terça-feira, 2 de julho de 2024

NOVOS CURSOS: REITOR BUSCA RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO DA ENFERMAGEM, TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA

Esses novos cursos na área da saúde foram demandas apresentadas pela Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e em alinhamento com a necessidade de profissionais na região

Em Brasília de 25 a 28 de junho, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, participou de reuniões para viabilizar recursos e soluções para os câmpus de Lavras e de São Sebastião do Paraíso. No Ministério da Educação (MEC), o reitor apresentou o planejamento para a consolidação e expansão da UFLA no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC das Universidades. 

A semana contou ainda com reuniões na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Na sexta-feira (28/6), em reunião no Ministério da Educação (MEC), Scolforo se reuniu com a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes), Tânia Mara Francisco, e com o coordenador-geral de Planejamento e Orçamento, Aldous Pereira Albuquerque, para apresentar o planejamento de ações da UFLA com relação aos recursos de infraestrutura previstos no PAC das Universidades. Ao todo serão investidos 42 milhões de reais em três grandes obras. Duas delas serão para avançar a infraestrutura do Câmpus Paraíso - Prédio das Engenharias e Biblioteca - e, no Câmpus Lavras, está previsto o prédio que deverá abrigar os novos cursos de Enfermagem, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia.

Esses novos cursos na área da saúde foram demandas apresentadas pela Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e em alinhamento com a necessidade de profissionais na região. De acordo com o reitor, o planejamento para os novos cursos inclui as tratativas para a contratação de novos servidores docentes e técnicos administrativos necessários para sua viabilidade e, com a conclusão das negociações, os projetos deverão ser submetidos para a aprovação dos conselhos superiores da Universidade. “Seremos sempre muito responsáveis em nossas ações. Só iniciaremos novos cursos com estrutura física, servidores docentes e técnicos, equipamentos e livros, para que tenhamos todas as condições de oferecer cursos com a qualidade já consolidada na UFLA”, reforçou.

Na reunião foram discutidos os cronograma de elaboração de projetos, licitação, início e término das obras, cronograma de desembolso financeiro, além dos benefícios acadêmicos e impactos na pesquisa, inovação e extensão que poderão ser gerados a partir dessas estruturas.

Scolforo ainda reforçou a proposta em desenvolvimento na Universidade para a ampliação da oferta de cursos no período noturno, com foco em cursos nas áreas de engenharia, tecnologia, economia e contabilidade. “O objetivo será o oferecimento de cursos inovadores, capazes de impactar positivamente a vida das pessoas, ao mesmo tempo que atendam às demandas da região e do País. Precisamos atrair os jovens em um contexto cada vez mais digital”, pontuou, reforçando que esses cursos deverão mesclar ensino presencial e a distância, parte deles com duração de três anos e todos com novas formas de abordagem pedagógica. A ideia é buscar o apoio para que as iniciativas possam ser levadas à apreciação dos conselhos superiores da instituição.

*Com assessoria da UFLA

Você sabia? O Blog O Corvo-Veloz é fruto de produção jornalística independente. Acreditamos no bom jornalismo gratuito e plural. Por isso, você pode contribuir de forma voluntária por está Chave PIX com qualquer valor e ajudar a manter este projeto.

Nenhum comentário: