Pular para o conteúdo principal

SEMINÁRIO NACIONAL DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS É REALIZADO NA FIEMG


O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), realizou, na tarde de ontem, dia 12 de junho, o quarto Seminário Regional de Arranjos Produtivos Locais (APLs) de 2024. O evento aconteceu na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste, em Divinópolis, e recebeu empresários dos segmentos contemplados pelos APLs, representantes de entidades, presidentes de sindicatos patronais e lideranças locais.

Com o intuito de ampliar o desenvolvimento econômico dos arranjos, durante o seminário, representantes das entidades parceiras apresentaram informações fundamentais sobre atração de investimentos, linhas de crédito, cooperativismo, programas de inovação e tecnologia, entre outros.

A FIEMG participou com a apresentação do gerente de projetos para a indústria, Thadeu Neves, do IEL, que expôs soluções customizadas em Educação Executiva, Transformação Digital e Desenvolvimento Industrial e os eixos de atuação da entidade.

Um Arranjo Produtivo Local (APL) é uma aglomeração de empresas em​ um mesmo território, com especialização produtiva, que mantêm vínculos de cooperação por meio de um núcleo representativo - também chamado de governança. Ou seja, é uma forma de as empresas de um setor forte em uma região aumentarem a capacidade de negociação, o acesso a mercados, a competitividade e a qualidade dos produtos e serviços.

De acordo com o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, os Arranjos Produtivos Locais estimulam o aumento da competitividade e promovem o desenvolvimento socioeconômico da região. "Espero que o Centro-Oeste busque se capacitar para ampliar mercado, exportar, vender produtos e melhorar a performance e o ambiente de negócios. Esse é o caminho do desenvolvimento", enfatizou.

No Oeste de Minas, pelo menos 5 arranjos produtivos já foram reconhecidos, com destaque para os setores de fundição e de vestuário. São mais de 40 municípios envolvidos com diversas vocações produtivas, compreendendo cerca de 6,5 mil empresas e mais de 22 mil empregos diretos.

Atualmente, Minas Gerais conta com 68 APLs, em mais de 330 municípios de diversas regiões. Esses arranjos envolvem 89 mil empresas e mais de 250 mil empregados diretos.

Vinte entidades públicas e da sociedade civil atuam no Núcleo Gestor dos Arranjos Produtivos Locais (NGAPL), que tem o objetivo de gerar oportunidades e orientar o desenvolvimento de APL. Entre elas, estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), a Agência de Promoção de Investimento de Minas Gerais (Invest Minas) e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho