Pular para o conteúdo principal

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA FESTA DE SÃO BENEDITO TEM INÍCIO NO DIA 3 DE MAIO

Festejos vão de 1º a 13 de maio, feriado municipal do Dia da Festa de São Benedito

Em Poços de Caldas, maio é mês de São Benedito! A partir de 1º de maio, a cidade realiza mais uma edição da centenária Festa de São Benedito, com programação religiosa e cultural, barracas de comidas típicas das paróquias e parque de diversões, na Praça da Capela de São Benedito.

A programação cultural da festa, que inclui a celebração do Dia de Santa Cruz, a Retirada dos Caiapós do Mato e os festejos solenes do dia 13 de maio, tem início no dia 3, com realização da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

A presidente da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, Eduarda Carimba, ressalta que os Ternos de Congos já iniciaram os preparativos para os festejos deste ano, com muito carinho, fé e devoção. Integram a Associação dos Ternos de Congos e Caiapós, os Ternos São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Carmo, Santa Efigênia, Santa Bárbara e São Gerônimo e Nossa Senhora da Saúde, além do Grupo de Caiapós do São José.

O secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, destaca que as tradicionais manifestações ligadas à Festa de São Benedito mostram a fé e a religiosidade do povo poços-caldense. “Sob as bênçãos de São Benedito, os grupos de cultura tradicional já se preparam para os festejos, tão importantes na formação da nossa comunidade”, pontua.

Programação cultural
A programação cultural da Festa de São Benedito tem início no dia 3 de maio, sexta-feira, às 19h, na Capela de Santa Cruz, com o Dia de Santa Cruz. Anualmente, a 3 de maio, os Ternos de Congos realizam a cerimônia de abertura da Capela de Santa Cruz, nas imediações do Complexo Santa Cruz, no bairro dos Funcionários, com a tradicional bênção dos mastros, seguindo em cortejo até a Igreja de São Benedito, onde os mastros são hasteados.

Já no dia 11 de maio, acontece a tradicional e emocionante Retirada dos Caiapós do Mato, às 15h, na Fonte dos Amores. Na mesma data, é celebrado o Dia Municipal do Caiapó. Tendo como cenário a Fonte dos Amores, aos pés da Serra de São Domingos, a Retirada dos Caiapós do Mato resgata o encontro entre negros e indígenas. Teatralmente, a retirada representa o encontro de um grupo de caiapós, remanescente de 1905 do bairro Vila Cruz, com os Ternos de Congo.

No 13 de maio, feriado do Dia da Festa de São Benedito, haverá Missa Solene presidida pelo Bispo Dom José Lanza, com a participação dos Ternos de Congos e Caiapós, na Capela de São Benedito, às 10h. Já às 16h, a Procissão de São Benedito, também com a participação dos Ternos de Congos e Caiapós, sai da Capela de São Benedito e percorre as ruas da região central da cidade, retornando à capela e encerrando a programação cultural e religiosa da centenária Festa de São Benedito em Poços de Caldas.

História
Tradição centenária na cidade de Poços de Caldas, os Ternos de Congos são a expressão máxima da Festa de São Benedito, realizada ao menos desde 1904, data do primeiro registro preservado que garante a sua execução, ainda na então Freguesia da Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas. A Festa de São Benedito é registrada como bem imaterial desde 2020.

Os tambores reverenciam a fé e a devoção do povo ao Santo Negro, marca do sincretismo tão característico da cultura mineira. Segundo o Dossiê de Registro do Bem Imaterial Festa de São Benedito de Poços de Caldas, elaborado pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento, “o Congado é uma dança que lembra a coroação do Rei Congo e da Rainha Ginga de Angola, acompanhado de um cortejo compassado, levantamento de mastros e música. Esta manifestação cultural e religiosa, de influência africana, ocorre em algumas regiões do Brasil, tendo por temas a devoção a São Benedito e o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário”. Em Poços de Caldas, a tradição está ligada também aos Grupos de Caiapós, irmanados aos negros.

Os festejos são encerrados no dia 13 de maio, feriado municipal do Dia da Festa de São Benedito, por conta da data de aniversário do Coronel Agostinho José da Costa Junqueira, nascido a 13 de maio de 1846. Ele fez a doação do terreno onde foi construída a Capela de São Benedito, com a ajuda de fiéis, em agradecimento a uma graça alcançada por intermédio do Santo. Coronel Agostinho Junqueira nomeia a praça em frente à igreja.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...