Pular para o conteúdo principal

VIA CAFÉ SHOPPING CENTER INAUGURA VAGAS DESTINADAS A PESSOAS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA


Com o intuito de facilitar o acesso de pessoas com transtorno de espectro autista (TEA) e seus acompanhantes ao shopping, o Via Café Shopping Center, em parceria com a Associação Eu Escolhi Amar (responsável pelo Centro de Autismo de Varginha), vai disponibilizar, a partir desta terça-feira, 2 de abril, duas vagas de estacionamento para esse público. As vagas estão sinalizadas com o desenho de uma fita composta de peças coloridas de quebra-cabeça, símbolo mundial da conscientização do TEA.

A inauguração das vagas ocorre na data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007. “Somos um empreendimento acessível e temos um sério compromisso com a inclusão. Desse modo, ao disponibilizar vagas exclusivas, evidenciamos que o Via Café é um espaço democrático onde todos são acolhidos e muito bem-vindos”, afirma o gerente de vendas e marketing, Leonardo Andrade.

A vaga
Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as pessoas com transtorno do espectro autista com comprometimento da mobilidade têm direito a usar as vagas reservadas para pessoas com deficiência. Para utilizá-las, basta colocar a credencial que garante esse acesso no painel do veículo, em local visível, com a frente voltada para cima.

As vagas destinadas aos clientes do shopping com TEA estão marcadas com o símbolo da fita quebra-cabeças, que serve como um lembrete poderoso da diversidade e singularidade que compõem o espectro do autismo. Isso porque, cada peça do quebra-cabeça representa uma pessoa autista, com suas características únicas.

“A associação tem lutado pelos direitos das pessoas com TEA e, por isso, entendemos a importância de atitudes como essa para a população. Gostaríamos que a nossa cidade se tornasse referência para toda a região nesse sentido, mas que, principalmente, todos se conscientizassem das necessidades do próximo”, declara a presidente da entidade, Fernanda Porchat.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.