Pular para o conteúdo principal

REITOR DA UFLA SE REUNIRÁ COM A EBSERH PARA TRATAR DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO


O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo fará, em Brasília, a primeira reunião de seu mandato com a direção da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A reunião está marcada para a próxima terça-feira, dia 11 de junho, em Brasília.

Scolforo assumiu a gestão da UFLA no início do mês de maio e, agora, se encarregará das tratativas e possível formalização e assinatura do contrato de gestão do futuro Hospital Universitário (HU)!da Universidade Federal de Lavras.

No dia 25 de abril deste ano, no final da gestão anterior da UFLA, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e a Universidade Federal de Lavras assinaram o protocolo de intenções para que a EBSERH faça a gestão da unidade hospitalar da UFLA.

O acordo, assinado na sede do Ministério da Educação (MEC), dá prosseguimento às tratativas que tiveram início em setembro do ano passado, após a visita da equipe da estatal à cidade mineira, situada a cerca de 230 km de Belo Horizonte. Com obras paradas desde 2021, o projeto do novo HU-UFLA foi inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e receberá investimentos na ordem de R$ 25 milhões.

Para que se chegasse a esse acordo, além de avaliar a situação das obras do hospital, a EBSERH também verificou a realidade sanitária do local e do cenário dos cursos de graduação envolvidos. Posteriormente foi apresentada uma proposta de revisão do plano assistencial e construção do planejamento dessa nova unidade e, por fim, o encaminhamento do parecer para apreciação do MEC.

Referência no tratamento de queimados
Com a implantação do HU-UFLA existe possibilidade futura da instalação de um Centro de Tratamento de Queimados em Lavras, em parceria com o Governo do Estado, o que no projeto do hospital seria possível incluir essa especialidade entre os serviços prestados à comunidade.

Atualmente, a região Sul/Sudoeste do Estado conta apenas com o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, para o tratamento de queimados e isso é crítico para pacientes graves que necessitam de atendimento especializado na região.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...