Pular para o conteúdo principal

MINAS GERAIS É O SEGUNDO ESTADO COM MAIOR NÚMERO DE PARLAMENTARES CONCORRENDO AO PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO 2024

Premiação elege os parlamentares mais votados pela população na Câmara e no Senado, além das categorias Clima e Sustentabilidade, Apoio à Indústria e Cidades Inteligentes

Considerada a premiação mais relevante no cenário político brasileiro, o Prêmio Congresso em Foco é realizado desde 2006 com o objetivo de promover boas práticas e destacar os melhores do parlamento brasileiro. A votação popular ocorreu durante o mês de julho e a revelação dos vencedores acontecerá em cerimônia no dia 29 de agosto, em Brasília, com transmissão online.

Durante o período, o público teve a oportunidade de votar online para escolher os 25 melhores deputados e 15 melhores senadores do Brasil, além dos cinco melhores por região em cada casa legislativa. O processo foi auditado internamente e externamente pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que certificou a segurança da eleição.

Em 2023, os parlamentares Duda Salabert (PDT), André Janones (Avante), Dandara (PT) e Rogério Correia (PT) figuraram entre os principais na categoria de votação popular da Câmara. Já no Senado, Cleitinho (Republicanos) esteve entre os principais votados pela população geral e pela população da região Sudeste. O senador Rodrigo Pacheco (PSD) ficou entre os mais votados pelos jornalistas. Na categoria ''Clima e Sustentabilidade'', a deputada Célia Xakriabá (Psol) ficou entre os mais votados pelo júri especializado.

Neste ano, com 41 parlamentares concorrendo ao prêmio, Minas Gerais é o segundo estado com maior número de inscritos. Veja no fim deste texto a lista dos parlamentares do estado que concorrem à premiação.

Além do voto popular, um júri especializado e um grupo de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional também elegem os melhores do ano. O júri ainda seleciona os destaques nas categorias especiais "Apoio à Indústria", "Clima e Sustentabilidade" e "Cidades Inteligentes", que têm o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e do Ibrachina.

Critérios de Elegibilidade
Todos os parlamentares do Congresso Nacional podem concorrer ao prêmio, desde que não estejam respondendo a processos de improbidade administrativa ou acusações criminais, nem tenham feito apologia à tortura, violência ou práticas contrárias ao Estado Democrático de Direito. Aqueles que faltaram a duas ou mais edições anteriores também estão excluídos.

Segundo levantamento do site Congresso em Foco, até maio deste ano, mais de cem deputados estavam sendo investigados ou eram réus criminais, e 80 respondiam por improbidade administrativa. Ao longo de suas 16 edições, o Prêmio Congresso em Foco já homenageou parlamentares de 24 partidos de diferentes orientações políticas.

 

Transmissão online do Prêmio Congresso em Foco 2024

Dia 29/08, às 19h

Link: Link


 

PARLAMENTARES DE MG APTOS A CONCORREREM AO PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO 2024

 

Senado Federal

Carlos Viana (Podemos)

Rodrigo Pacheco (PSD)


Câmara dos Deputados

Aécio Neves (PSDB)

Ana Paula Leão (PP)

Ana Pimentel (PT)

Bruno Farias (Avante)

Célia Xakriabá (Psol)

Dandara (PT)

Delegada Ione (Avante)

Delegado Marcelo Freitas (União Brasil)

Dimas Fabiano (PP)

Domingos Sávio (PL)

Dr. Frederico (Patriota)

Duda Salabert (PDT)

Emidinho Madeira (PL)

Eros Biondini (PL)

Fred Costa (Patriota)

Greyce Elias (Avante)

Hercílio Coelho Diniz (MDB)

Igor Timo (Podemos)

Lafayette de Andrada (Republicanos)

Leonardo Monteiro (PT)

Marcelo Álvaro Antônio (PL)

Miguel ngelo (PT)

Misael Varella (PSD)

Nely Aquino (Podemos)

Patrus Ananias (PT)

Paulo Abi-Ackel (PSDB)

Paulo Guedes (PT)

Pedro Aihara (Patriota)

Pinheirinho (PP)

Rafael Simoes (União Brasil)

Reginaldo Lopes (PT)

Rodrigo de Castro (União Brasil)

Rogério Correia (PT)

Rosângela Reis (PL)

Samuel Viana (PL)

Stefano Aguiar (PSD)

Weliton Prado (SD)

Zé Silva (SD)

Zé Vitor (PL)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...