Pular para o conteúdo principal

UFLA, VIVEIRO E SISTEMA INOVALÁCTEOS BUSCAM STARTUPS PARA FORTALECER O SETOR LÁCTEO


A Agência de Inovação de Leite e Derivados – Polo do Leite, está com inscrições abertas para seleção de startups para o Ciclo 3 do Sistema InovaLácteos -  SIL. No site estão mais informações https://www.polodoleite.com.br/

 As startups selecionadas poderão ganhar incentivo de até 25 mil reais para desenvolvimento do projeto, dentro de um programa de incubação. 

As inscrições estarão abertas até 02/06/2024. Todo o processo é gratuito. Para participar basta ter um projeto inovador sem necessidade de a startup estar juridicamente constituída, ter uma ideia inovadora para o mercado de lácteos e uma equipe de no mínimo dois integrantes.

Na primeira etapa é realizada uma Banca de Seleção, onde as startups inscritas devem realizar uma apresentação em formato Pitch. Após a avaliação, até 40 startups seguem para a fase de pré-aceleração por 2 meses. Na pré-aceleração as startups acessam um conteúdo robusto, onde são oferecidas mentorias em diversos temas para que os projetos sejam aprimorados. Durantes esta fase os participantes recebem suporte de pesquisadores dos 4 Núcleos de Inovação que compõem o SIL: Lavras/Lavrastec – UFLA, Juiz de Fora/Critt - UFJF, Viçosa/tecnoPARQ – UFV e Uberaba/Parque Tecnológico de Uberaba/FAZU.

Ao final da pré-aceleração ocorre o Dia de demonstração, Demoday, uma oportunidade de conexão com empresas e investidores do setor lácteo. A partir do Demoday, 8 startups são escolhidas para a segunda fase do projeto: incubação. As startups incubadas no SIL recebem suporte técnico de especialistas, ficando incubadas gratuitamente em um dos Núcleos de Inovação por 10 meses, contando ainda com um aporte de R$25.000,00 para desenvolvimento de seus produtos minimamente viáveis.

O objetivo do InovaLácteos é transformar ideias em negócios e levar inovação ao setor lácteo. Durante o processo, as startups participantes têm a oportunidade de realizar conexões com o mercado de lácteos e de alavancar seus projetos.

Nos ciclos anteriores do SIL as startups tiveram seus projetos conhecidos pelo mercado, estabelecendo parcerias com laticínios renomados. Algumas delas foram contempladas com recursos do Governo de Minas para prosseguimento de suas atividades via editais de fomento à inovação no estado.

O Sistema InovaLácteos baseia-se em demandas apontadas pelo setor lácteo em um amplo estudo realizado pelo grupo coordenador. As startups que se inscrevem buscam entregar soluções para essas demandas. As startups incubadas pelo SIL estão sendo notadas por fundos de investimento, unidades Embrapii e grandes laticínios.

A iniciativa do Sistema InovaLácteos é uma ação do Governo de Minas e da Fapemig - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, para fortalecimento do setor no estado de Minas Gerais.

Os interessados em conhecer melhor o InovaLácteos podem enviar e-mail para agencia@polodoleite.com.br e a equipe agendará reunião exclusiva de apresentação e esclarecimento de dúvidas. 

As inscrições devem ser realizadas pelo site https://www.polodoleite.com.br/ 

Por lá você também pode verificar quando serão realizadas as lives para esclarecimento de dúvidas.

*Por Airdem Gonçalves de Assis, coordenador do Sistema InovaLácteos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...