Pular para o conteúdo principal

UFLA INTEGRA LANÇAMENTO DE EDITAL DO MPF PARA O PROGRAMA PARTICIPA MINAS


Reitores e pró-reitores das 11 universidades que integram o Fórum dos Dirigentes das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes) se reuniram na Universidade Federal de Viçosa (UFV), no dia 5/7, para o lançamento do edital do Programa Participa Minas. Os objetivos do edital são selecionar e apoiar propostas interinstitucionais de extensão universitária em interface com a pesquisa, voltadas ao desenvolvimento sustentável e à prevenção e/ou mitigação dos impactos da mineração em Minas Gerais. O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Luís Roberto Batista, participou da reunião representando a Instituição.

O edital provém do Termo de Compromisso firmado entre o Ministério Público Federal (MPF), a UFV e a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), em abril de 2023, para a destinação de R$1,4 milhão, a serem empregados no financiamento de projetos de extensão universitária. Embora o programa Participa Minas tenha sido formatado pelo MPF em conjunto com a UFV, as outras 10 universidades federais poderão aderir ao acordo.

A iniciativa no âmbito do MPF foi liderada pelo procurador da República Carlos Bruno Ferreira da Silva. Aos representantes das universidades mineiras, ele disse que há uma orientação nacional para que o MPF atue cada vez mais em prol da educação pública. “Este projeto de apoio à extensão universitária une a defesa da educação a um resgate à sociedade mineira da dívida histórica que a mineração tem com o povo de Minas Gerais. Trata-se de uma atividade econômica lícita e importante, mas que retira muito e devolve pouco ao Estado”, disse o procurador.

Carlos Bruno explicou ainda que os recursos para o financiamento do edital serão gerenciados pela Funarbe e cada proposta poderá receber até R$100 mil para pagamento de bolsas de extensão, serviços, transporte e diárias. Os recursos são provenientes do acordo firmado em fevereiro de 2022 com a mineradora Samarco, em razão do descumprimento de prazo estabelecido pela Lei Estadual 23.291/2019, para o descomissionamento das barragens Germano e Cava do Germano.

Além dos representantes das instituições, participaram do evento, entre outros, o diretor-presidente da Funarbe, Rodrigo Gava, o juiz federal Rafael Torres e a representante do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), Sandra Maria Antunes Nogueira, da Ufop.

*Com informações da UFV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/