Pular para o conteúdo principal

PREFEITOS PARTICIPAM DE REUNIÃO PARA PLANEJAMENTO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, destacou a importância do HU-UFLA para Lavras, que representa 36% dos atendimentos no âmbito do Cislav

Nesta segunda-feira, dia 1º de julho, prefeitos e secretários de saúde dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Lavras (Cislav) participaram de reunião na Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA), tendo como pauta o planejamento do Hospital Universitário da UFLA (HU-UFLA). Durante a fala dos gestores, foi reforçada a importância do empreendimento para atender as demandas da região e ficou sinalizado o apoio dos municípios para buscar equipar o HU e garantir o seu funcionamento no início de 2026.

A reunião foi presidida pelo reitor, professor José Roberto Scolforo, com a presença do vice-reitor, professor Jackson Antonio Barbosa; da pró-reitora de Graduação, professora Mírian Monteiro Graciano; do prefeito de Ijaci e presidente do Cislav, Fabiano da Silva Moreti; da prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, e do diretor da Superintendência de Saúde em Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara.

Além de Ijaci e Lavras, participaram da reunião os prefeitos: Carlos Alberto do Nascimento (Itumirim); Écio Carvalho Rezende (Luminárias); Giuliano Ribeiro Pinto (Ingaí); Hely Andrade Alves (Carrancas); Luiza Maria Lima Menezes (Nepomuceno); Rodineli Antonio Nascimento (Itutinga) e Welder Marcelo Pereira (Ribeirão Vermelho). Os prefeitos estavam acompanhados dos secretários municipais de saúde, incluindo a secretária municipal de saúde de Bom Sucesso, Iramir Maria Santos, representando o prefeito Luiz Cláudio da Mata.

Representando a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e a comissão de acompanhamento do Hospital Universitário, estavam presentes o professor Vítor Luís Tenório Mati (coordenador do Protocolo de Intenções entre UFLA e Ebserh), professora Stela Márcia Pereira Dourado (coordenadora do curso de Graduação em Medicina); professora Carolina Valeriano de Carvalho (chefe adjunta do Departamento de Nutrição); professor Rubens Antonio Gurgel Vieira (chefe do Departamento de Educação Física) e professora Marcella Lobato Dias Consoli (representando a coordenação do curso de Nutrição).

Planejamento coletivo
O reitor, professor Scolforo, destacou em sua fala a necessidade de incluir os gestores nesta fase de construção e adaptação do projeto, com a sinalização do apoio para a aquisição de equipamentos de pequeno porte e materiais de consumo para colocar o hospital em funcionamento. Ele enfatizou que a UFLA está buscando recursos para equipar o HU de forma que ele seja uma referência para a formação qualificada dos estudantes de Medicina e como prestadora de serviços de excelência para a sociedade.

Scolforo lembrou que o HU deverá ter 105 leitos, sendo 20 UTIs, com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O HU deverá contemplar as seguintes especialidades: Ginecologia e Cirurgia Ginecológica; Cirurgia Geral, Ortopedia, Neurologia, Neurocirurgia, Cirurgia Vascular e Endovascular; Pediatria (ambulatorial) e Cardiologia. Além da ala de internação, contará com bloco cirúrgico e centro de apoio diagnóstico e terapêutico.

Durante o encontro, foi pontuada a expectativa de credenciamento dos serviços do HU/UFLA como apto a prestar os procedimentos de saúde discriminados em edital específico do Consórcio. Em sua fala, Fabiano Moreti destacou a importância do HU/UFLA, devendo se tornar uma referência em atendimentos de média e alta complexidade para toda a região, já que a demanda da saúde é crescente e muitas vezes a população precisa esperar na fila por alguns procedimentos.

A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, destacou a importância do HU-UFLA para Lavras, que representa 36% dos atendimentos no âmbito do Cislav. Ela considerou a possibilidade de contribuir com recursos especiais da saúde para aquisição de equipamentos e por meio de emendas parlamentares. “O HU será uma benção para todos nós”, pontuou.

Para Luís Paulo, diretor da Superintendência de Saúde em Varginha, o mais importante nesta fase de planejamento envolve a discussão dos parâmetros assistenciais que vão garantir a habilitação futura dos serviços prestados. Além disso, poderá ser avaliada a ampliação do escopo de atendimento para a macrorregião, o que representará a cobertura para 50 municípios. Ele destacou que a região tem uma rede de saúde hospitalar com capacidade instalada estagnada e uma demanda crescente por atendimentos de média e alta complexidade.

Sobre o Cislav
Fundado em 1999, o Cislav tem como foco a promoção da saúde, possibilitando o atendimento em várias especialidades e exames de média e alta complexidade. O Consórcio foi criado para gerir e prover conjuntamente os serviços de promoção e recuperação da saúde da população, bem como aperfeiçoar e viabilizar uma melhor utilização dos recursos disponíveis.

Os Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) representam instrumentos eficazes para ampliar a atuação dos municípios no campo da saúde, sendo capazes de solucionar demandas que não poderiam ser resolvidas, de forma isolada, por cada município.

A reunião contou com a participação de profissionais do Cislav, entre eles, o secretário executivo, Hugo Carvalho, que destacou a relevância da aproximação entre a Universidade e o Consórcio, possibilitando a apresentação das demandas regionais, a identificação de gargalos e de oportunidades para tornar a saúde pública ainda mais efetiva.

*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...