Pular para o conteúdo principal

UFLA REALIZA SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DOENÇAS NEGLIGENCIADAS


De 21 a 25 de maio, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) receberá o Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas (SBDN) e o I World Symposium on Neglected Diseases (I WSND). Os eventos buscam expandir as fronteiras do conhecimento sobre temas relevantes para a saúde, destacando a importância de uma abordagem integrada diante de desafios complexos que envolvem as doenças negligenciadas.

Com o tema "Reflexões Impostas a partir da Pandemia de COVID-19", especialistas do Brasil, Portugal, Espanha e Colômbia, além de representantes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde, deverão discutir os avanços científicos e orientar ações concretas para fortalecer a pesquisa, melhorar a prática clínica e promover a saúde pública. Um tema que será abordado na programação será o impacto da pandemia de COVID-19 sobre as doenças negligenciadas.

De acordo com a professora Joziana Barçante, presidente dos eventos e coordenadora do Núcleo de Pesquisa Biomédica (Nupeb), o objetivo é promover a troca de informações qualificadas para o enfrentamento das doenças negligenciadas, reforçando o compromisso com a ciência, a saúde global e o desenvolvimento sustentável.

Toda a programação, incluindo os minicursos, tiveram inscrição gratuita para os profissionais de saúde da atenção primária, para professores da educação básica da rede pública, estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e para profissionais e acadêmicos do estado do Rio Grande do Sul.

A programação científica terá início no dia 21/5, no anfiteatro do Departamento de Medicina (DME), às 14 horas, com a palestra "Animais Peçonhentos com interesse médico". A palestra será ministrada por pesquisadores da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e é aberta ao público. Neste dia haverá um plantio simbólico de árvores no câmpus da UFLA.

Parte da programação será transmitida online para os participantes. Os links de transmissão podem ser acessados no site do evento. Neste site, é possível conferir a programação científica e cultural.

A organização dos eventos é realizada em parceria com pesquisadores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), do Instituto de Pesquisa René Rachou (Fiocruz), da Universidad Autónoma de Madrid, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Universidad Cooperativa de Colombia.

Ciência na Praça
Conscientes de que a ciência não pertence apenas aos laboratórios e universidades, mas também ao espaço público, a programação inclui a realização de um festival de ciência, no dia 22/5 (quarta-feira), na praça Augusto Silva. Serão realizadas atividades e ações relacionadas às ciências biológicas e ciências da saúde, em especial, à zoologia, à conservação de espécies e às doenças negligenciadas. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Ao longo de todo o dia, a programação do festival contará com exposições de vetores de agentes causadores de doença, de animais peçonhentos e de outros exemplares das coleções biológicas do Instituto René Rachou, da Fundação Ezequiel Dias, do Instituto Butantan e da Universidade Federal de Lavras, além de oficinas, jogos e stands para os visitantes.

Durante as ações educativas e de divulgação científica, a apresentação de material biológico dessas coleções trará ao público uma oportunidade de aprender a realizar o reconhecimento de vetores de doenças e animais peçonhentos, além de proporcionar um momento de socialização e troca de conhecimento entre academia e sociedade.

​O público-alvo dessas ações são estudantes cursando desde a educação infantil até a graduação; professores das redes públicas estadual e municipal; profissionais da atenção primária à saúde e vigilância em saúde, interessados e participantes do evento acadêmico.

SBDN e os 17 ODS
O V SBDN e o I WSND são eventos comprometidos em promover a saúde e o bem-estar por meio da abordagem integral e alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ao focar em questões de saúde e bem-estar, o evento busca inspirar ações que promovam um mundo mais saudável, equitativo e sustentável para as gerações futuras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho