Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES 2024: FÁBIO E JUSSARA, ATÉ O MOMENTO, DUAS OPÇÕES PARA LAVRAS


De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Faltando menos de um mês para oficialização das chapas, Lavras, no Sul de Minas, caminha para ter apenas dois candidatos na disputa pela prefeitura da quinta maior cidade do Sul de Minas. A atual prefeita Jussara Menicucci (PSD), que já está no quarto mandato e o ex-deputado estadual, ex-secretário de Estado, engenheiro e empresário Luiz Fábio Cherem (Republicanos). Ambos são pré-candidatos a prefeito por partidos do chamado "Centrão", que é conhecido por estabelecer alianças políticas com as mais variadas vertentes da política brasileira.

Fábio Cherem, que já foi candidato uma vez, também contra Jussara e, terá como vice Daiana Garcia, mais conhecida como Daia Protetora. Jovem parlamentar da Câmara Municipal de Lavras, é conhecida por sua defesa da causa dos animais e integra a bancada de oposição à prefeita no Legislativo lavrense. É a aposta do ex-deputado para trazer um ar de renovação e engajamento, características bem aceitas e exigências na política atual. Além do que, a vice possui já a experiência do parlamento municipal.

Já no grupo político de Jussara Menicucci, a atual chefe do Executivo é conhecida por sacramentar o vice no ato da convenção partidária, que tradicionalmente é realizada no limite do prazo estipulado pela lei, deixando os apoiadores e opositores intrigados, enquanto se especulam nomes nos bastidores.

Até o momento, três circulam nas rodas de apostas para vice de Jussara. O ex-vice-prefeito Eduardo Luiz Marani (Dú Marani) é o queridinho de muitos. Além de possuir larga experiência na política lavrense e como dirigente partidário, é tido como de perfil simples e com bom trânsito político, inclusive em altas esferas do poder judiciário. Também corre nos bastidores o nome do advogado Marcelo Sabato, que já se desligou do cargo de assessor do gabinete da prefeita. Embora não tenha tanto no currículo político para mostrar, segundo informações, possui prestígio em classes empresariais da cidade e tem perfil jovem. O ex-secretário municipal de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura Rodrigo Pacheco é outro cotado para o posto. Foi alçado a política lavrense sendo nomeado secretário de Jussara, tendo se notabilizado na cidade como empresário do setor de eventos.

A única unanimidade nas eleições municipais de 2024 é: todos os candidatos terão que desafiar a si próprios, desafiar as suas ideias e definir uma roupagem para convencer o eleitor a sair de casa ou de sua zona de conforto para ir votar.

*Os nomes no título foram colocados por ordem alfabética.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...