Pular para o conteúdo principal

PREFEITOS PARTICIPAM DE REUNIÃO PARA PLANEJAMENTO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, destacou a importância do HU-UFLA para Lavras, que representa 36% dos atendimentos no âmbito do Cislav

Nesta segunda-feira, dia 1º de julho, prefeitos e secretários de saúde dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Lavras (Cislav) participaram de reunião na Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA), tendo como pauta o planejamento do Hospital Universitário da UFLA (HU-UFLA). Durante a fala dos gestores, foi reforçada a importância do empreendimento para atender as demandas da região e ficou sinalizado o apoio dos municípios para buscar equipar o HU e garantir o seu funcionamento no início de 2026.

A reunião foi presidida pelo reitor, professor José Roberto Scolforo, com a presença do vice-reitor, professor Jackson Antonio Barbosa; da pró-reitora de Graduação, professora Mírian Monteiro Graciano; do prefeito de Ijaci e presidente do Cislav, Fabiano da Silva Moreti; da prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, e do diretor da Superintendência de Saúde em Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara.

Além de Ijaci e Lavras, participaram da reunião os prefeitos: Carlos Alberto do Nascimento (Itumirim); Écio Carvalho Rezende (Luminárias); Giuliano Ribeiro Pinto (Ingaí); Hely Andrade Alves (Carrancas); Luiza Maria Lima Menezes (Nepomuceno); Rodineli Antonio Nascimento (Itutinga) e Welder Marcelo Pereira (Ribeirão Vermelho). Os prefeitos estavam acompanhados dos secretários municipais de saúde, incluindo a secretária municipal de saúde de Bom Sucesso, Iramir Maria Santos, representando o prefeito Luiz Cláudio da Mata.

Representando a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e a comissão de acompanhamento do Hospital Universitário, estavam presentes o professor Vítor Luís Tenório Mati (coordenador do Protocolo de Intenções entre UFLA e Ebserh), professora Stela Márcia Pereira Dourado (coordenadora do curso de Graduação em Medicina); professora Carolina Valeriano de Carvalho (chefe adjunta do Departamento de Nutrição); professor Rubens Antonio Gurgel Vieira (chefe do Departamento de Educação Física) e professora Marcella Lobato Dias Consoli (representando a coordenação do curso de Nutrição).

Planejamento coletivo
O reitor, professor Scolforo, destacou em sua fala a necessidade de incluir os gestores nesta fase de construção e adaptação do projeto, com a sinalização do apoio para a aquisição de equipamentos de pequeno porte e materiais de consumo para colocar o hospital em funcionamento. Ele enfatizou que a UFLA está buscando recursos para equipar o HU de forma que ele seja uma referência para a formação qualificada dos estudantes de Medicina e como prestadora de serviços de excelência para a sociedade.

Scolforo lembrou que o HU deverá ter 105 leitos, sendo 20 UTIs, com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O HU deverá contemplar as seguintes especialidades: Ginecologia e Cirurgia Ginecológica; Cirurgia Geral, Ortopedia, Neurologia, Neurocirurgia, Cirurgia Vascular e Endovascular; Pediatria (ambulatorial) e Cardiologia. Além da ala de internação, contará com bloco cirúrgico e centro de apoio diagnóstico e terapêutico.

Durante o encontro, foi pontuada a expectativa de credenciamento dos serviços do HU/UFLA como apto a prestar os procedimentos de saúde discriminados em edital específico do Consórcio. Em sua fala, Fabiano Moreti destacou a importância do HU/UFLA, devendo se tornar uma referência em atendimentos de média e alta complexidade para toda a região, já que a demanda da saúde é crescente e muitas vezes a população precisa esperar na fila por alguns procedimentos.

A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, destacou a importância do HU-UFLA para Lavras, que representa 36% dos atendimentos no âmbito do Cislav. Ela considerou a possibilidade de contribuir com recursos especiais da saúde para aquisição de equipamentos e por meio de emendas parlamentares. “O HU será uma benção para todos nós”, pontuou.

Para Luís Paulo, diretor da Superintendência de Saúde em Varginha, o mais importante nesta fase de planejamento envolve a discussão dos parâmetros assistenciais que vão garantir a habilitação futura dos serviços prestados. Além disso, poderá ser avaliada a ampliação do escopo de atendimento para a macrorregião, o que representará a cobertura para 50 municípios. Ele destacou que a região tem uma rede de saúde hospitalar com capacidade instalada estagnada e uma demanda crescente por atendimentos de média e alta complexidade.

Sobre o Cislav
Fundado em 1999, o Cislav tem como foco a promoção da saúde, possibilitando o atendimento em várias especialidades e exames de média e alta complexidade. O Consórcio foi criado para gerir e prover conjuntamente os serviços de promoção e recuperação da saúde da população, bem como aperfeiçoar e viabilizar uma melhor utilização dos recursos disponíveis.

Os Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) representam instrumentos eficazes para ampliar a atuação dos municípios no campo da saúde, sendo capazes de solucionar demandas que não poderiam ser resolvidas, de forma isolada, por cada município.

A reunião contou com a participação de profissionais do Cislav, entre eles, o secretário executivo, Hugo Carvalho, que destacou a relevância da aproximação entre a Universidade e o Consórcio, possibilitando a apresentação das demandas regionais, a identificação de gargalos e de oportunidades para tornar a saúde pública ainda mais efetiva.

*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.