Pular para o conteúdo principal

EM ABRIL INFLAÇÃO GERAL SOBE 0,31% NA CIDADE DE VARGINHA


A inflação na cidade de Varginha, medida pelo Índice Municipal de Preços ao Consumidor (IMPC-Unis), teve alta de 0,31% no mês de abril em comparação com março. O acumulado deste indicador em doze meses totaliza 4,67%.

O IMPC-Unis é um indicador calculado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e GEESUL, demonstrando o comportamento geral dos preços na cidade de Varginha. São coletados os preços de 5 grandes grupos de gastos: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação, divididos em 11 subgrupos e 44 itens que totalizam 503 preços coletados mensalmente.

Dois grupos apresentaram alta, com destaque para habitação (2,91%) novamente com elevação no gás de cozinha (5,02%) e queda nos itens de limpeza geral da residência (-0,14%) e produtos de higiene pessoal (-0,49%).

O outro grupo com expansão de preços foi transporte (0,09%) devido ao aumento do etanol (0,51%), enquanto os demais combustíveis e valores de transporte público ficaram estáveis.

Alimentação foi o único grupo com queda (-1,61%). As altas que merecem destaque ocorreram com alho (14,16%) e cebola (12,95%) em virtude da finalização das colheitas em algumas regiões produtoras, bem como o óleo de soja (9,10%) devido à alta na cotação de sua matéria-prima. As maiores quedas foram com a banana (-35,10%), tomate (-30,94%) e batata (-23,68%), em razão de intensificação nas colheitas da safra de verão desses produtos.

Os grupos comunicação e educação apresentaram estabilidade.

As previsões do relatório anterior sobre a intensificação das safras, principalmente dos hortifrutigranjeiros, e de estabilidade nos combustíveis, comunicação e educação se confirmaram e contribuíram para uma inflação mais estável e com nível pouco acima do mês anterior (que foi de 0,28%). O IBGE ainda não divulgou o resultado nacional do IPCA, que deverá ser informado no dia 10/05, mas as expectativas de mercado indicam uma taxa de 0,35%.

Confirmando essa previsão, demonstrará mais uma vez a convergência da dinâmica inflacionária varginhense com o comportamento da inflação a nível nacional. O nível de difusão inflacionária em Varginha, que aponta a quantidade de produtos pesquisados que apresentaram alta, atingiu 43%, resultado acima da última pesquisa, quando foi de 36%.

Destacamos que, para o curto prazo, espera-se uma aceleração inflacionária tanto local quanto nacional. Questões como a proximidade da finalização da safra de verão dos produtos hortifrutigranjeiros, a desvalorização cambial e as fortes chuvas que têm afetado importantes regiões produtoras do Sul do Brasil podem provocar alta já no próximo mês. A adoção de políticas governamentais visando a recuperação das regiões atingidas pela catástrofe no Rio Grande do Sul e ações para incentivar e reestruturar a disponibilidade interna de produtos e as logísticas de distribuição serão fundamentais para reverter esse impacto econômico.

Por fim, reiteramos nossos sentimentos pela enorme perda humana decorrente dessa tragédia e desejamos muita força ao povo gaúcho.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho