dos dias 19, 20 e 21 de abril. Gastronomia, teatro, empreendedorismo, inovação, arte, cinema, representatividade, acessibilidade e fotografia foram alguns dos temas abordados.
 

Roselise Magaluti, psicóloga clínica, formada há mais de 20 anos, com especialização em traumatologia, terapia somática sistêmica, contoterapia e terapia assistida com cavalos, conduziu o workshop “Mulheres que correm com lobos”, baseado no livro com o mesmo título da Dr. Clarissa Pinkola Estes.

Para Magaluti, “foi incrível, aprendi demais e amei estar com tanta gente diversa. Saio mais rica dessa experiência!”. 

Para Simara Alves, a experiência de estar no WCD Lavras “Foi muito acolhedora. Amei falar sobre felicidade e estar em Lavras!”. Simara é Tech Recruiter no Grupo Boticário e Speaker Carreira e Felicidade no Trabalho e conduziu a palestra “Felicidade não é utopia: como torná-la presente na carreira e na vida!”.

No Palco Praça, entre as atrações musicais, Leandro Bizzotto, conhecido como Madruga, misturou ritmos brasileiros, explorando a riqueza da cultura musical do país e, as bancas Saída de Emergência e Vallhein trouxeram clássicos do rock com muita energia e criatividade. Foi um verdadeiro show!

Rennan Campos

Para Rennan Campos, líder do WCD Lavras em 2024, “o World Creativity Day 2024 foi um marco para Lavras! Além de validar o formato do evento distribuído por pontos estratégicos no centro da cidade, facilitando o acesso da população, também mostrou a importância de se dar voz aos artistas, artesãos, empreendedores e líderes de comunidade. Lavras possui uma cultura riquíssima e se consolida como uma terra de oportunidades para os criativos. O WCD Lavras é e sempre será uma vitrine para tudo isso!”.

Em tom de promessa, Campos completa “em 2025 o festival volta ainda mais forte, com mais atrações e oportunidades".

Comissão organizadora

Saída de Emergência 

Valhein

Este ano, o festival contou com o Grupo SN com mantenedora oficial e com a parceria e patrocínio da Prefeitura de Lavras, Ideia Brasil, Senac, Agência Rhizoma, Ufla, Stratus, Sebrae, Revista Elitte, Gaura Decorações, Criare, Sicredi, Guanabara Útil, BNI, Jeito Caseiro, Gráfica Novo Horizonte, Felicistart, Rutney César e sua equipe, Cervejaria do Funil e Polícia Militar de Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.