Pular para o conteúdo principal

UMA RETROSPECTIVA DA POLÊMICA GESTÃO 2020-2024 NA UFLA


Ontem terminou oficialmente a gestão do João Chrysostomo de Resende Júnior na Universidade Federal de Lavras. O João finalizou uma gestão de muitas polêmicas e poucas (e contraditórias) conquistas. A gestão também finaliza sem lograr êxito nos dois maiores desafios da gestão 2020-2024: entregar em pleno funcionamento o hospital universitário e o parque tecnológico.

Sobre o primeiro, o João anunciou nas últimas semanas da sua gestão uma suposta grande conquista: “passar a responsabilidade pelo término da obra do hospital para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)”. A EBSERH é uma empresa estatal que administra os hospitais das universidades. Como a gestão 2020-2024 não foi capaz de terminar a obra, ele passou o desafio (ou a bucha como ele gosta de dizer) para a EBSERH.

Sobre o Parque Tecnológico, a gestão 2020-2024 recebeu a obra pronta e gastou quase 4 anos para conseguir a licença do corpo de bombeiros. Sim, o legado da gestão 2020-2024 para a maior obra da UFLA foi conseguir a licença do corpo de bombeiros. O prédio do parque tecnológico segue sendo subutilizado. A piada de corredor na UFLA sobre o parque tecnológico é: “80% do parque tecnológico está desocupado, e 80% da área ocupada está sendo utilizada pelo almoxarifado”. Os dados dessa piada de corredor com certeza não são exatos, mas acredito que são muito próximos da realidade e, com certeza, refletem a decepção da comunidade Universitária com essa gestão que terminou.

Entre as polêmicas da gestão 2020-2024 está a nomeação de um professor que é engenheiro florestal para assumir a biblioteca, a construção de um laboratório com produtos químicos inflamáveis ao lado do datacenter da UFLA, a demissão de dezenas de terceirizados e, as consequências dessas demissões como a sobrecarga de trabalho para os terceirizados que ficaram e a precarização da qualidade do serviço para a comunidade universitária, uma campanha eleitoral do grupo político fundamentada em acusações sem apresentar provas, uma mudança na estrutura organizacional da UFLA sem nenhum planejamento e com pouca capacitação.

Contudo, é impossível falar de polêmicas na gestão 2020-2024 sem citar a FUNDECC. O João, em uma reunião do conselho universitário, que está gravada e disponível no canal do youtube oficial da UFLA, disse, sem apresentar provas, que havia indícios de irregularidades cometidas por servidores públicos e que a Fundação estava falida.

Poucos meses depois uma comissão formada por 3 pessoas que ocupam cargos comissionados indicados pelo reitor, que foi presidida pelo seu braço direito, analisou as contas da fundação e chegou à conclusão de que não havia irregularidades e que a fundação não estava falida.

Ora, eu só posso concluir que, ou o João se equivocou no CUNI ou a comissão apresentou um relatório que não corresponde à realidade.

Eu não tenho como saber quem está certo: o ex-reitor ou a comissão nomeada por ele.

Outra polêmica na FUNDECC foi a mudança no regimento para ampliar o mandato da atual direção da fundação. É isso mesmo, o estatuto da FUNDECC foi alterado e uma das alterações é a ampliação do mandato da atual direção em mais 2 anos.

Guardadas as devidas proporções, a título de exemplo, seria como se o presidente Lula aprovasse uma nova constituição federal que ampliasse o seu mandato em mais 2 anos. O correto (ou republicano) seria que a eventual ampliação do mandato fosse aplicada na próxima direção da FUNDECC, não na atual gestão.

Também precisamos lembrar do anúncio do reitor nas redes sociais que ele utilizava um perfil FAKE para criticar o presidente Bolsonaro. Eu fico imaginando, como pode uma coisa dessas, o homem que ocupa o cargo máximo de uma instituição centenária e de excelência como a UFLA, gastar o seu tempo em rede social com perfil FAKE falando mal de político.

Também precisamos falar dos debates públicos em rede social do João com um jornalista da cidade que tem um programa na rádio cultura. É um tanto quanto polêmico um reitor da UFLA perder tempo com isso.

Também é preciso citar que algumas pessoas que estiveram em cargos de protagonismo na gestão 2020-2024, incluindo o próprio reitor, estão, como tem sido dito nos grupos de WhatsApp de professores da UFLA: “abandonando o barco” nesse final de gestão.

O reitor irá fazer estágio de pós-doutorado na UFMG, um de seus pró-reitores fará o mesmo. Alguns dos fiéis apoiadores do João já pediram exoneração do cargo comissionado para trocar de setor e outros já pediram até transferência para trabalhar em Brasília.

Não podemos esquecer de citar as parcerias feitas pela UFLA com universidades do exterior. A ideologização da Diretoria de Relações Internacionais é um marco da gestão 2020-2024. Enquanto no passado a UFLA fazia parcerias com universidades de ponta dos países democráticos da Europa e da América do Norte, o atual reitor escolheu fazer parcerias com universidades de países não democráticos e comunistas como China e Cuba. Temos literalmente o reitor colocando suas preferências ideológicas nas relações internacionais da UFLA.

Sobre as poucas (e contraditórias) conquistas anunciadas pelo João tem os já citados: “passar a obra do hospital universitário para EBSERH” e “conseguir a autorização do corpo de bombeiros para o Parque Tecnológico”, além de mudar a estrutura da UFLA “a toque de caixa” como era dito nos corredores, e colocar um laboratório com produtos inflamáveis ao lado do Datacenter.

Mas sem dúvida, as conquistas mais polêmicas são as inaugurações de obras da gestão 2020-2024. O João teve coragem de espalhar essas placas de metal para anunciar que inaugurou um ponto de carona de bambu que já estava pronto a quase dois anos, e “vias de acesso” que não foram totalmente concluídas. Imagina se cada rua da cidade de Lavras tivesse uma placa de metal com o nome do prefeito que a construiu?

Contudo, para a felicidade de mais 70% da comunidade acadêmica que escolheu na consulta à comunidade não dar continuidade à gestão 2020-2024, amanhã começa de fato a gestão 2024-2028.

Comentários

Anônimo disse…
A Rainha conseguiu ficar mais dois anos junto com a sua vice...
É lamentável que o ego e a busca pelo poder possa prejudicar tantos funcionários.
Uma gestão cheia de assédio moral e falsas promessas...
Querem ficar mais dois anos para engordar os seus bolsos.
Espero que o reitor consiga derrubar esse novo estatuto o qual foi um grande golpe.

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

MG INVESTE R$2 MILHÕES EM RODOVIAS

Bom Sucesso, São Tiago e Nazareno serão contempladas A região do Campo das Vertentes será contemplada com cerca de R$2 milhões para o melhoramento e pavimentação das rodovias estaduais MG-355, no trecho entre São Tiago, Mercês de Água Limpa e Bom Sucesso, com 45 quilômetros de extensão, e na LMG-841, que liga Mercês de Água Limpa a Nazareno, em um percurso de 24 quilômetros. Os recursos para obra serão provenientes do Tesouro Estadual, de acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). A assessoria informou ainda que o processo do trecho entre Mercês de Água Limpa e Nazareno está mais adiantado, pois o Governo de Minas já autorizou no dia 20 de abril a empresa Engenheiros e Economistas Consultores (Enecom S.A.), ganhadora da licitação, a começar a elaborar o projeto para a LMG-841 orçado em quase R$800 mil. Já na MG-355, de 45 quilômetros, ainda está sendo definido o valor que será disponibilizado para a recuperação da via, i...

CESULLAB COMPLETA PRIMEIRO ANO DE VIDA TRANSPIRANDO INOVAÇÃO

O primeiro ano foi movimentado para o CesulLab, hub de inovação que nasceu em março de 2020 com o objetivo de trazer o conceito de inovação aberta para a região do Sul de Minas. Gerando conexões entre os mais diversos setores do mercado e trabalhando a transformação cultural nas empresas, o CesulLab tem apoiado a solução de problemas e provocado a evolução de organizações da nossa região. Neste primeiro ano, o CesulLab recebeu diversas visitas de autoridades, sendo a principal delas do governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, que compareceu ao Lab para a assinatura do Decreto de Liberdade Econômica de Varginha. Momento em que reforçou a importância do hub para a cidade e região. Com o intuito de desenvolver todo o ecossistema de inovação, o CesulLab realizou dezenas de eventos online, eventos presenciais, apresentações de startups, ofertou cursos, segue desenvolvendo programas de fomento e atua com 12 verticais de negócios e 16 empresas neste período. O CesulLab em 12 meses im...