sexta-feira, 16 de agosto de 2024

AGRONEGÓCIO E TURISMO É TEMA DE ENCONTRO DE LIDERANÇAS DA REGIÃO


O superintendente do Mercado Central de Belo Horizonte, Luiz Carlos Braga, esteve na sede da Associação dos Municípios do Vale do Itapecerica (AMVI), na tarde do dia 14 de agosto, para o Conexão Regional “Encontro de Lideranças do Agronegócio e Turismo do Centro-Oeste de Minas”. Estiveram presentes o presidente da Agência de Desenvolvimento Novo Oeste, Leonardo Gabriel, o gerente regional do SEBRAE-MG, Leonardo Mol, o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, além de empresários, gestores municipais, representantes de entidades e lideranças regionais. Na manhã do mesmo dia, o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, a vice-prefeita e representantes do grupo temático também se reuniram na FIEMG Regional para tratar do assunto.

O evento teve o objetivo de compartilhar a experiência sobre a importância da Conexão Regional para o fortalecimento das economias locais, destacando como o agronegócio e o turismo, quando trabalhados em conjunto, podem impulsionar o desenvolvimento sustentável e preservar as tradições culturais da região. Na oportunidade, Luiz Carlos Braga, que atuou na elaboração de projetos de mercados municipais em mais de 30 municípios do Brasil, apresentou o modelo de sucesso do Mercado Central de Belo Horizonte.

A proposta do grupo temático Agronegócio e Turismo da Agência Novo Oeste é replicar o modelo do Mercado Central de Belo Horizonte aproveitando o antigo Mercado Distrital de Divinópolis, transformando-o num local para escoar produtos do agronegócio, atacado e varejo, serviço, gastronomia, lazer e promoção de eventos. O espaço conta com 4 mil m2 de área coberta que abriga 75 lojas e mais 1.500 m2 de área descoberta. A expectativa é que no primeiro semestre de 2025 seja abeto ao público.

De acordo com o consultor, o espaço cumpre diversos quesitos que contribuem para o sucesso do empreendimento. “A expectativa é muito grande tendo em vista que o então mercado distrital é um equipamento que já está pronto, tem uma localização privilegiada à margem da MG 050, próximo a um local utilizado para a prática de caminhada e próximo a hotéis. Divinópolis precisa de um espaço moderno para que a população possa convergir para lá”, finalizou.

Para o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste e vice-presidente da Agência Novo Oeste, o grupo temático atua na criação de uma agenda propositiva e na estruturação de um projeto de desenvolvimento do Turismo e Agronegócio que envolverá diversos município do Centro-Oeste. “A implementação do mercado, assim como outros programas que serão implementados, pretendem fortalecer as potencialidades de cada localidade, agregando valor a produtos e eventos fomentando assim o desenvolvimento socioeconômico de toda região”, finalizou Eduardo Soares.

Nenhum comentário: