Durante o período, o público teve a oportunidade de votar online para escolher os 25 melhores deputados e 15 melhores senadores do Brasil, além dos cinco melhores por região em cada casa legislativa. O processo foi auditado internamente e externamente pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que certificou a segurança da eleição.
Em 2023, os parlamentares Duda Salabert (PDT), André Janones (Avante), Dandara (PT) e Rogério Correia (PT) figuraram entre os principais na categoria de votação popular da Câmara. Já no Senado, Cleitinho (Republicanos) esteve entre os principais votados pela população geral e pela população da região Sudeste. O senador Rodrigo Pacheco (PSD) ficou entre os mais votados pelos jornalistas. Na categoria ''Clima e Sustentabilidade'', a deputada Célia Xakriabá (Psol) ficou entre os mais votados pelo júri especializado.
Neste ano, com 41 parlamentares concorrendo ao prêmio, Minas Gerais é o segundo estado com maior número de inscritos. Veja no fim deste texto a lista dos parlamentares do estado que concorrem à premiação.
Além do voto popular, um júri especializado e um grupo de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional também elegem os melhores do ano. O júri ainda seleciona os destaques nas categorias especiais "Apoio à Indústria", "Clima e Sustentabilidade" e "Cidades Inteligentes", que têm o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e do Ibrachina.
Critérios de Elegibilidade
Todos os parlamentares do Congresso Nacional podem concorrer ao prêmio, desde que não estejam respondendo a processos de improbidade administrativa ou acusações criminais, nem tenham feito apologia à tortura, violência ou práticas contrárias ao Estado Democrático de Direito. Aqueles que faltaram a duas ou mais edições anteriores também estão excluídos.
Segundo levantamento do site Congresso em Foco, até maio deste ano, mais de cem deputados estavam sendo investigados ou eram réus criminais, e 80 respondiam por improbidade administrativa. Ao longo de suas 16 edições, o Prêmio Congresso em Foco já homenageou parlamentares de 24 partidos de diferentes orientações políticas.
Transmissão online do Prêmio Congresso em Foco 2024
Dia 29/08, às 19h
Link: Link
PARLAMENTARES DE MG APTOS A CONCORREREM AO PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO 2024
Senado Federal
Carlos Viana (Podemos)
Rodrigo Pacheco (PSD)
Câmara dos Deputados
Aécio Neves (PSDB)
Ana Paula Leão (PP)
Ana Pimentel (PT)
Bruno Farias (Avante)
Célia Xakriabá (Psol)
Dandara (PT)
Delegada Ione (Avante)
Delegado Marcelo Freitas (União Brasil)
Dimas Fabiano (PP)
Domingos Sávio (PL)
Dr. Frederico (Patriota)
Duda Salabert (PDT)
Emidinho Madeira (PL)
Eros Biondini (PL)
Fred Costa (Patriota)
Greyce Elias (Avante)
Hercílio Coelho Diniz (MDB)
Igor Timo (Podemos)
Lafayette de Andrada (Republicanos)
Leonardo Monteiro (PT)
Marcelo Álvaro Antônio (PL)
Miguel ngelo (PT)
Misael Varella (PSD)
Nely Aquino (Podemos)
Patrus Ananias (PT)
Paulo Abi-Ackel (PSDB)
Paulo Guedes (PT)
Pedro Aihara (Patriota)
Pinheirinho (PP)
Rafael Simoes (União Brasil)
Reginaldo Lopes (PT)
Rodrigo de Castro (União Brasil)
Rogério Correia (PT)
Rosângela Reis (PL)
Samuel Viana (PL)
Stefano Aguiar (PSD)
Weliton Prado (SD)
Zé Silva (SD)
Zé Vitor (PL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário