Pular para o conteúdo principal

INFLAÇÃO GERAL EM VARGINHA TEVE LEVE ACELERAÇÃO EM JULHO


A inflação em Varginha, medida pelo Índice Municipal de Preços ao Consumidor (IMPCUnis), apresentou alta de 0,12% em julho comparado com o mês anterior, uma pequena aceleração tendo em vista que em junho foi de 0,09%. Porém, ao considerar o período de doze meses, o acumulado do indicador é de 8,44% e analisando apenas 2024 o aumento totaliza 5,16%, o que foi ocasionado pelas fortes elevações ocorridas nos primeiros cinco meses deste ano.

O IMPC-Unis é um indicador calculado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e GEESUL e apresenta o comportamento geral dos preços na cidade de Varginha. São coletados os preços de 5 grupos de gastos: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação.

O grupo com maior elevação no mês de julho foi habitação (2,11%), ocasionada pelo aumento na energia elétrica (3,84%) devido à adoção da bandeira amarela nas contas, gás de cozinha (3,68%) em função do reajuste praticado pela Petrobras e itens de higiene pessoal (0,86%).

A segunda maior alta foi com transporte (1,94%), mais uma vez devido aos combustíveis. O etanol teve elevação de 4,36% devido à maior demanda pelo produto, enquanto a gasolina (3,67%) e o diesel (0,31%) subiram devido ao reajuste praticado pela Petrobras.

O grupo comunicação elevou 1,24% com destaque para alta nos planos básicos de internet (1,89%).

Novamente o grupo alimentação apresentou diminuição em seu resultado, desta vez em patamar maior que no mês anterior (-2,53%). Os destaques de aumento nos preços foram banana (15,47%) devido à baixa oferta do tipo prata, pão francês (8,06%) em razão da alta na cotação do trigo e café em pó (4,79%) em função das altas em sua matéria-prima. Por outro lado, as maiores quedas ocorreram com cebola (-26,68%), batata (-24,39%) e alho (-15,39%) todos em virtude da intensificação da oferta neste período de colheita da safra de inverno.

O grupo educação apresentou estabilidade.

Nossa projeção de aceleração inflacionária em relação ao mês anterior se confirmou, porém em um patamar menor do que o esperado. As altas previstas para os combustíveis, gás de cozinha e energia elétrica se confirmaram, da mesma forma que as quedas nos alimentos, principalmente os hortifrutigranjeiros. Destaca-se que a contração ocorrida nos preços do grupo alimentação foi decisiva para fazer a aceleração inflacionária ficar mais tênue.

O nível de difusão inflacionária, que representa a quantidade de produtos pesquisados que apresentaram alta, atingiu o nível de 50%, resultado exatamente igual à última pesquisa referente ao mês de junho.

O índice oficial de inflação do Brasil (IPCA) ainda não tinha sido divulgado até no momento da publicação deste relatório do IMPC, mas uma medida prévia representada pelo IPCA-15 mostrou uma inflação nacional de 0,30% em julho, sendo o segundo mês consecutivo em que a inflação local é menor que a nacional.

Para o curto prazo reiteramos nossas previsões de que a inflação pode continuar se acelerando, porém em níveis não muito elevados. Fatores como a desvalorização cambial, a demanda externa, a dinâmica dos preços da energia elétrica e combustíveis, bem como a proximidade do fim de algumas safras agrícolas podem contribuir para a elevação do índice.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

EDUCAÇÃO: ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIFEI É A MELHOR DO PAÍS

O curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi apontado como o melhor do Brasil, segundo ranking da revista Guia do Estudante da Editora Abril. O curso foi o único a receber cinco estrelas atribuídas pela publicação. De acordo com o coordenador do curso na Unifei, professor Marcelo Barison, este resultado mostra que o programa tem um grande diferencial comparado às demais instituições de ensino do país. Para o professor, o cunho prático, as várias aulas de laboratório e de campo, o corpo docente de excelência e a aproximação entre as empresas da área e os alunos, cooperam para uma formação ampla. “Poderia citar outros pontos que considero diferenciais no curso, porém, ressalto que o comprometimento dos professores e a responsabilidade dos alunos, têm trazido bons frutos para a Unifei”- acentuou Barison.  O coordenador disse ainda que o ranking mostra que a graduação de Engenharia Ambiental está no caminho certo co...