O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo fará, em Brasília, a primeira reunião de seu mandato com a direção da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A reunião está marcada para a próxima terça-feira, dia 11 de junho, em Brasília.
Scolforo assumiu a gestão da UFLA no início do mês de maio e, agora, se encarregará das tratativas e possível formalização e assinatura do contrato de gestão do futuro Hospital Universitário (HU)!da Universidade Federal de Lavras.
No dia 25 de abril deste ano, no final da gestão anterior da UFLA, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e a Universidade Federal de Lavras assinaram o protocolo de intenções para que a EBSERH faça a gestão da unidade hospitalar da UFLA.
O acordo, assinado na sede do Ministério da Educação (MEC), dá prosseguimento às tratativas que tiveram início em setembro do ano passado, após a visita da equipe da estatal à cidade mineira, situada a cerca de 230 km de Belo Horizonte. Com obras paradas desde 2021, o projeto do novo HU-UFLA foi inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e receberá investimentos na ordem de R$ 25 milhões.
Para que se chegasse a esse acordo, além de avaliar a situação das obras do hospital, a EBSERH também verificou a realidade sanitária do local e do cenário dos cursos de graduação envolvidos. Posteriormente foi apresentada uma proposta de revisão do plano assistencial e construção do planejamento dessa nova unidade e, por fim, o encaminhamento do parecer para apreciação do MEC.
Referência no tratamento de queimados
Com a implantação do HU-UFLA existe possibilidade futura da instalação de um Centro de Tratamento de Queimados em Lavras, em parceria com o Governo do Estado, o que no projeto do hospital seria possível incluir essa especialidade entre os serviços prestados à comunidade.
Atualmente, a região Sul/Sudoeste do Estado conta apenas com o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, para o tratamento de queimados e isso é crítico para pacientes graves que necessitam de atendimento especializado na região.
*Por Sebastião Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário