Pular para o conteúdo principal

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA FESTA DE SÃO BENEDITO TEM INÍCIO NO DIA 3 DE MAIO

Festejos vão de 1º a 13 de maio, feriado municipal do Dia da Festa de São Benedito

Em Poços de Caldas, maio é mês de São Benedito! A partir de 1º de maio, a cidade realiza mais uma edição da centenária Festa de São Benedito, com programação religiosa e cultural, barracas de comidas típicas das paróquias e parque de diversões, na Praça da Capela de São Benedito.

A programação cultural da festa, que inclui a celebração do Dia de Santa Cruz, a Retirada dos Caiapós do Mato e os festejos solenes do dia 13 de maio, tem início no dia 3, com realização da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

A presidente da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, Eduarda Carimba, ressalta que os Ternos de Congos já iniciaram os preparativos para os festejos deste ano, com muito carinho, fé e devoção. Integram a Associação dos Ternos de Congos e Caiapós, os Ternos São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Carmo, Santa Efigênia, Santa Bárbara e São Gerônimo e Nossa Senhora da Saúde, além do Grupo de Caiapós do São José.

O secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, destaca que as tradicionais manifestações ligadas à Festa de São Benedito mostram a fé e a religiosidade do povo poços-caldense. “Sob as bênçãos de São Benedito, os grupos de cultura tradicional já se preparam para os festejos, tão importantes na formação da nossa comunidade”, pontua.

Programação cultural
A programação cultural da Festa de São Benedito tem início no dia 3 de maio, sexta-feira, às 19h, na Capela de Santa Cruz, com o Dia de Santa Cruz. Anualmente, a 3 de maio, os Ternos de Congos realizam a cerimônia de abertura da Capela de Santa Cruz, nas imediações do Complexo Santa Cruz, no bairro dos Funcionários, com a tradicional bênção dos mastros, seguindo em cortejo até a Igreja de São Benedito, onde os mastros são hasteados.

Já no dia 11 de maio, acontece a tradicional e emocionante Retirada dos Caiapós do Mato, às 15h, na Fonte dos Amores. Na mesma data, é celebrado o Dia Municipal do Caiapó. Tendo como cenário a Fonte dos Amores, aos pés da Serra de São Domingos, a Retirada dos Caiapós do Mato resgata o encontro entre negros e indígenas. Teatralmente, a retirada representa o encontro de um grupo de caiapós, remanescente de 1905 do bairro Vila Cruz, com os Ternos de Congo.

No 13 de maio, feriado do Dia da Festa de São Benedito, haverá Missa Solene presidida pelo Bispo Dom José Lanza, com a participação dos Ternos de Congos e Caiapós, na Capela de São Benedito, às 10h. Já às 16h, a Procissão de São Benedito, também com a participação dos Ternos de Congos e Caiapós, sai da Capela de São Benedito e percorre as ruas da região central da cidade, retornando à capela e encerrando a programação cultural e religiosa da centenária Festa de São Benedito em Poços de Caldas.

História
Tradição centenária na cidade de Poços de Caldas, os Ternos de Congos são a expressão máxima da Festa de São Benedito, realizada ao menos desde 1904, data do primeiro registro preservado que garante a sua execução, ainda na então Freguesia da Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas. A Festa de São Benedito é registrada como bem imaterial desde 2020.

Os tambores reverenciam a fé e a devoção do povo ao Santo Negro, marca do sincretismo tão característico da cultura mineira. Segundo o Dossiê de Registro do Bem Imaterial Festa de São Benedito de Poços de Caldas, elaborado pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento, “o Congado é uma dança que lembra a coroação do Rei Congo e da Rainha Ginga de Angola, acompanhado de um cortejo compassado, levantamento de mastros e música. Esta manifestação cultural e religiosa, de influência africana, ocorre em algumas regiões do Brasil, tendo por temas a devoção a São Benedito e o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário”. Em Poços de Caldas, a tradição está ligada também aos Grupos de Caiapós, irmanados aos negros.

Os festejos são encerrados no dia 13 de maio, feriado municipal do Dia da Festa de São Benedito, por conta da data de aniversário do Coronel Agostinho José da Costa Junqueira, nascido a 13 de maio de 1846. Ele fez a doação do terreno onde foi construída a Capela de São Benedito, com a ajuda de fiéis, em agradecimento a uma graça alcançada por intermédio do Santo. Coronel Agostinho Junqueira nomeia a praça em frente à igreja.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/