Pular para o conteúdo principal

CIRURGIA COMPLEXA DE TRANSPLANTE ÓSSEO É REALIZADA NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS SAMUEL LIBÂNIO


Uma cirurgia de transplante ósseo foi realizada na última quinta-feira, dia 11 de julho, no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), mostrando que a instituição está a cada dia mais equipada e preparada para procedimentos mais complexos. “Fizemos a ressecção de um tumor que acometia o rádio distal (segmento do osso que mais fica próximo à mão) do paciente e colocamos um novo que veio de um banco de ossos do Rio de Janeiro”, conta o médico do HCSL, Eugênio César Mendes, especializado em ortopedia oncológica.

A cirurgia complexa foi realizada pela equipe da Ortopedia Oncológica, composta pelo cirurgião ortopédico, auxiliar ou residente da Ortopedia, instrumentador, além da equipe do Centro Cirúrgico, um anestesista, o residente do Anestesia, o circulante de sala, sem contar todos os profissionais que dão todo suporte e apoio para o procedimento cirúrgico no HCSL.

Destaque também para Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) que ficou responsável pela busca do osso necessário para o procedimento vindo do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) no Rio de Janeiro. Tudo foi feito em tempo hábil para a cirurgia, que alcançou muito sucesso.

Toda a cirurgia oncológica é dividida em tumores malignos e benignos. “Neste caso, foi feita uma cirurgia para um tumor benigno agressivo com a destruição quase completa do rádio distal do paciente. A cirurgia usou a técnica de ressecção com margem ampla, tirando todo o osso com um envelope de tecido sadio e fazendo a reconstrução depois com o osso vindo do banco de ossos e os próprios tecidos da paciente, fazendo toda a reintegração”, explica Eugênio.

O câncer ósseo é uma doença bimodal que acomete crianças e adultos. Os principais tipos são o osteossarcoma, tumor de Ewing, condrossarcoma, sarcoma pleomórfico indiferenciado de alto grau, fibrossarcoma, tumor ósseo de células gigantes e cordoma. “O tumor maligno mais comum é o osteossarcoma que se inicia nas células ósseas. Ocorre mais em pessoas com idades entre 10 a 30 anos, e depois aos 70 anos, e se desenvolvem com mais frequência nos ossos dos braços, pernas e pelve”, conta Eugênio.

O tratamento para o câncer ósseo varia conforme o tipo de tumor, se é benigno ou maligno, e o estado geral de saúde do paciente. É possível tratar um câncer nos ossos de maneira local com abordagem cirúrgica e com técnicas especializadas para a substituição ou reconstrução deste segmento ósseo acometido.

O médico Eugênio César aconselha as pessoas evitar o consumo de álcool e tabaco, pois esses hábitos podem enfraquecer o sistema imunológico e aumentar o risco de complicações, lembrando que os exercícios físicos regulares podem ajudar a fortalecer os ossos e os músculos, além de melhorar a saúde geral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...