Pular para o conteúdo principal

CAMPOS GERAIS SE CONSOLIDA COMO MAIOR PRODUTOR DE CAFÉ DO SUL DE MINAS


Com pouco mais de 26 mil habitantes, Campos Gerais é uma típica cidade do interior do Sul de Minas, onde as pessoas ainda se encontram para um dedo de prosa e apreciam um cafezinho ao redor do fogão de lenha. Munícipio com quase 770 km² de área territorial, e assim como boa parte da região, a cultura do café floresceu no século 19 e mudou a economia da cidade.

Em meio às Serras do Capão Alto e do Paraíso, e tendo como plano de fundo as águas do Lago de Furnas, as lavouras cafeeiras predominam a paisagem e fazem parte da cultura do maior munícipio produtor de café do Sul de Minas. De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Campos Gerais possui 16 mil ha de lavoura de café que, este ano, devem produzir pouco mais de 416 mil sacas, o que dá uma produtividade de 1.562 kg/ha. Ainda segundo a Secretaria, Campos Gerais está entre os cinco maiores produtores de café de Minas Gerais.

Para o presidente da Cooperativa de Café de Campos Gerais e Campo do Meio, Coopercam, esse é um fato que deve ser comemorado por toda a população, “pois o café, seja direto ou indiretamente, está entranhado na vida de toda a comunidade de Campos Gerais. E nesse sentido, a Coopercam também tem um grande mérito para que o munícipio alcançasse esse título, já que, desde 1980, a cooperativa tem ajudado de forma sistêmica e contínua os produtores de café”, explica José Márcio Rocha.

Rocha também lembra que, nos últimos 40 anos, houve uma transformação muito grande no mercado de café. “A Coopercam esteve sempre atenta às novidades tecnológicas e às exigências do mercado consumidor global. Sem dúvida, muitas coisas mudaram nas últimas décadas e muitas transformações ainda virão. E ficar atento é uma prerrogativa que temos para atender da melhor forma possível o munícipio”, completa.

O estado de Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil, que deve colher na safra 2024, de acordo com dados da Conab, 58,8 milhões de sacas. Desse montante, 30,2 milhões será colhido em Minas Gerais; e o maior produtor do estado é o Sul de Minas, que deve colher nesta safra pouco mais de 15 milhões de sacas.

Rodada de Negócios 2024
Como já dito pelo presidente da Coopercam, a cooperativa está sempre pronta para auxiliar os cafeicultores de Campos Gerais e Campo do Meio. Com a reta final da colheita da safra 2024, é ora, portanto, dos produtores começarem a se preparar para a próxima safra.

A Coopercam, dessa forma, já começou a organizar a Rodada de Negócios 2024, evento que será realizado nos dias 28 e 29 de agosto, na sede da cooperativa em Campos Gerais. Para oferecer insumos e maquinários agrícolas com os melhores preços e condições de pagamento, a Coopercam fechou parcerias com os maiores fornecedores do setor agro.

José Eduardo Vanzela, diretor comercial da cooperativa, ressalta que “fizemos excelentes parcerias com grandes fornecedores do mercado, sempre tendo como foco os nossos cooperados. Com certeza, vamos oferecer aos nossos associados, produtos e condições de comercialização que irão ajudá-los a ter mais rentabilidade com suas lavouras de café”.

Serviço
10ª Rodada de Negócios Coopercam
Data:
28 e 29 de agosto
Horário: 8h às 17h
Local: Sede Coopercam / Campos Gerais

Mais informações: www.coopercam.com.br

*Da Revista Cafeicultura

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    BOLSONARO CONDENADO

    Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

    GRANA NO CAIXA

    Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

    NOTA À IMPRENSA

    A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.