Pular para o conteúdo principal

TORRES DE TELEFONIA DO PROGRAMA ALÔ, MINAS! COMEÇAM A SER IMPLANTADAS EM DISTRITOS DE EXTREMA


Foi iniciada em abril a implantação da segunda torre, no Juncal, contemplada pelo Programa Alô, Minas! para disponibilização da tecnologia 4G na zona rural de Extrema. O trabalho já conta com a realização da fundação, aplicação dos gabaritos e chumbadores, bem como a concretagem, etapa que precede a montagem da estrutura metálica; já a terceira e última torre, no Tenentes/Lajes, se encontra na fase de escavação. Com a conclusão desta, a operadora Claro, eleita por seleção pública, terá concluído a implantação do programa na cidade.

Extrema no Alô, Minas!
Extrema foi beneficiada pelo programa estadual para concessão de ICMS para investimento em telecomunicações ainda em 2019, quando o governo do estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, iniciou o processo de adesão dos municípios mineiros ao Alô, Minas!. O programa tem o objetivo de promover o atendimento de Serviço Móvel Pessoal (SMP) aos distritos e localidades que ainda não são atendidos pelo serviço.

O município havia inscrito 5 bairros rurais que encontram dificuldades com a conexão telefônica e até mesmo ausência completa de sinal, dos quais três foram selecionados: Tenentes/Lajes, Salto de Cima e Juncal. Após os atrasos causados pela pandemia de covid-19, foi concluída, em 2023, a primeira torre, no Bairro Salto de Cima, alocada em terreno municipal, trabalho que tem trazido benefícios para os moradores locais. As outras duas torres se encontram em terrenos particulares, locados para a Prefeitura.

Torre em funcionamento no Salto de Cima
Tatiana Araújo da Silva é moradora do Salto de Cima e relatou à Comunicação da Prefeitura os “perrengues” que já passou por conta da ausência completa de sinal telefônico no bairro:

“Sim percebi muita diferença, porque quando a gente vinha da cidade, ou íamos para a cidade, em muitos pontos não tinha sinal e, agora, depois dessa implantação, a gente tem sinal da cidade até aqui […] Acho que a maior dificuldade mesmo era em relação a você ter um familiar em casa e precisar de notícias, ou se quebrar o carro, furar o pneu, uma coisa assim, você estar em lugar que não tem sinal. Comigo mesma, já aconteceu de eu cair de moto e não ter sinal para poder avisar que eu caí […]. Parece que não, mas essas coisas fazem grande diferença para nós, moradores daqui”, concluiu.

Repetidoras
A fim de contemplar o maior número de cidadãos, a Administração Municipal também implantou, por conta própria, duas torres de repetição que atuam captando o sinal das torres originais e amplificando-os, de modo a beneficiar os locais aonde o sinal chega com menos intensidade ou não chega. Os repetidores também se encontram alocados em terrenos particulares.

“O Alô, Minas! é um projeto que veio para facilitar a vida do povo, trazendo qualidade no sinal das operadoras de sinal móvel nos bairros. [O programa] vai integrar todos os bairros, podendo ter uma qualidade melhor no sinal de celular […]. A torre do Salto já começou a funcionar e está atendendo a população. A do Juncal está adiantada e a obra e a do Tenentes também [começou], vamos ver se aí no mês de junho já está tudo funcionando, ligando aí os quatro cantos do município de Extrema”, reforçou o técnico de retransmissão da Prefeitura, Benedito Maciel.

A previsão para a ativação do sinal de ambas as torres é em junho deste ano. Vale destacar que a Prefeitura continuará realizando testes de sinal para avaliar eventuais problemas ou “pontos cegos” que podem não estar sendo atendidos pelo sinal emitido e/ou repetido pelas torres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...