Pular para o conteúdo principal

INFLAÇÃO GERAL EM VARGINHA TEVE LEVE ACELERAÇÃO EM JULHO


A inflação em Varginha, medida pelo Índice Municipal de Preços ao Consumidor (IMPCUnis), apresentou alta de 0,12% em julho comparado com o mês anterior, uma pequena aceleração tendo em vista que em junho foi de 0,09%. Porém, ao considerar o período de doze meses, o acumulado do indicador é de 8,44% e analisando apenas 2024 o aumento totaliza 5,16%, o que foi ocasionado pelas fortes elevações ocorridas nos primeiros cinco meses deste ano.

O IMPC-Unis é um indicador calculado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e GEESUL e apresenta o comportamento geral dos preços na cidade de Varginha. São coletados os preços de 5 grupos de gastos: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação.

O grupo com maior elevação no mês de julho foi habitação (2,11%), ocasionada pelo aumento na energia elétrica (3,84%) devido à adoção da bandeira amarela nas contas, gás de cozinha (3,68%) em função do reajuste praticado pela Petrobras e itens de higiene pessoal (0,86%).

A segunda maior alta foi com transporte (1,94%), mais uma vez devido aos combustíveis. O etanol teve elevação de 4,36% devido à maior demanda pelo produto, enquanto a gasolina (3,67%) e o diesel (0,31%) subiram devido ao reajuste praticado pela Petrobras.

O grupo comunicação elevou 1,24% com destaque para alta nos planos básicos de internet (1,89%).

Novamente o grupo alimentação apresentou diminuição em seu resultado, desta vez em patamar maior que no mês anterior (-2,53%). Os destaques de aumento nos preços foram banana (15,47%) devido à baixa oferta do tipo prata, pão francês (8,06%) em razão da alta na cotação do trigo e café em pó (4,79%) em função das altas em sua matéria-prima. Por outro lado, as maiores quedas ocorreram com cebola (-26,68%), batata (-24,39%) e alho (-15,39%) todos em virtude da intensificação da oferta neste período de colheita da safra de inverno.

O grupo educação apresentou estabilidade.

Nossa projeção de aceleração inflacionária em relação ao mês anterior se confirmou, porém em um patamar menor do que o esperado. As altas previstas para os combustíveis, gás de cozinha e energia elétrica se confirmaram, da mesma forma que as quedas nos alimentos, principalmente os hortifrutigranjeiros. Destaca-se que a contração ocorrida nos preços do grupo alimentação foi decisiva para fazer a aceleração inflacionária ficar mais tênue.

O nível de difusão inflacionária, que representa a quantidade de produtos pesquisados que apresentaram alta, atingiu o nível de 50%, resultado exatamente igual à última pesquisa referente ao mês de junho.

O índice oficial de inflação do Brasil (IPCA) ainda não tinha sido divulgado até no momento da publicação deste relatório do IMPC, mas uma medida prévia representada pelo IPCA-15 mostrou uma inflação nacional de 0,30% em julho, sendo o segundo mês consecutivo em que a inflação local é menor que a nacional.

Para o curto prazo reiteramos nossas previsões de que a inflação pode continuar se acelerando, porém em níveis não muito elevados. Fatores como a desvalorização cambial, a demanda externa, a dinâmica dos preços da energia elétrica e combustíveis, bem como a proximidade do fim de algumas safras agrícolas podem contribuir para a elevação do índice.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TRIBUNAL CONFIRMA PARALISAÇÃO DO "PROGRAMA ESCOLAS CÍVICO-MILITARES" DO GOVERNO ESTADUAL

O Tribunal de Contas mineiro manteve, em sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira (17/12), a paralisação da “Política Educacional Gestão Compartilhada: Escolas Cívico-Militares”, do governo estadual. Com a decisão, o governo estadual não pode, a partir de 2026, dar continuidade ao modelo nas nove escolas mineiras que já o adotavam, assim como deve interromper possíveis projetos que visam expandir a política educacional. O relator do Processo Agravo nº 1.199.973, conselheiro em exercício Adonias Monteiro, elencou, entre outros aspectos, os principais motivos para a paralisação do projeto: ausência de lei em sentido formal que respalde a implementação do Programa das Escolas Cívico-Militares e inexistência de previsão orçamentária compatível com a política. “A alegação da existência de perigo da demora inverso, com a suspensão repentina do programa nas nove escolas já participantes, podendo gerar retrocesso social, insegurança jurídica e prejuízos concretos à comunidade escolar, não r...