Pular para o conteúdo principal

CEMIG CAPACITA A POPULAÇÃO PRÓXIMA DA PCH POÇO FUNDO EM PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIA


Em atendimento às diretrizes do Plano de Ação de Emergência (PAE), a Cemig promoveu, nesta quinta-feira, dia 27 de junho, uma simulação de evacuação próxima à Pequena Central Hidrelétrica de Poço Fundo, no Rio Machado, no Sul de Minas. A atividade teve como principal objetivo a capacitação da população em procedimentos de emergência, abrangendo o teste das rotas de fuga e a avaliação do sistema de alerta na proximidade da central geradora.

O treinamento também contou com a participação de representantes da Defesa Civil (municipal e estadual) e do Corpo de Bombeiros. Apesar da simulação, o gerente de Planejamento Energético da Cemig, Ivan Carneiro, destaca que a barragem de Poço Fundo é segura e não apresenta nenhum risco à população, e o procedimento foi realizado para cumprir a Lei Nacional de Segurança de Barragens.

“O PAE atende à Lei Federal nº 12.334/2010, que determina que as empresas de geração de energia devem elaborar, implementar e operacionalizar o documento, estabelecido pela Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). A participação da população no simulado da PCH Poço Fundo é fundamental para que eles tenham conhecimento dos processos em situações extremas. Por meio deste treinamento, serão destacados diversos cenários para garantir a segurança da comunidade em cenários de contingência”, explica.

Nos meses que antecederam o simulado na PCH Poço Fundo, a Cemig fez o cadastramento da população na Zona de Autossalvamento (ZAS) na região próxima à PCH Poço Fundo. A coleta de informações é semelhante ao processo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante o período do censo demográfico. O procedimento segue a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e tem objetivo de identificar os moradores e comerciantes da região, além das características socioeconômicas da população potencialmente impactada.

“A ZAS é a área que pode ser afetada em um curto intervalo de tempo caso aconteça uma situação de emergência com a estrutura e que se localiza a menos de 10 km de distância das barragens ou a 30 minutos de distância da chegada da onda de inundação. Por isso, as informações da população que tem residência ou atividade próximas da PCH Poço Fundo são tão importantes para a Cemig. Dessa forma, a companhia terá todos os subsídios para comunicar e alerta em casos de situações extremas na região”, explica o gerente de Planejamento Energético da Cemig, Ivan Carneiro.

Em 2024, a Cemig realizará mais seis simulados com comunidades próximas de usinas do seu parque gerador. Além de Poço Fundo, a empresa fará a capacitação nas usinas de Nova Ponte, Tronqueiras, Salto Grande, Cajuru, Peti e Camargos\Itutinga.

Mapeamento de riscos   
Além das situações de emergência das barragens, os PAEs da Cemig trazem também mapeamentos de riscos para eventos hidrológicos extremos (cheias naturais) que possam gerar alagamentos nas comunidades a jusante das barragens. A inserção desses cenários, que têm uma maior recorrência para os municípios, torna esse documento uma ferramenta valiosa para auxiliar o poder público em seu dever de garantir a segurança da população, facilitando sua preparação para esse tipo de emergência. Como suporte ao mapeamento de riscos, além dos PAEs, a Cemig conta com o Aplicativo PROX Multiplicando segurança, para informações em tempo real da operação do reservatório e notificação, pela Defesa Civil, para a população impactada por um evento de ruptura de barragem ou de cheia natural. 

A Cemig possui 18 PAEs, abrangendo usinas de maior e menor porte, e conforme determina a legislação vigente, as informações sobre os PAEs da Cemig podem ser consultadas no site da companhia. 

Sobre a PCH Poço Fundo
Recentemente, a Cemig investiu cerca de R$ 150 milhões e aumentou a capacidade de geração PCH Poço Fundo de 9,16 MW para 30 MW e da garantia física de 5,79 MW médios para 16,59 MW médios.   Com a ampliação, a central de geração triplicou o número de clientes atendidos, em sua capacidade de geração média, passando de 70 mil para 210 mil clientes residenciais do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Além da ampliação da capacidade de geração, a PCH Poço Fundo recebeu equipamentos mais modernos e eficientes, que permitirão a operação remota da usina pelo Centro de Operação da Sistema (COS) da Cemig.

Você sabia? O Blog O Corvo-Veloz é fruto de produção jornalística independente. Acreditamos no bom jornalismo gratuito e plural. Por isso, você pode contribuir de forma voluntária por está Chave PIX com qualquer valor e ajudar a manter este projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho