Pular para o conteúdo principal

PREFEITOS PARTICIPAM DE REUNIÃO PARA PLANEJAMENTO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, destacou a importância do HU-UFLA para Lavras, que representa 36% dos atendimentos no âmbito do Cislav

Nesta segunda-feira, dia 1º de julho, prefeitos e secretários de saúde dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Lavras (Cislav) participaram de reunião na Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA), tendo como pauta o planejamento do Hospital Universitário da UFLA (HU-UFLA). Durante a fala dos gestores, foi reforçada a importância do empreendimento para atender as demandas da região e ficou sinalizado o apoio dos municípios para buscar equipar o HU e garantir o seu funcionamento no início de 2026.

A reunião foi presidida pelo reitor, professor José Roberto Scolforo, com a presença do vice-reitor, professor Jackson Antonio Barbosa; da pró-reitora de Graduação, professora Mírian Monteiro Graciano; do prefeito de Ijaci e presidente do Cislav, Fabiano da Silva Moreti; da prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, e do diretor da Superintendência de Saúde em Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara.

Além de Ijaci e Lavras, participaram da reunião os prefeitos: Carlos Alberto do Nascimento (Itumirim); Écio Carvalho Rezende (Luminárias); Giuliano Ribeiro Pinto (Ingaí); Hely Andrade Alves (Carrancas); Luiza Maria Lima Menezes (Nepomuceno); Rodineli Antonio Nascimento (Itutinga) e Welder Marcelo Pereira (Ribeirão Vermelho). Os prefeitos estavam acompanhados dos secretários municipais de saúde, incluindo a secretária municipal de saúde de Bom Sucesso, Iramir Maria Santos, representando o prefeito Luiz Cláudio da Mata.

Representando a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e a comissão de acompanhamento do Hospital Universitário, estavam presentes o professor Vítor Luís Tenório Mati (coordenador do Protocolo de Intenções entre UFLA e Ebserh), professora Stela Márcia Pereira Dourado (coordenadora do curso de Graduação em Medicina); professora Carolina Valeriano de Carvalho (chefe adjunta do Departamento de Nutrição); professor Rubens Antonio Gurgel Vieira (chefe do Departamento de Educação Física) e professora Marcella Lobato Dias Consoli (representando a coordenação do curso de Nutrição).

Planejamento coletivo
O reitor, professor Scolforo, destacou em sua fala a necessidade de incluir os gestores nesta fase de construção e adaptação do projeto, com a sinalização do apoio para a aquisição de equipamentos de pequeno porte e materiais de consumo para colocar o hospital em funcionamento. Ele enfatizou que a UFLA está buscando recursos para equipar o HU de forma que ele seja uma referência para a formação qualificada dos estudantes de Medicina e como prestadora de serviços de excelência para a sociedade.

Scolforo lembrou que o HU deverá ter 105 leitos, sendo 20 UTIs, com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O HU deverá contemplar as seguintes especialidades: Ginecologia e Cirurgia Ginecológica; Cirurgia Geral, Ortopedia, Neurologia, Neurocirurgia, Cirurgia Vascular e Endovascular; Pediatria (ambulatorial) e Cardiologia. Além da ala de internação, contará com bloco cirúrgico e centro de apoio diagnóstico e terapêutico.

Durante o encontro, foi pontuada a expectativa de credenciamento dos serviços do HU/UFLA como apto a prestar os procedimentos de saúde discriminados em edital específico do Consórcio. Em sua fala, Fabiano Moreti destacou a importância do HU/UFLA, devendo se tornar uma referência em atendimentos de média e alta complexidade para toda a região, já que a demanda da saúde é crescente e muitas vezes a população precisa esperar na fila por alguns procedimentos.

A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, destacou a importância do HU-UFLA para Lavras, que representa 36% dos atendimentos no âmbito do Cislav. Ela considerou a possibilidade de contribuir com recursos especiais da saúde para aquisição de equipamentos e por meio de emendas parlamentares. “O HU será uma benção para todos nós”, pontuou.

Para Luís Paulo, diretor da Superintendência de Saúde em Varginha, o mais importante nesta fase de planejamento envolve a discussão dos parâmetros assistenciais que vão garantir a habilitação futura dos serviços prestados. Além disso, poderá ser avaliada a ampliação do escopo de atendimento para a macrorregião, o que representará a cobertura para 50 municípios. Ele destacou que a região tem uma rede de saúde hospitalar com capacidade instalada estagnada e uma demanda crescente por atendimentos de média e alta complexidade.

Sobre o Cislav
Fundado em 1999, o Cislav tem como foco a promoção da saúde, possibilitando o atendimento em várias especialidades e exames de média e alta complexidade. O Consórcio foi criado para gerir e prover conjuntamente os serviços de promoção e recuperação da saúde da população, bem como aperfeiçoar e viabilizar uma melhor utilização dos recursos disponíveis.

Os Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) representam instrumentos eficazes para ampliar a atuação dos municípios no campo da saúde, sendo capazes de solucionar demandas que não poderiam ser resolvidas, de forma isolada, por cada município.

A reunião contou com a participação de profissionais do Cislav, entre eles, o secretário executivo, Hugo Carvalho, que destacou a relevância da aproximação entre a Universidade e o Consórcio, possibilitando a apresentação das demandas regionais, a identificação de gargalos e de oportunidades para tornar a saúde pública ainda mais efetiva.

*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...